Mulher de 50 anos, com dor epigástrica que piora na posição...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q719761 Radiologia

Mulher de 50 anos, com dor epigástrica que piora na posição supina e com irradiação para o dorso, associada a náuseas e vômitos, febre baixa e distensão abdominal, procurou um serviço de emergência sendo realizada uma rotina de abdome agudo que demonstrou derrame pleural esquerdo com atelectasias na base pulmonar correspondente, gastroparesia com distorção da grande curvatura gástrica e aumento do espaço gastrocólico, apagamento do contorno do músculo psoas à esquerda. Encaminhado à ultrassonografia, foi evidenciado vesícula bilar com conteúdo heterogêneo, parcialmente preenchida com lama biliar e microcálculos em suspensão, sendo o restante do exame prejudicado pela distensão gasosa de alças intestinais.

Deve ser sugerida a hipótese diagnóstica de

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: B - pancreatite.

Vamos analisar o tema central da questão. Ela trata de um quadro clínico que sugere uma condição abdominal aguda em uma mulher de 50 anos, e o foco é identificar a hipótese diagnóstica correta com base nos sintomas e achados radiológicos.

Para responder corretamente, é necessário ter conhecimento sobre patologias abdominais, especialmente aquelas que causam dor epigástrica, sintomas gastrointestinais e alterações visíveis em exames de imagem.

Justificativa da Alternativa Correta:

A alternativa B - pancreatite é a correta, pois os sintomas e os achados apresentados são clássicos dessa condição. A pancreatite geralmente causa dor epigástrica que irradia para as costas, assim como náuseas, vômitos e febre baixa. Os achados de derrame pleural e atelectasias na base pulmonar também são compatíveis, pois processos inflamatórios no pâncreas podem afetar áreas adjacentes, incluindo os pulmões.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - colecistite: Esta condição envolve inflamação da vesícula biliar e é mais comumente associada a dor no quadrante superior direito do abdome e sinais de inflamação local, como Murphy positivo. O achado de lama biliar e microcálculos pode sugerir colecistite, mas a irradiação para o dorso é menos comum neste caso.

C - diverticulite: Diverticulite tipicamente apresenta dor no abdome inferior esquerdo, febre e alterações intestinais. Não está associada à dor epigástrica com irradiação para o dorso e não explicaria o derrame pleural e as atelectasias descritas.

D - colite: Colite geralmente causa diarreia e dor abdominal, mas não dor epigástrica irradiada para as costas e não está associada aos achados de imagem descritos na questão.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo