Questões Militares

Foram encontradas 3.241 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3039230 Medicina
Qual das opções abaixo apresenta uma contraindicação absoluta à Litotripsia Extracorpórea por Ondas de Choque (LECO) para o tratamento de litíase urinária?
Alternativas
Q3039229 Medicina
Analise as afirmativas abaixo quanto ao tratamento e prognóstico de Câncer de Células Renais (CCR).
I. A invasão direta da parede da veia parece constituir um fator prognóstico mais importante que o nível do trombo tumoral.
II. Os resultados oncológicos para Nefrectomia parcial são equivalentes, em comparação a Nefrectomia Radical em pacientes selecionados.
III. A vigilância ativa é apropriada para pacientes com lesões renais sólidas menores que 3 cm, com margens indefinidas; a biópsia indica um CCR não agressivo.
IV. Os candidatos ideais aos procedimentos de ablação térmica podem consistir em pacientes de idade avançada ou com comorbidades significativas, que preferem uma abordagem proativa, mas que não são candidatos adequados à cirurgia convencional.
Estão corretas apenas as afirmativas
Alternativas
Q3039225 Medicina
Em relação ao tratamento da Obstrução da Junção Ureteropiélica (OJUP), é correto afirmar que
Alternativas
Q3039223 Medicina
Em relação à síndrome de intoxicação hídrica após Ressecção Transuretral de Próstata (RTU-P), é incorreto afirmar que:
Alternativas
Q3039219 Medicina
A tomografia computadorizada é o padrão-ouro para investigações geniturinárias por imagens, em casos de trauma renal. Sobre os achados que levantam suspeita de lesão renal de grande porte, marque a opção correta. 
Alternativas
Q3039215 Medicina
Preencha as lacunas abaixo.
Urologistas e dermatologistas chamam o carcinoma in situ do pênis de Eritroplasia de Queyrat, caso envolva ____________, ou doença de Bowen, caso envolva ____________.
A sequência de palavras que preenche corretamente as lacunas é:
Alternativas
Q3038779 Medicina
Sobre o pneumotórax, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) O pneumotórax espontâneo pode ser primário, quando o paciente não tem outra doença pulmonar concomitante, ou secundário, quando ocorre espontaneamente em pacientes pneumopatas.
( ) O pneumotórax hipertensivo ocorre em uma pequena proporção dos pneumotórax espontâneos.
( ) Os sintomas iniciais são dor torácica súbita, ipsilateral ao pneumotórax, dispneia e hemoptise.
( ) O pneumotórax espontâneo é sempre uma emergência médica.
Alternativas
Q3038713 Medicina
Recém-nascido com 72 horas de vida é levado ao consultório para primeiro exame. Trata-se de paciente termo, 38 semanas e 5 dias, nascido de parto normal. Peso de nascimento: 2.760g. Mãe, tipo sanguíneo O positivo. Alta conjunta com a mãe. Em aleitamento materno exclusivo. Em exame físico apresenta-se ictérico, zona III. Peso 2.630g. Sobre o caso descrito, é incorreto afirmar que:
Alternativas
Q3036789 Medicina
Analise as afirmativas abaixo sobre a acondroplasia, condição genética mais comum de baixa estatura desproporcional.
I. As manifestações neurológicas variam ao longo da vida e as mais frequentes incluem ventriculomegalia e hidrocefalia, compressão do forame magno e cifose toracolombar.
II. As deformidades angulares nos membros inferiores incluem a hipermobilidade do joelho, genu valgo e a tíbia vara.
III. Na abordagem dos pacientes com acondroplasia está indicada a realização de polissonografia nos primeiros meses de vida.
IV. A suspeita ou confirmação antes do nascimento é de grande importância para estabelecer o plano de parto, preferencialmente, optando pela cesariana eletiva.
V. A acondroplasia é mais prevalente no sexo feminino e possuiu com fator de risco aumentado para sua ocorrência a idade materna acima de 45 anos.

Estão corretas apenas as afirmativas
Alternativas
Q3036782 Medicina
Considerando a imersão da sociedade na realidade virtual e a exposição das crianças e adolescentes ao mundo eletrônico, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta sobre o tempo recomendado de exposição a telas.
( ) Entre 0 a 2 anos: 1 hora por dia. ( ) Entre 2 a 5 anos: 1 hora por dia. ( ) Adolescentes: até 4 horas por dia. ( ) A partir de 5 anos até adolescência: até 2 horas por dia.
Alternativas
Q3036780 Medicina
Preencha as lacunas abaixo sobre o caso clínico.
Criança de 5 anos de idade, sexo feminino, previamente hígida, comparece à consulta médica com a queixa de descolamento da unha do 4º e 5º quirodáctilos da mão esquerda. Responsável refere que há 4 semanas ela teve um quadro de febre, diarreia e odinofagia, que evoluíram posteriormente com o aparecimento de um rash maculopapular em região perioral, tronco e extremidades dos membros.
A causa mais provável da onicomadese apresentada pelo paciente é o(a) __________, cujo principal agente etiológico envolvido é o __________.
A sequência de palavras que preenche corretamente as lacunas é:
Alternativas
Q3036742 Medicina
O osso temporal forma a base lateral do crânio e, portanto, apresenta relações anatômicas importantes com estruturas vasculares e neurais. Os traumas dessa região são classificados de acordo com a orientação das linhas de fratura em relação ao eixo piramidal do osso temporal. Sobre as fraturas do osso temporal, é correto afirmar que
Alternativas
Q3036740 Medicina
Sobre os distúrbios do sono e a propedêutica disponível atualmente, é correto afirmar: 
Alternativas
Q3036738 Medicina
O trauma de face acomete principalmente indivíduos do sexo masculino, adultos jovens. A maior causa de trauma de face é acidente automobilístico e o sítio mais acometido é o nariz. Marque a opção correta sobre o trauma de face.
Alternativas
Q3036737 Medicina
Hábitos vocais impróprios, comuns na infância, podem culminar com lesões laríngeas, conhecidas como lesões fonotraumáticas. Sobre o assunto, marque a opção correta.
Alternativas
Q3036736 Medicina
Durante a investigação dos pacientes com queixa de disfonia, a história clínica nos traz informações muito relevantes para o diagnóstico etiológico preciso. Sobre o tema, associe as colunas relacionando o diagnóstico etiológico com a respectiva história clínica.
Diagnósticos etiológicos (1) Alteração estrutural mínima (AEM) (2) Alteração de cobertura nas pregas vocais (3) Disfonia de etiologia neurológica ou neoplásica (4) Laringite fúngica

Histórias clínicas ( ) Histórico de abuso vocal remete a este possível diagnóstico. ( ) Variação da anatomia laríngea que pode apresentar como único impacto clínico alteração da função fonatória da laringe. ( ) Uso de corticoides inalatórios leva a pensar nesse diagnóstico. ( ) A presença de disfagia ou dispneia em conjunto com a disfonia leva à suspeita dessa etiologia.

A sequência correta dessa associação é
Alternativas
Q3036715 Medicina
Na fratura articular do capitelo, o epônimo para a fratura que envolve a superfície articular do capitelo com uma fina camada de osso subcondral é
Alternativas
Q3036714 Medicina
Considerando pacientes viciados em drogas endovenosas com osteomielite, qual o organismo infeccioso mais comum identificado?
Alternativas
Q3036713 Medicina
Na espondilolistese classificada por Meyerding, qual é o grau de deslizamento anterior maior que 75%? 
Alternativas
Q3036712 Medicina
Na osteonecrose do quadril classificada por Steinberg, qual é o estágio para a doença com colapso subcondral (sinal da crescente) sem achatamento da cabeça femoral e envolvimento de 15 a 30 % da cabeça femoral?
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: B
4: C
5: D
6: B
7: D
8: D
9: D
10: B
11: B
12: A
13: C
14: D
15: A
16: B
17: C
18: B
19: C
20: D