Questões Militares Comentadas para cbm-ro

Foram encontradas 237 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q1993729 Administração Pública
Constituem-se como deveres fundamentais dos servidores públicos:
Alternativas
Q1993726 Geografia
“Um novo relatório publicado pela Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA) em colaboração com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) mostra que um número crescente de países está criando empregos no setor de energias renováveis.”
(Fonte: Nações Unidas, 23 setembro 2022).
Nesse contexto, podemos AFIRMAR que:
Alternativas
Q1993725 Atualidades
Em 2015, a Grécia viveu uma explosão de entrada de migrantes e refugiados no país, volta a registar um crescimento do número de migrantes ao longo deste ano de 2022.
(Fonte: Agência de notícias G1, 21 de outubro de 2022, adaptado).
NÃO constitui elemento que desencadeia migração internacional:
Alternativas
Q1993721 História e Geografia de Estados e Municípios
O estado de Rondônia tem duas regiões intermediárias e seis imediatas, de acordo com a regionalização proposta pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2017. Assim, observe o mapa abaixo, a localidade em destaque trata-se da Região Geográfica Imediata de: 
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q1993716 Geografia
Estudos sobre a floresta Amazônica são realizados há muitos anos. Assim sendo, na década de 1970 com o objetivo de reconhecimento da biodiversidade, potencialidades econômicas e de exploração dos recursos naturais da floresta foi criado em 1970: 
Alternativas
Q1993709 Noções de Informática
Assinale a alternativa que corresponda a função do espaço Cc, presente na caixa de mensagem do correio eletrônico.  
Alternativas
Q1993707 Noções de Informática
Para que um usuário do MS-Word 2016 insira uma nota de rodapé em seu documento, ele pode se utilizar de qual atalho?
Alternativas
Q1993706 Noções de Informática
Em qual guia, do MS-Word 2016, é possível encontrar o grupo “Citações e Bibliografia”?
Alternativas
Q1993705 Noções de Informática
Analise a imagem e responda.
Imagem associada para resolução da questão

A imagem acima representa um ícone localizado na guia Página Inicial e no grupo Número, do programa MS-Excel 2016. É correto afirmar que ele é responsável por:
Alternativas
Q1993704 Noções de Informática
Pode-se afirmar que a fórmula “=soma(A1:A9)”, no MS-Excel, tem como função: 
Alternativas
Q1993702 Noções de Informática
No navegador de web Google Chrome, para que o usuário limpe os dados de navegação, qual atalho deve ser utilizado? 
Alternativas
Q1993701 Noções de Informática
Assinale a alternativa que represente tanto um periférico de entrada, quanto de saída.
Alternativas
Q1993700 Noções de Informática
Analise e responda CORRETAMENTE.

I- Tecla Alt.
II- Tecla Esc.
III- Tecla Insert.

itens acima, se referem a teclas do teclado de um computador. Esses itens correspondem, respectivamente, as seguintes teclas de:  
Alternativas
Q1993677 Português
Leia o meme a seguir.
Imagem associada para resolução da questão


Artes Depressão, 12/11/2019. Disponível em: https://pt-br.facebook.com/ArtesDepressao/photos/a. 196281473834625/2397975413665209/?type=3&theater

Nesse meme, há o uso da palavra “doguinho” no lugar de “cachorrinho”. Ao radical dog (“cão”, em inglês), foi acrescentado um afixo de diminutivo da língua portuguesa, dando origem a um empréstimo linguístico derivado por:  
Alternativas
Q1993673 Português
Leia a tirinha abaixo.
Imagem associada para resolução da questão


PROFISSIONAL de Cibersegurança. Vida de suporte, 17/10/2022. Disponível em: https://vidadesuporte.com.br/wp content/uploads/2022/10/Suporte_3071-1.jpg.

Com base na leitura dessa tirinha, infere-se que:  
Alternativas
Q1993672 Português
Texto para a questão.

O que fazer quando alguém “surta”?

Para a medicina, surtar é entrar em um quadro psicótico agudo. Esse quadro antigamente era chamado de loucura, mas eu não gosto dessa expressão
Arthur Guerra - 25 de outubro de 2022
Antes de mais nada, vamos diferenciar o termo médico surto do popular “surto”. Para a medicina, surtar é entrar em um quadro psicótico agudo. Esse quadro antigamente era chamado de “loucura”, mas eu não gosto dessa expressão.
O que vamos tratar aqui é do vocábulo popular, que pode ser aplicado para uma série de situações, como descontrole emocional, ataque de pânico, desajuste de comportamento.
Fiquei com vontade de falar sobre isso porque recentemente viralizou um vídeo gravado dentro de um avião em que, por algum motivo, um passageiro se descontrolava, se debatia muito, superagitado, e todos na cabine estavam sem saber o que fazer. Será que é preciso segurar essa pessoa? Controlá-la? Levá-la para o hospital tão logo quando possível?
O que fazer se alguém perto de nós entrar em um quadro parecido com o desse passageiro? Uma curiosidade. Casos como o desse homem não são tão raros. Nos Estados Unidos, por exemplo, existe uma expressão para descrever pessoas que ficam violentas, indisciplinadas e inquietas no voo: raiva aérea. Só em 2021, auge da pandemia, foram mais de 5.000 casos, sendo a maioria causados pelo uso de máscara. Bebida e, especialmente, bebida misturada com remédios também podem eventualmente fazer alguém surtar.
Em primeiro lugar, tenha muita calma e, se vocês estiverem em um ambiente fechado, procure retirar objetos que possam, sem querer, quebrar ou ferir a pessoa que está excitada. Procure conter essa pessoa, abraçandoa fortemente. Isso é importante para que ela, na sua agitação, não se machuque.
Agora, se porventura a inquietação dessa pessoa começar a aumentar ao ponto de, por exemplo, ela bater a cabeça na parede ou ter a intenção de se machucar, é fundamental levá-la para um pronto-socorro, nem que seja à força. Qualquer PS público ou privado está capacitado para atender uma pessoa assim. O Samu também está.
Se o surto acontecer durante uma viagem de avião, os comissários de bordo estão orientados a perguntar se existe um médico entre os passageiros. Os voos internacionais, cujas viagens são longas, carregam um kit médico, que, entre outros remédios, tem aqueles voltados para quadros psiquiátricos. Geralmente são drogas da classe dos calmantes, que vão ajudar a tranquilizar quem está agitado, permitindo que a viagem siga sossegada até o pouso, quando esse passageiro deverá ser encaminhado a um hospital ou médico.  


Dr. Arthur Guerra é professor da Faculdade de Medicina da USP, da Faculdade de Medicina do ABC e cofundador da Caliandra Saúde Mental.

GUERRA, Arthur. O que fazer quando alguém “surta”? Forbes Brasil, 25 de outubro de 2022. Colunas. Disponível em:
https://forbes.com.br/forbessaude/2022/10/arthur-guerra-o-que-fazerquando-alguem-surta/  
Ao fazer uso de “PS” para se referir a “pronto-socorro” (6º parágrafo), o autor se vale do processo de formação de palavras que cria:
Alternativas
Q1970252 História e Geografia de Estados e Municípios

Imagem associada para resolução da questão


A respeito do contexto que antecedeu aos eventos que culminariam na assinatura do Tratado de Petrópolis, assinale a opção correta. 

Alternativas
Q1970247 História

O Brasil conheceu vários ciclos na economia que renderam vultosas produções e um expressivo quantitativo econômico. Entre os ciclos que tiveram importância significativa em território brasileiro, pode-se destacar o do pau-brasil, o da cana-de-açúcar, o do ouro, o do algodão, o do café e o da borracha.

Internet:<https://abralic.org.br>(com adaptações).


A respeito do ciclo da borracha, assinale a opção correta. 

Alternativas
Q1970241 Português

Texto 2A01


        Era um sábado de abril. B... chegara àquele porto e descera a terra, deu alguns passeios. Ao dobrar uma esquina, viu certo movimento no fim da outra rua, e picou o passo a descobrir o que era.

         Era um incêndio no segundo andar de uma casa. Polícia, autoridades, bombas iam começar o seu ofício.

         B... viu episódios interessantes, que esqueceu logo, tal foi o grito de angústia e terror saído da boca de um homem que estava ao pé dele. Não teve tempo nem língua em que perguntasse ao desconhecido o que era. Ali, no meio do fumo que rompia por uma das janelas, destacava-se do clarão, ao fundo, a figura de uma mulher.

         A mulher parecia hesitar entre a morte pelo fogo e a morte pela queda. A alma generosa do oficial não se conteve, rompeu a multidão e enfiou pelo corredor.

         Não se lembrava como pôde fazer isso; lembrava-se que, a despeito das dificuldades, chegou ao segundo andar. Tudo aí era fumo. O fumo rasgou-se de modo que ele pôde ver o busto da mulher...

         – A mulher, — disse ele ao terminar a aventura, e provavelmente sem as reticências que Abel metia neste ponto da narração, — a mulher era um manequim, posto ali de costume ou no começo do incêndio, como quer que fosse, era um manequim.

         A morte agora, não tendo mulher que levasse, parecia espreitá-lo a ele, salvador generoso. Desceu os degraus a quatro e quatro. Transpondo a porta da sala para o corredor, quando a multidão ansiosa estava a esperá-lo, na rua, uma tábua, um ferro, o que quer que era caiu do alto e quebrou-lhe a perna...

         Tratou-se a bordo e em viagem. Desembarcando aqui, no Rio de Janeiro, foi para o hospital onde Abel o conheceu. Contava partir em breves dias. Abel não se despediu dele. Mais tarde soube que, depois de alguma demora em Inglaterra, foi mandado a Calcutá, onde descansou da perna quebrada, e do desejo de salvar ninguém.

Machado de Assis. Um incêndio. In: Obra completa de Machado de Assis

Vol. II, Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. Internet:: <https://www.machadodeassis.ufsc.br> (com adaptações). 

Assinale a opção em que o termo destacado do texto 2A01 funciona como advérbio de tempo no contexto sintáticosemântico em que se insere.
Alternativas
Q1970240 Português

Texto 2A01


        Era um sábado de abril. B... chegara àquele porto e descera a terra, deu alguns passeios. Ao dobrar uma esquina, viu certo movimento no fim da outra rua, e picou o passo a descobrir o que era.

         Era um incêndio no segundo andar de uma casa. Polícia, autoridades, bombas iam começar o seu ofício.

         B... viu episódios interessantes, que esqueceu logo, tal foi o grito de angústia e terror saído da boca de um homem que estava ao pé dele. Não teve tempo nem língua em que perguntasse ao desconhecido o que era. Ali, no meio do fumo que rompia por uma das janelas, destacava-se do clarão, ao fundo, a figura de uma mulher.

         A mulher parecia hesitar entre a morte pelo fogo e a morte pela queda. A alma generosa do oficial não se conteve, rompeu a multidão e enfiou pelo corredor.

         Não se lembrava como pôde fazer isso; lembrava-se que, a despeito das dificuldades, chegou ao segundo andar. Tudo aí era fumo. O fumo rasgou-se de modo que ele pôde ver o busto da mulher...

         – A mulher, — disse ele ao terminar a aventura, e provavelmente sem as reticências que Abel metia neste ponto da narração, — a mulher era um manequim, posto ali de costume ou no começo do incêndio, como quer que fosse, era um manequim.

         A morte agora, não tendo mulher que levasse, parecia espreitá-lo a ele, salvador generoso. Desceu os degraus a quatro e quatro. Transpondo a porta da sala para o corredor, quando a multidão ansiosa estava a esperá-lo, na rua, uma tábua, um ferro, o que quer que era caiu do alto e quebrou-lhe a perna...

         Tratou-se a bordo e em viagem. Desembarcando aqui, no Rio de Janeiro, foi para o hospital onde Abel o conheceu. Contava partir em breves dias. Abel não se despediu dele. Mais tarde soube que, depois de alguma demora em Inglaterra, foi mandado a Calcutá, onde descansou da perna quebrada, e do desejo de salvar ninguém.

Machado de Assis. Um incêndio. In: Obra completa de Machado de Assis

Vol. II, Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. Internet:: <https://www.machadodeassis.ufsc.br> (com adaptações). 

São acentuados graficamente de acordo com a mesma regra de acentuação gráfica os vocábulos
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: B
4: C
5: D
6: D
7: E
8: D
9: A
10: C
11: B
12: E
13: C
14: B
15: E
16: E
17: B
18: D
19: A
20: E