A glomerulonefrite rapidamente progressiva (GNRP) é importa...
A glomerulonefrite rapidamente progressiva (GNRP) é importante causa de insuficiência renal em várias faixas etárias e em ambos os sexos.
Sobre ela, assinale a opção INCORRETA.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central da questão é a Glomerulonefrite Rapidamente Progressiva (GNRP), que é uma condição séria que leva à insuficiência renal aguda. Esse tema é abordado analisando os diferentes tipos de GNRP e suas características específicas. Para resolver esta questão, é necessário conhecer os tipos de GNRP, suas causas, manifestações clínicas e tratamentos associados.
Alternativa correta: A
A opção A está incorreta por afirmar que a GNRP tipo III é acompanhada de lesão renal pauci-imune com formação de crescentes fibrocelulares, mas sem positividade para cANCA. Na realidade, a GNRP tipo III é frequentemente associada a vasculites ANCA-positivas, como a granulomatose de Wegener, e geralmente apresenta positividade para cANCA. Portanto, a afirmação de que não há positividade para cANCA está incorreta.
Análise das alternativas incorretas:
Alternativa B: Correta. A GNRP tipo I é corretamente descrita como caracterizada pela presença de anticorpos contra a membrana basal glomerular, associados à síndrome de Goodpasture. O tratamento com imunossupressão e plasmaférese é adequado para esta condição.
Alternativa C: Correta. Todos os tipos de GNRP envolvem a ruptura da membrana basal glomerular e a formação de crescentes devido ao extravasamento de células inflamatórias e citocinas, o que está corretamente descrito nesta alternativa.
Alternativa D: Correta. A GNRP tipo II ocorre devido à formação de imunocomplexos, e está associada a condições como a glomerulonefrite aguda pós-estreptocócica e lúpus eritematoso, entre outras, sendo esta descrição precisa e correta.
Compreender essas características e diferenças entre os tipos de GNRP é fundamental para resolver questões sobre nefrologia em concursos. A prática de revisar conceitos-chave e associar características clínicas a patologias específicas pode ajudar bastante na sua preparação.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo