A transferência da Corte portuguesa para o Brasil em 1808 te...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (11)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a E - A abertura do comércio para navios de bandeira não-portuguesa – A circulação dos primeiros periódicos no território da América portuguesa.
O tema central da questão é a transferência da Corte portuguesa para o Brasil em 1808 e seus efeitos imediatos. Este evento histórico é um marco importante porque transformou o Brasil de uma colônia para um centro administrativo do Império português. Para resolver essa questão, é necessário compreender as mudanças políticas e econômicas que ocorreram devido a essa transferência.
Justificativa da alternativa correta (E):
1. A abertura do comércio para navios de bandeira não-portuguesa: Antes da chegada da Corte, o Brasil era limitado pelo exclusivo comercial com Portugal, ou seja, só podia comercializar com a metrópole. Com a abertura dos portos em 1808, decretada por Dom João VI, o comércio foi liberado para outras nações, o que impactou diretamente a economia da colônia.
2. A circulação dos primeiros periódicos no território da América portuguesa: A presença da Corte no Brasil incentivou o surgimento de atividades culturais e intelectuais, incluindo a circulação de periódicos. Isso representou um avanço significativo na comunicação e na disseminação de ideias na colônia.
Análise das alternativas incorretas:
A - O fim do exclusivo comercial – A extinção do tráfico de escravos: Embora o exclusivo comercial tenha sido encerrado, o tráfico de escravos não foi extinto com a chegada da Corte. Este último continuou por várias décadas, sendo abolido apenas em 1850, com a Lei Eusébio de Queirós.
B - A independência da colônia ante a metrópole – As atividades da imprensa periódica: A independência do Brasil ocorreu em 1822, não sendo um efeito imediato da transferência da Corte em 1808. Já as atividades da imprensa periódica, sim, foram incentivadas, mas a independência não é um ponto válido para essa questão.
C - A mudança da capital colonial para o Rio de Janeiro – A extinção da escravidão: A capital de fato se tornou o Rio de Janeiro, mas a escravidão não foi extinta com a chegada da Corte. A abolição da escravidão só ocorreu em 1888.
D - A extinção do tráfico de escravos – A independência da colônia ante a metrópole: Como mencionado, o tráfico de escravos continuou até 1850, e a independência só veio em 1822, portanto, ambos os pontos estão incorretos como efeitos imediatos de 1808.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab. E
acho que essa questão caberia recurso,
no momento em que fala "a abertura do comércio para navios de bandeira não portuguesa", logo colocando o comércio com todos outros países, sendo que está errado, pois nesse momento foi aberta o comércio para navios de bandeira não portuguesa, exceto Espanha e França
resposta certa: a abertura do comércio para navios de bandeira não portuguesa, exceto Espanha e França.
Ao chegar a Salvador, D. João Assinou a Abertura dos Portos Às Nações Amigas que, na prática, assinalou o Fim do Pacto Colonial (exclusivo comercial) para o Brasil.
O erro na alternativa A é afirmar que a extinção do tráfico de escravos ocorreu de imediato, sendo que sua consumação ocorreu em 1950 com a Lei Eusébio de Queirós.
Gab: E
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo