É considerado como um item comportamental na UML (Unified M...
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A alternativa correta é a letra E - interação. Vamos entender por que essa é a resposta correta e analisar as outras alternativas.
Em UML (Unified Modeling Language), os itens comportamentais são aqueles que descrevem a dinâmica dos sistemas, ou seja, como os elementos estruturais interagem entre si e com o ambiente. A interação, como citado na alternativa E, se refere exatamente a isso: ela descreve o comportamento dinâmico entre objetos ou componentes, muitas vezes representada por diagramas de sequência ou de comunicação. Esses diagramas mostram como os objetos se comunicam e colaboram através de mensagens ao longo do tempo.
Agora, vejamos por que as outras alternativas estão incorretas:
A - classe: Uma classe é um item estrutural, não comportamental. Ela define a estrutura de objetos, incluindo suas propriedades (atributos) e comportamentos (métodos), mas não descreve a interação ou comportamento dinâmico entre os objetos.
B - colaboração: Uma colaboração é uma definição de como os elementos, como classes e objetos, trabalham juntos para realizar um comportamento específico. No entanto, a colaboração em si é mais uma estruturação do comportamento do que a representação direta do comportamento dinâmico.
C - componente: Um componente é também um elemento estrutural que representa uma parte modular de um sistema que encapsula a implementação e expõe um conjunto de interfaces. Assim, ele não é um item comportamental diretamente.
D - nó: Um nó refere-se a um elemento físico de um sistema, como um servidor ou dispositivo, e é usado principalmente em diagramas de implantação para mostrar a infraestrutura física. Sendo assim, ele também é um item estrutural, não comportamental.
Portanto, a correta é a alternativa E - interação, que adequadamente representa um item comportamental na UML.
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Itens Estruturais (classificadores) – Partes estáticas
• Classes - Descrições de conjuntos objetos que compartilham os mesmos atributos, operações, relacionamento e semântica.
• Interface - Coleção de operações que especificam um serviço de uma classe ou componente. Descreve o comportamento externamente visível. A interface é implementada pela classe.
• Colaboração - Definem interações e são sociedades de papéis e outros elementos que funcionam em conjunto para proporcionar um comportamento cooperativo superior à soma dos elementos. Possuem dimensões estruturais e comportamentais.
• Casos de uso - Sequência de ações realizadas pelo sistema que proporciona resultados observáveis de valor para um determinado ator. Utilizado para estruturar o comportamento de itens em um modelo.
• Classes ativas - Classes cujos objetos têm um ou mais processos e portanto, podem
iniciar a atividade de controle. Seus objetos representam elementos cujo comportamento é concorrente com outros.
• Componentes - São partes modulares de um sistema, que ocultam sua implementação atrás de um conjunto de interfaces externas. Componentes que possuem a mesma interface podem ser substituídos.
• Artefatos - Representam itens físicos. É uma peça física substituível de um sistema que contém informações físicas (bits).Ex: Scripts, código-fonte, etc.
• Nós - Elemento físico existente em tempo de execução que representa um recurso computacional.
Itens Comportamentais (partes dinâmicas)
• Interações - É um comportamento que abrange um conjunto de msg trocadas entre um conjunto de objetos em determinado contexto para realizar um propósito. Envolvem outro elementos.
• Máquinas de estado - É um comportamento que especifica as sequências de estados pelas quais os objetos ou interações passam durante sua existência em resposta a eventos, bem como suas respostas. Abrangem outros elementos (estados, transições, eventos e atividades).
• Atividades - Especifica a sequência de etapas que um processo computacional
realiza. O foco está nos fluxos entre etapas, independente de qual objeto realiza cada etapa. Uma etapa de uma atividade é chamada de ação.
Itens de agrupamento
• Pacotes (puramente conceitual) - Tem como propósito geral a organização do projeto (organizar o sistema).
Itens Anotacionais
• Nota - São a parte explicativa do modelo.
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