Qual dos seguintes medicamentos deve ser evitado em pacient...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q719834 Medicina
Qual dos seguintes medicamentos deve ser evitado em pacientes lúpicas com doença ativa e grávidas?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central desta questão é entender quais medicamentos são seguros para uso em pacientes grávidas com Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), particularmente quando a doença está ativa. Para responder corretamente, o aluno deve ter conhecimento sobre os efeitos dos medicamentos em gestantes e possíveis riscos de teratogenicidade, que é a capacidade de um fármaco de causar malformações no feto.

A alternativa correta é a A - Micofenolato Mofetil.

Justificativa da alternativa correta:

Micofenolato Mofetil é um imunossupressor comumente utilizado no tratamento de doenças autoimunes, como o lúpus. No entanto, deve ser evitado em grávidas porque é conhecido por ser teratogênico, ou seja, pode causar malformações no feto. Por isso, não é seguro para uso durante a gravidez.

Análise das alternativas incorretas:

B - Azatioprina: Este é um imunossupressor que é considerado relativamente seguro durante a gravidez e pode ser usado em pacientes com lúpus que necessitam de controle da doença. Por isso, não deve ser evitado como o Micofenolato Mofetil.

C - Hidroxicloroquina: Este medicamento é frequentemente usado no tratamento de lúpus e é considerado seguro durante a gravidez. Ele não só ajuda a controlar a atividade da doença, mas também tem um histórico de segurança em gestantes.

D - Prednisona: Este corticosteroide é um dos medicamentos de escolha para controlar a atividade do lúpus durante a gravidez. Embora seu uso deva ser cuidadosamente monitorado, é seguro para gestantes quando necessário.

Compreender a segurança de medicamentos durante a gravidez é crucial para garantir o bem-estar tanto da mãe quanto do feto. Saber identificar quais medicamentos devem ser evitados pode fazer toda a diferença no prognóstico e no manejo terapêutico da paciente.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta para a questão é a alternativa A - Micofenolato Mofetil. Esse medicamento é um imunossupressor utilizado em casos de transplantes e algumas doenças autoimunes graves, mas não deve ser utilizado em pacientes lúpicos com doença ativa e grávidas, pois pode causar danos ao feto e aumentar os riscos de abortos, malformações e outros problemas. A Azatioprina, Hidroxicloroquina e Prednisona são medicamentos que podem ser utilizados em pacientes lúpicos com doença ativa e grávidas, mas devem ser prescritos e acompanhados por um médico especializado e com cuidados específicos durante a gestação.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo