Ao avaliar as condições de operação de um trecho de um...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1969853 Engenharia Civil
      Ao avaliar as condições de operação de um trecho de uma via arterial, um engenheiro civil verificou que a operação, nesse trecho, encontrava-se no limite da capacidade.
Nessa situação hipotética, o trecho de via arterial observado pelo engenheiro apresentou o nível de serviço
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para responder à questão precisamos colocar em prática nossos conhecimentos sobre estradas e transporte, especificamente sobre capacidade da via e nível de serviço. No que diz respeito às condições de operação, dois conceitos importantes são o de capacidade e o de nível de serviço das vias.

 

A capacidade de uma via está relacionada à taxa de fluxo de veículos que ela comporta. Esse parâmetro depende de diversos fatores, que podem ser operacionais – como os tempos livres da programação semafórica, ou físicos – que são as condições fixas projeto da própria via.

 

Já o nível de serviço indica a quantidade de fluxo na via, ou seja, as condições do tráfego. O nível de serviço é categorizado em níveis, que podem variar de acordo com o tipo da via. Em vias urbanas, as condições do tráfego geralmente são classificadas em seis níveis de serviço, de A a F, sendo que A representa o melhor nível de serviço e F representa o pior nível (Cachoeiro de Itapemirim, 2019):

 

- Nível de serviço A – volume de veículos baixo, inferior a 60% da capacidade da via;

 

- Nível de serviço B – fluxo estável, velocidades começam a ser limitadas pelas condições de tráfego. O volume varia entre 60% e 70% da capacidade da via;

 

- Nível de serviço C – fluxo é estável, com volumes mais elevados de tráfego que limitam a velocidade. O volume varia de 70% a 80% da capacidade da via;

 

- Nível de serviço D – aproxima-se do fluxo instável, com as velocidades afetadas pelas condições de operação. Volume varia entre 80% e 90% da capacidade da via;

 

- Nível de serviço E – fluxo instável, com volume até 100% da capacidade da via;

 

- Nível de serviço F – fluxo forçado, com baixíssimas velocidades. O volume está acima da capacidade da via.

 

Na situação hipotética exposta no enunciado, o engenheiro avalia uma via arterial. As vias arteriais são vias urbanas caracterizadas por intersecção em nível e que permitem o trânsito entre diferentes regiões da cidade, assim como o acesso às vias secundárias. Como a via está no limite de sua capacidade, ou seja, próximo de 100%, o nível de serviço pode ser classificado como E. Portanto, está correta a alternativa A.

 

Gabarito do professor: letra A.

 

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM.  EIV - Estudo de Impacto de Vizinhança Condomínio Manhattan Residence Cachoeiro de Itapemirim - ES. Anexo II. Acesso em 17 jan. 2023.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo