A respeito da trombose do seio caverno, analise as assertiv...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2017688 Odontologia
A respeito da trombose do seio caverno, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. I. A trombose do seio cavernoso raramente pode surgir a partir de uma infecção nas veias faciais e cervicais. Porém é considerada um quadro grave em função das nobres estruturas banhadas pelo seio cavernoso, como a Artéria Carótida Interna, os nervos oculomotor (III), troclear (IV), oftálmico (V/1) e abducente (VI).
II. As vias de transmissão são divididas em anterior, a qual envolve a veia angular através das veias oftálmicas que podem drenar infecções odontogênicas ou do seio maxilar, e posterior, a qual envolve a veia profunda da face que drena para o plexo pterigoide, a partir do qual as veias emissárias passam através do forame emissário esfenoidal, oval e lácero para se unir ao seio sigmoide e depois ao seio cavernoso.
III. A síndrome de Lemierre causa a trombose do seio cavernoso via veia jugular interna, que drena o seio petroso inferior.
IV. A infecção odontogênica pode causar a síndrome de Lemierre pelo envolvimento do espaço faríngeo lateral, levando à Trombose do Seio Cavernoso. A apresentação comum da Síndrome de Lemierre se deve a êmbolos sépticos que seguem o padrão de fluxo normal para o coração onde são distribuídos para os pulmões, fígado, osso e articulações, causando abscessos metastáticos. A fusobacterium necrophorum é o patógeno identificado com mais frequência.
Alternativas