Rupturas na homeostasia e estados patológicos podem afetar o...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q635624 Enfermagem
Rupturas na homeostasia e estados patológicos podem afetar o equilíbrio de líquidos, eletrólitos ou ácido-básico. Os distúrbios ácido-básicos são referidos como acidose respiratória, alacalose respiratória, acidose metabólica ou alcalose metabólica. Sendo assim,
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a A.

Vamos explorar os conceitos desta questão, que aborda os distúrbios ácido-básicos. Esses distúrbios são condições que alteram o equilíbrio do pH no corpo humano. O pH normal do sangue está entre 7,35 e 7,45. Valores fora dessa faixa indicam uma condição de acidose (pH abaixo de 7,35) ou alcalose (pH acima de 7,45).

Alternativa A: A hiperventilação provoca alcalose respiratória, que ocorre quando há uma diminuição na concentração de dióxido de carbono (CO2) no sangue, resultando em um pH elevado. A concentração de CO2 menor que 36 mm de Hg é típica da alcalose respiratória, pois a hiperventilação expele mais CO2, diminuindo sua concentração no sangue. Por isso, a alternativa A está correta.

Alternativa B: A alcalose metabólica não está relacionada a um ganho excessivo de ácidos orgânicos. Pelo contrário, ela está associada a uma perda de ácido ou ganho de base, como em situações de vômito excessivo ou uso de diuréticos. Portanto, esta descrição está incorreta.

Alternativa C: A alcalose respiratória é caracterizada por um pH alto, não baixo, e é acompanhada por uma diminuição de CO2, não aumento. A descrição de um pH baixo com alta concentração de dióxido de carbono é típica de acidose respiratória, tornando esta alternativa incorreta.

Alternativa D: A acidose respiratória ocorre devido à retenção de CO2 no organismo, geralmente por problemas nas trocas gasosas, como doenças pulmonares. A descrição dada, que associa a acidose a um excesso de ácido ingerido ou problemas renais, refere-se mais à acidose metabólica, não à respiratória. Portanto, está incorreta.

Alternativa E: A alcalose metabólica é caracterizada por um pH acima de 7,45 e concentração plasmática de bicarbonato (HCO3-) elevada, não diminuída. A descrição apresenta características de acidose metabólica e está errada.

"Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!"

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa A. Quando ocorre hiperventilação, há uma diminuição da concentração de dióxido de carbono (CO2) no sangue. Isso resulta em um aumento do pH sanguíneo, levando à alcalose respiratória. O pH alto é acompanhado por uma concentração sanguínea de dióxido de carbono menor que 36 mm de Hg. É importante compreender que a alcalose respiratória é causada por uma alteração na eliminação de dióxido de carbono pelos pulmões, enquanto a alcalose metabólica é caracterizada por uma perda excessiva de ácido ou uma ingestão excessiva de substâncias alcalinas. Já a acidose respiratória ocorre devido a uma concentração excessiva de dióxido de carbono no sangue, enquanto a acidose metabólica é causada por um excesso de ácido no sangue ou uma diminuição da concentração de bicarbonato. É importante entender as diferenças entre esses distúrbios ácido-básicos para identificá-los corretamente e tratá-los adequadamente.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo