A formação do preço de uma obra depende da correta estimativ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O orçamento, adjunto do cronograma, constitui um elemento fundamental para o planejamento e gestão de uma obra, ao passo que estima os custos envolvidos para cada etapa da execução.
No âmbito de orçamentos, faz-se importante ressaltar que o custo é, por definição, um desembolso associado ao produto final (no caso, à obra). Por sua vez, as despesas são gastos não relacionados diretamente ao produto final, sendo o principal exemplo despesas administrativas. Costuma-se separar os custos e despesas em diretos e indiretos, sendo os diretos aquilo que é facilmente identificado e quantificado, enquanto os indiretos possuem dificuldade em serem identificados e, por essa razão, são comumente computados por rateio.
O custo direto trata-se do custo facilmente identificado e quantificado, sendo diretamente relacionado com o produto final. Como exemplos de custos diretos citam-se a matéria-prima e a mão de obra direta. Tais custos consistem no somatório dos produtos entre os quantitativos e os respectivos custos unitários de cada material/serviço necessário para a execução da obra.
Por sua vez, o custo indireto caracteriza-se pela dificuldade em ser quantificado. Por essa razão, comumente ele é atribuído ao produto por meio de técnicas de rateio. Na prática, os custos indiretos consistem nos custos auxiliares e de apoio para a execução da obra. Como exemplo de custos indiretos cita-se a energia elétrica consumida no canteiro.
Portanto, os custos referentes a logística, infraestrutura e gestão necessárias para a realização de uma obra de construção civil são denominados custos indiretos. Logo, a alternativa C está correta.
Gabarito do professor: letra C.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo