A respeito da narrativa babilônica da criação, assinal...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre a narrativa babilônica da criação. Essa questão exige que você compreenda as diferenças e semelhanças entre as narrativas da criação babilônica e bíblica. Para isso, é necessário algum conhecimento sobre mitologia e história das religiões.
Alternativa Correta: B - A narrativa babilônica, assim como a bíblica, demonstra uma predileção pelo número sete.
Essa opção é a correta porque, tanto nas narrativas babilônica quanto na bíblica, o número sete possui um simbolismo importante. Na Bíblia, por exemplo, a criação do mundo ocorre em seis dias, com o sétimo sendo reservado ao descanso. Da mesma forma, a narrativa babilônica também destaca o número sete em cerimônias e estruturas mitológicas.
Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:
A - A terra, diferentemente do que relata a narrativa bíblica, apresentava, desde o princípio, ordem e forma.
Essa alternativa está incorreta porque, na narrativa babilônica, o universo começa em um estado caótico, tal como o "abismo" na narrativa bíblica antes da criação do cosmos em ordem.
C - A narrativa babilônica, assim como a bíblica, é monoteísta.
Isso é incorreto, pois a narrativa babilônica é politeísta, apresentando várias divindades, ao contrário da narrativa bíblica, que é monoteísta e apresenta um único Deus criador.
D - A ideia babilônica de eternidade da matéria, encontrada em seu relato da criação, está presente, também, no relato bíblico da criação do homem.
Esta alternativa é incorreta porque a narrativa bíblica enfatiza a criação 'ex nihilo' (a partir do nada), enquanto a ideia babilônica sugere que a matéria sempre existiu.
E - Marduque, divindade única e criadora dos babilônios, corresponde a Yaweh e Elohim.
Isso não é correto, pois, como mencionado anteriormente, a narrativa babilônica é politeísta e Marduque é uma entre várias divindades. No relato bíblico, Yaweh e Elohim são nomes para o único Deus da narrativa monoteísta.
Espero que essa explicação tenha ajudado a entender a questão e por que a alternativa B é a correta. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
os dois relatos descrevem um momento em que a terra era sem forma e vazia. Ambos sugerem que a ordem veio de sair deste estado sem forma. Ambos os registros falam da criação da lua, as estrelas, a vida das plantas, dos animais e do homem. Em Gênesis, o homem foi criado no sexto dia; no Enuma Elish, a origem do homem é registrada no sexto tablete.
Leia mais: http://logosapologetica.com/enuma-elish-o-relato-babilonico-da-criacao/#ixzz5KapZOur1
Follow us: @lapologetica on Twitter | LogosApologetica on Facebook
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo