Leia: “As tecnologias podem ser 'engenheiradas', transform...
Leia:
“As tecnologias podem ser 'engenheiradas', transformando-se em produtos de mercado, mas o conhecimento que as originou é uma conquista da humanidade e, portanto, um bem público universal, como é o caso, por exemplo, das atividades do Instituto Politécnico de Zurique, de onde saiu Albert Einstein, e do Laboratório Cavendish da Universidade de Cambridje, onde se realizavam os experimentos que levaram a descobertas fundamentais da Física (...)”.
Os termos destacados no texto acima são, respectivamente,
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (9)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Achei um pouco confuso e embaralhado, fica difícil saber qual termo, nas alternativas, se refere a qual, no texto; mas uma saí é se orientar pelos dois últimos.
O termo "as descobertas" é objeto indireto do verbo "levaram", quem leva, leva alguem a algum lugar; Já o " da Universidade" é um adjunto adnominal, justamente por estar dentro do mesmo sintagma, e pelo sentido de posse; o laboratório da Universidade. A única alternativa que contém adjunto adnominal e objeto indireto como as duas ultimas é a alternativa C, gabarito da questão.
Resposta: C
Os termos em destaque no texto do enunciado são, respectivamente, sujeito (o conhecimento é uma conquista da humanidade); sujeito e objeto direto, respectivamente (que [= o conhecimento] originou-as [pronome oblíquo que se emprega como objeto direto = as descobertas); sujeito (Albert Einstein saiu do Instituto Politécnico de Zurique); adjunto adnominal (laboratório Cavendish da Universidade — locução adjetiva que caracteriza o substantivo universidade sem intermediação de um verbo); objeto indireto (os experimentos levaram a descobertas — o verbo levar na acepção de conduzir é transitivo indireto.
Sigam a orientação do DOUG TINO para a resolução da questão e vão se dar bem.
Questão confusa, difícil de notar quais são os termos que ela quer a classificação, certeza que a banca fez isso de propósito
adjunto x complemento
adjunto: semântica de agente
complemento: semântica de paciente
complemento não se liga a substantivo concreto CHAVE DA QUESTÃO
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo