Questões Militares Para fmz - ap

Foram encontradas 97 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Ano: 2010 Banca: FMZ - AP Órgão: CBM-AP
Q1212706 Farmácia
Após um medicamento ser absorvido ou injetado no fluxo sanguíneo, esse deve ser distribuído nos líquidos intersticiais, celulares e transcelulares. Assinale a alternativa CORRETA quanto à distribuição dos medicamentos nos compartimentos orgânicos.
Alternativas
Ano: 2010 Banca: FMZ - AP Órgão: CBM-AP
Q1209994 Português
Mudanças, Empregabilidade e Felicidade
Ao longo destes últimos anos, vários conceitos bombardearam o cenário da área do trabalho. Tecnologias milagrosas de gestão, teorias acadêmicas de última geração, “perfumarias” de toda a espécie transitaram livremente pelas livrarias nos convidando a uma leitura, no mínimo, obrigatória. Porém, um dos postulados, que durante anos foi a tônica de muitas posições gerenciais “bem-sucedidas”, dizia que “time que está ganhando não se mexe”.
A administração moderna questiona essa afirmação, em que pese o fato de que vivemos em um mundo de mudanças constantes e inovações cada vez mais aceleradas. Dessa forma, um dos principais desafios do verdadeiro profissional será, justamente, gerenciar as variáveis decorrentes desses novos cenários.
As transformações estão ocorrendo em várias frentes. Alterações significativas são vistas, por exemplo, nos meios social, educacional, político, econômico, empresarial, pessoal etc. Portanto, quando falamos em mudanças, devemos compreender que elas estão acontecendo em vários segmentos, em diversos pontos e de diferentes formas, mas a uma velocidade cada vez mais rápida.
Essas mudanças possuem caracteres e resultados irreversíveis. Procedimentos e posturas que deram certo no passado não garantem sucesso no presente, pois o contexto hoje é outro e bem diferente. Os vários sistemas administrativos já foram muito explorados sob a ótica da eficiência. Embora importante, a eficiência por si só é um conceito pequeno e limitado para os dias atuais. O que encerra essa ideia é um posicionamento muito voltado para a correta alocação de recursos, porém focado para dentro da empresa, da divisão, do departamento, do setor etc...mas não necessariamente sob a ótica do mercado. Agora, as ações devem ser desenvolvidas em sentido contrário, ou seja, para o “cliente”. E nesse novo paradigma só se estabelece quem tem competência. Se um negócio vem dando sinais claros de crescimento e sucesso, é necessário avaliar por quanto tempo ainda essa euforia se fará presente.
( ....) A nossa relação profissional também vem passando por uma transição. É cada vez mais importante cuidar de nossa carreira com atenção, planejamento e carinho, como se fosse um “negócio” próprio, ou seja, temos de aprender que o mundo atual nos convida para que sejamos empregáveis, e ser empregável nada mais é do que reunir permanentemente as competências necessárias para atender às contínuas exigências do mercado de trabalho.
Hoje, é posição, praticamente, comum afirmar que o verdadeiro diferencial está apoiado nas competências e no contínuo desenvolvimento das pessoas. Esta é a nova regra do jogo. Segundo estudos já realizados, na virada do século, não existirão mais as relações formais de trabalho como hoje ainda praticamos e conhecemos. A maioria de nós será prestadores de serviços. A própria Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) tende a desaparecer.
Se estas previsões são oriundas de profetas de plantão ou de consultores revolucionários, somente o tempo irá confirmar. O certo, entretanto, é que o telefone celular já foi um sonho, a Internet era algo pouco admissível anos atrás e o próprio cinema foi visto com desconfiança por alguns.
Mudanças ainda maiores estão por acontecer. Acreditar nessa realidade e ter predisposição para aceitá-la, sem dúvida, já é um começo. Sem dúvida já é uma mudança.
Mexa-se! Aprenda a conviver com estes novos tempos; acredite; lute e, acima de tudo, seja feliz.

  Roberto de Oliveira Loureiro. http://www.guiarh.com.br/y57.htm   (Com recortes e adaptações)
Observando as informações apresentadas no 1º parágrafo percebe-se
Alternativas
Ano: 2010 Banca: FMZ - AP Órgão: CBM-AP
Q1200394 Farmácia
Segundo a Resolução n.o 899, de 29 de maio de 2003 da ANVISA, uma metodologia analítica será considerada validada desde que sejam avaliados os parâmetros: especificidade e seletividade, linearidade, intervalo de variação, precisão, limite de detecção/sensibilidade, limite de quantificação, exatidão e robustez. Assinale a alternativa CORRETA em relação à definição desses parâmetros.

Alternativas
Ano: 2010 Banca: FMZ - AP Órgão: CBM-AP
Q1199411 Fisioterapia
Entre os reflexos patológicos dos membros inferiores está o Sinal de Babinski, sendo esse muito importante em uma avaliação neurológica. O referido sinal é positivo quando o
Alternativas
Ano: 2010 Banca: FMZ - AP Órgão: CBM-AP
Q1184745 Farmácia
Os fármacos utilizados no tratamento da tosse são agentes que ajudam a diminuir a frequência e a intensidade do ato de tossir. Analise as proposições abaixo com relação aos fármacos antitussígenos.
I- Expectorantes são fármacos modificadores da produção e viscosidade do fluido do trato respiratório. Eles estimulam o fluxo dos fluidos das vias respiratórias, facilitando o deslocamento dos irritantes para a laringe. Como exemplo pode-se citar: ambroxol, benzoato de sódio e guaifenesina.
II- Emolientes são fármacos que promovem um revestimento na mucosa irritada, estimulando a produção de saliva e produzindo uma discreta ação anestésica local. Por exemplo, mel de abelha e extrato de alcaçuz.
III- Antitussígenos de ação local atuam diminuindo a sensibilidade do centro da tosse. Em geral, não podem ser associados com antiarlégicos, em função de efeitos adversos, como depressão respiratória.
IV- A dropropizina interrompe o reflexo da tosse na sua origem, sendo classificada como um antitussígeno de ação central. É indicada no tratamento da tosse produtiva de qualquer etiologia.
Estão CORRETAS
Alternativas
Ano: 2010 Banca: FMZ - AP Órgão: CBM-AP
Q1184719 Enfermagem
A escolha da via de administração de um medicamento é determinada por diversos fatores; sendo fundamental nessa escolha, as propriedades e o grau de ionização do fármaco, os objetivos terapêuticos, a estrutura química do fármaco e seus radicais e a idade do paciente. Considerando as vias de administração dos fármacos, é CORRETO afirmar que
Alternativas
Q813372 Medicina
Faz parte da microbiota vaginal normal, não sendo considerada como agente etiológico de doença sexualmente transmissível.
Alternativas
Q813371 Medicina
JSP, 36 anos, solteiro, vem para consulta médica com queixa de febre, cefaléia e artralgia com piora nas últimas duas semanas. A pressão arterial é 120X80 mmHg. Observa-se ao exame físico micropolilinfonodopatia generalizada com acometimento do linfonodo epitroclear, exantema maculopapular disseminado mais exacerbado nas regiões palmares e plantares; despapilamento da língua e alopecia areata. O diagnóstico provável é
Alternativas
Q813369 Medicina
Assinale a opção em que se encontra o agente que está diretamente envolvido no surgimento do condiloma acuminado ou verruga venérea.
Alternativas
Q813368 Medicina
Homem de 19 anos apresenta-se com disúria e descarga uretral esbranquiçada há três dias. Ele relata sexo desprotegido há cinco dias. A microscopia da secreção uretral revela diplococos gramnegativos. Paciente nega hipersensibilidade a antimicrobianos. Nesse caso, o tratamento mais adequado é:
Alternativas
Q813365 Medicina
No Brasil, a região amazônica é considerada área endêmica para malária. A respeito desta doença é CORRETO afirmar que
Alternativas
Q813364 Medicina
Paciente assintomático recebe o resultado dos seguintes exames colhidos numa consulta eletiva:
-HBs Ag: não reagente. -Anti HBc Total: reagente. -Anti HBc IgM: não reagente. -Anti HBe: reagente. -Anti HBs: reagente. -Anti HCV: não reagente. 
Assinale a alternativa que demonstra as informações diagnósticas fornecidas pelo quadro sorológico.  
Alternativas
Q813363 Medicina
Um indivíduo, que tem como único marcador sorológico do vírus da hepatite B, o anticorpo Anti-Hbs demonstra que
Alternativas
Q813362 Medicina
O critério para definição da duração e tipo de tratamento para a hepatite baseia-se em
Alternativas
Q813361 Medicina
A contaminação com o vírus da hepatite B nos locais de trabalho constitui uma grande preocupação para os serviços de medicina do trabalho das unidades de saúde. Com relação às medidas preventivas a serem adotadas, é CORRETO afirmar que
Alternativas
Q813360 Medicina
Na intoxicação por pesticidas fosforados e clorofosforados, inibidores irreversíveis da colinesterase, os cuidados ao paciente em estado grave com insuficiência respiratória são salva-vidas. Nos casos de insuficiência ventilatória associada a quadro de hiper-secreção brônquica, existe necessidade precoce de
Alternativas
Q813359 Medicina
As contra-indicações ao esvaziamento gástrico como manejo inicial, em casos de ingestão de substâncias tóxicas ocorrem quando houver
Alternativas
Q813357 Medicina
CPM, 16 anos, chega ao plantão médico trazido pelos familiares que suspeitam da ingestão do medicamento Gardenal (Fenobarbital) em grande quantidade nas duas últimas horas, após uma briga com a namorada. Ao exame apresenta-se sonolento e pouco responsivo, sinais vitais estáveis e reflexos preservados. Neste caso a conduta CORRETA seria 
Alternativas
Q813356 Medicina
Assinale a afirmação CORRETA sobre convulsão.
Alternativas
Q813355 Medicina
A convulsão baixa o limiar convulsivo, havendo o risco de recorrência de crises ou estado de mal epiléptico. Nesses casos o uso da fenitoína torna-se uma prescrição mandatória. A infusão intravenosa rápida de fenitoína pode causar:
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: E
4: C
5: B
6: E
7: C
8: D
9: D
10: A
11: D
12: A
13: D
14: C
15: B
16: B
17: A
18: C
19: D
20: D