Segundo Angerami-Camon, Chiattone e Meleti (2009), os estág...
Segundo Angerami-Camon, Chiattone e Meleti (2009), os estágios de adaptação para a manutenção da hemodiálise, pelos quais passam alguns pacientes, foram divididos em três períodos/estágios: de lua-de-mel, de desencanto e desencorajamento, e de adaptação. Classifique as sentenças abaixo de acordo com esses períodos/estágios: Lua-de-mel (L) , Desencanto e desencorajamento (D), e Adaptação (A), e assinale, a seguir, a opção que apresenta a sequência correta.
( ) Estágio marcado por flutuações no estado emocional e físico. Todos os pacientes vivenciam prolongados períodos de contentamento, alternados com episódios variados de depressão.
( ) Período marcado por acentuada melhora física e emocional sentida pelo paciente. Esse sentimento de melhora é acompanhado por uma necessidade de gozar a vida, de confiança e de esperança.
( ) Nesse período, os sentimentos de contentamento, confiança e esperança decrescem significativamente, ou mesmo desaparecem. No lugar deles, os pacientes começam a se sentir abatidos e desamparados.
( ) Durante esse estágio, muitos pacientes aceitam facilmente, e com gratidão, sua dependência da "máquina", do procedimento e do staff profissional. Poucas são as expressões de desprazer.
( ) Nesse estágio, a dependência da máquina, do procedimento
e do staff da unidade de hemodiálise é sentida de forma
aguda. Repetidamente o paciente expressa sua angústia
atribuída aos inconvenientes e limitações de vida, quando
em diálise.