O uso de corticoides antes do esquema antimicrobiano adequa...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é A - Streptococcus pneumoniae. Vamos entender o porquê dessa escolha e analisar as outras alternativas.
Tema central da questão: A questão aborda o uso de corticoides no tratamento da meningite bacteriana. Especificamente, busca saber em qual tipo de meningite o uso de corticoides é mais indicado antes da administração do tratamento antimicrobiano.
Justificativa para a alternativa correta (A - Streptococcus pneumoniae):
O uso de corticoides, como a dexametasona, é recomendado em casos de meningite causada por Streptococcus pneumoniae. Isso se deve ao fato de que os corticoides podem reduzir significativamente as complicações inflamatórias no sistema nervoso central causadas por essa bactéria. Estudos mostram que eles ajudam a diminuir a mortalidade e as sequelas neurológicas graves, como perda auditiva, quando administrados antes do início do tratamento antimicrobiano.
Análise das alternativas incorretas:
B - Neisseria meningitidis:
Embora a Neisseria meningitidis também cause meningite, o uso de corticoides não é tão claramente benéfico quanto no caso do Streptococcus pneumoniae. A redução das complicações inflamatórias é menos significativa, por isso não é a escolha mais indicada para o uso de corticoides antes do tratamento antimicrobiano.
C - Herpes simplex:
Herpes simplex é um vírus, e não uma bactéria. Corticoides geralmente não são recomendados antes do tratamento antiviral, pois não há evidências suficientes de que eles melhorem os resultados nesse tipo de infecção.
D - Listeria monocytogenes:
A Listeria monocytogenes é uma bactéria que pode causar meningite, especialmente em grupos de risco como idosos e imunocomprometidos. No entanto, o uso de corticoides não é indicado antes do tratamento para esse tipo de meningite, pois não demonstrou benefícios claros na redução de complicações ou mortalidade.
Para interpretar questões como essa, é importante entender as diretrizes de tratamento para diferentes tipos de infecções e quando intervenções adicionais, como o uso de corticoides, são recomendadas. Isso requer um bom conhecimento de doenças infecto-parasitárias e suas abordagens terapêuticas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo