Com relação ao processo de cocção e reaquecimento dos alime...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre o processo de cocção e reaquecimento dos alimentos. Esse tema é fundamental para a segurança alimentar, pois envolve conhecimentos sobre como cozinhar e armazenar alimentos de forma a prevenir doenças.
A alternativa D é a correta para ser assinalada como incorreta. Vamos entender o porquê:
Alternativa D: A afirmação de que "o risco de doença de origem alimentar começa a aumentar após 15 minutos" de armazenamento é incorreta. O risco não se eleva tão rapidamente se o alimento for devidamente armazenado. O tempo crítico geralmente depende de fatores como a temperatura de armazenamento e a natureza do alimento, mas 15 minutos é um período muito curto para um aumento significativo do risco.
Agora, vamos justificar por que as outras alternativas são corretas:
Alternativa A: A cocção adequada, ao final do preparo, pode de fato eliminar a contaminação inicial. Isso é verdade porque a maioria dos microrganismos patogênicos é destruída a altas temperaturas.
Alternativa B: Cozinhar alimentos completamente a 70 °C é eficaz para prevenir a salmonelose, uma vez que essa temperatura é suficiente para matar a maioria das bactérias patogênicas, como a salmonela.
Alternativa C: De fato, reaquecer carnes a 70 °C por pelo menos dois minutos é uma prática recomendada para garantir a segurança de pratos já preparados.
Alternativa E: O armazenamento adequado após a cocção protege contra recontaminação, e a refrigeração, ao reduzir a temperatura, desacelera a multiplicação bacteriana. Isso está correto e é uma prática segura.
É importante lembrar que, ao estudar para concursos, compreender o porquê das respostas está correto ou incorreto pode ajudar a ampliar seu entendimento sobre o tema e facilitar a resolução de questões semelhantes no futuro.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo