Assinale a opção incorreta acerca do desaforamento no proc...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2007 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: OAB Prova: CESPE - 2007 - OAB - Exame de Ordem - 1 - Primeira Fase |
Q299739 Direito Processual Penal
Assinale a opção incorreta acerca do desaforamento no processo penal, de acordo com entendimento do STF.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

LETRA A. CORRETA.

RECURSO ORDINÁRIO EM HABEAS CORPUS. PROCESSUAL PENAL. JÚRI. DESAFORAMENTO. EXCEPCIONALIDADE. INOCORRÊNCIA. O desaforamento é medida excepcional que somente se justifica "[s]e o interesse da ordem pública o reclamar, ou houver dúvida sobre a imparcialidade do júri ou sobre a segurança pessoal do réu" (CPP, art. 424). No caso concreto, a mera suposição de parcialidade do júri, sem nada que a demonstre, fundada tão-somente na circunstância de a irmã da vítima ser funcionária do Juízo, não é suficiente para a decretação do ato. Recurso ordinário em habeas corpus a que se nega provimento.
 
(STF - RHC: 90001 PE , Relator: EROS GRAU, Data de Julgamento: 14/11/2006, Segunda Turma, Data de Publicação: DJ 07-12-2006 PP-00068 EMENT VOL-02259-03 PP-00542 RT v. 96, n. 858, 2007, p. 527-529)
DISPOSITIVOS=ART.427 E 428 DO CPP

CABIMENTO=
-a ordem pública reclamar;
-imparcialidade do juri;
-segurança do acusado;
- em razão do comprovado excesso de serviço, ouvidos o juiz presidente e a parte contrária, se o julgamento não puder ser realizado no prazo de 6 (seis) meses, contado do trânsito em julgado da decisão de pronúncia.

QUEM PODE REQUERER=

-MP;
-querelante;
-assistente;
-mediante representação do JUIZ;
-acusado.

PODERA SUSPENDER O PROCESSO, CONFORME INTELIGENCIA DO §2 DO ART.427="
    Sendo relevantes os motivos alegados, o relator poderá determinar, fundamentadamente, a suspensão do julgamento pelo júri".

NÃO PODERÁ SER ADMITIDO=

    Na pendência de recurso contra a decisão de pronúncia ou quando efetivado o julgamento, não se admitirá o pedido de desaforamento, salvo, nesta última hipótese, quanto a fato ocorrido durante ou após a realização de julgamento anulado


DESAFORAMENTO PEDIDO FORMULADO PELO MINISTÉRIO PÚBLICO - ALEGAÇÃO DE IMPARCIALIDADE DO JÚRI - PROCEDÊNCIA - OCORRÊNCIA COMPROVADA ATRAVÉS DAS DECLARAÇÕES DOS JURADOS E DAS INFORMAÇÕES DO MAGISTRADO DA COMARCA - PEDIDO DEFERIDO. 1 - O desaforamento é medida de caráter absolutamente excepcional, vez que é causa de modificação da competência do Júri, e somente pode ser deferido em circunstâncias especiais, ou seja, quando evidenciada uma situação de anormalidade, não bastando meras suspeitas ou comentários vagos e imprecisos. 2 - Restando demonstrado de forma cabal a imparcialidade dos jurados que participarão do julgamento, ante as declarações dos integrantes da lista de jurados que foram abordados por familiares do réu, e através das informações prestadas pelo magistrado da comarca, há que se deferir o pedido de desaforamento, garantindo, assim, que o julgamento atenda os requisitos legais de isenção e imparcialidade. 3 - Pedido deferido.

Essa faixa azul ajudou bastante, SÓ QUE NÃO 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo