Um homem de 35 anos de idade, em tratamento para um episódi...
Assinale a opção que relaciona o diagnóstico e o tratamento corretos.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão proposta, que trata sobre uma situação clínica envolvendo um paciente em tratamento de um episódio depressivo com sintomas psicóticos. O paciente apresentou sintomas específicos após o uso de medicamentos, o que nos leva a investigar a condição correta e seu tratamento.
Alternativa Correta: D - Síndrome neuroléptica maligna – interromper o uso de haloperidol.
Neste caso, o paciente começou a apresentar sintomas como agitação psicomotora, confusão mental, rigidez muscular, hipertermia, além de elevação nos níveis de creatinofosfoquinase e leucocitose. Esses sinais são característicos da Síndrome Neuroléptica Maligna (SNM), uma condição grave que pode ocorrer devido ao uso de neurolépticos como o haloperidol. O tratamento inicial indicado para SNM é a suspensão imediata do neuroléptico causador, que no caso é o haloperidol.
Vamos entender por que as outras alternativas estão incorretas:
A - Síndrome serotoninérgica – interromper o uso de fluoxetina.
A Síndrome Serotoninérgica ocorre devido ao excesso de serotonina, geralmente envolvendo medicamentos como inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ex.: fluoxetina). Os sintomas incluem tremor, hiperreflexia, e confusão, mas não a rigidez muscular severa e hipertermia intensa típicas da SNM. Portanto, os sintomas do paciente apontam para SNM, não para a síndrome serotoninérgica.
B - Síndrome neuroléptica maligna – interromper o uso de fluoxetina.
A fluoxetina não é um neuroléptico e, portanto, não está associada à indução de SNM. Logo, a interrupção da fluoxetina não trata a causa da síndrome neuroléptica maligna no paciente.
C - Síndrome serotoninérgica – interromper o uso de haloperidol.
Como discutido, a síndrome serotoninérgica não se alinha com os sintomas apresentados pelo paciente, e o foco está na SNM. O haloperidol é, na verdade, o medicamento responsável pela síndrome apresentada, mas não pela síndrome serotoninérgica.
E - Síndrome serotoninérgica – iniciar bromocriptina.
A bromocriptina é um agente utilizado no tratamento da síndrome neuroléptica maligna, mas a sua indicação na síndrome serotoninérgica está incorreta. Além disso, esta opção assume incorretamente que a condição é a síndrome serotoninérgica.
Entender a diferença entre a Síndrome Serotoninérgica e a Síndrome Neuroléptica Maligna é crucial para o diagnóstico e tratamento corretos. Atente-se aos sintomas diferenciadores e aos medicamentos envolvidos para tomar a decisão correta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo