A Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, no e...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2021 Banca: IADES Órgão: PM-PA Prova: IADES - 2021 - PM-PA - Soldado - Feminino |
Q1706343 Conhecimentos Gerais
     A Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, no estado do Pará, enfrentou a resistência de populações indígenas e de ambientalistas, que condenaram e ainda condenam o empreendimento.
MOCELLIN, Renato; CAMARGO, Rosiane. História em debate. 4. ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2016, com adaptações.

A esse respeito, entre as justificativas apresentadas pelos idealizadores do projeto quanto à importância da obra, é correto citar o (a) 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A Usina Hidrelétrica de Belo Monte é uma usina hidrelétrica brasileira construída na bacia do Rio Xingu, próximo ao município de Altamira, no norte do estado Pará. Sua construção durou pouco mais de 8 anos e gerou diretamente mais de 30 mil empregos.

Em potência instalada, é a quarta maior hidrelétrica do mundo, atrás das chinesas Três Gargantas (20 300 MW) e Xiluodu (13 800 MW) e da brasileira/ paraguaia Itaipu (14 000 MW), sendo a maior usina hidrelétrica inteiramente brasileira. 

Desde seu início o projeto de Belo Monte encontrou forte oposição de ambientalistas brasileiros e internacionais, de algumas comunidades indígenas locais e de membros da Igreja Católica. Essa oposição levou a sucessivas reduções do objetivo do projeto. Originalmente eram previstas outras barragens rio acima e, uma área alagada total muito maior.

Em 2008 o CNPE ( Conselho Nacional de Política Energética) decidiu que Belo Monte seria a única usina hidrelétrica do Rio Xingu. Por parte das autoridades havia uma argumentação consistente acerca da importância da construção da usina, embora contestado principalmente por ambientalistas e populações nativas da região. Uma das alternativas o indica. 

A) INCORRETA- Ao contrário do que aponta a alternativa , as populações nativas da região não só não necessitavam da energia a ser produzida em Belo Monte como eram inteiramente contra a sua construção.

B) INCORRETA- O objetivo não é a venda de energia mas o abastecimento interno.

C) INCORRETA- A energia produzida em Belo Monte não é, ao menos em sua maior parte, destinada ao Pará. 

D) INCORRETA- A energia produzida é limpa mas,  os prejuízos sociais, econômicos e ambientais para as populações ribeirinhas e nativos são inegáveis. A criminalidade em Altamira, por exemplo, aumentou de forma preocupante. Para a polícia local, o aumento da população da cidade a partir do início das obras tem relação direta com o crescimento do tráfico de drogas e da prostituição. Nos anos de 2011 e 2012, a população aumentou em 46 mil habitantes, 

E) CORRETA- O principal argumento para a construção da usina é o crescimento das necessidades do país como um todo. 

Gabarito do Professor: E

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab. E

E de mal feeeeeita

Tanto a C como a E estão de acordo, tendo em vista que Belo monte é a maior usina hidrelétrica genuinamente brasileira, sendo que ela também possui grande importância para as indústrias do estado.

Não entendo se um dos principais motivos das usinas era da viabilização das industrias e mineradoras

Pensa numa questão mal formulada kkkkkk

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo