Acerca das entidades paraestatais e do terceiro setor, assin...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (2)
- Comentários (21)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Entidades paraestatais é nome dado àqueles entes que não obstante possuam personalidade jurídica própria e estejam disciplinados por algumas normas de direito público, não se enquadram nos moldes legais previstos para que pertençam ao quadrode entes da Administração Pública Direita ou Indireta.
Esses entes, também chamados de “Entes com situação peculiar”(1) ou “Terceiro Setor”(2), exercem as mais diversas funções em regime de colaboração, fomento e contribuição com Estado, sem, no entanto se confundir com ele. Estão incluídos portanto, na categoria de Terceiro Setor justamente porque não fazem parte do Primeiro Setor, ou seja, o Estado, e nem do Segundo Setor, o mercado, sendo caracterizadas pela prestação de atividade de interesse público, não exclusiva do Estado, autorizada em lei e sem fins lucrativos, sob o regime de Direito Privado.
FONTE:http://uj.novaprolink.com.br/doutrina/2719/as_entidades_paraestatais
BONS ESTUDOS
A LUTA CONTINUA
ENTIDADE PARAESTATAIS / TERCEIRO SETOR
São pessoa juridicas de Direito Privado, sem fins lucrativos, colaboradores do Estado no desempenho de atividades de interesse público, em troca de incentivos concedidos pelo poder público.
Essas entidades não integram a ADM PÚBLICA (nem a Direta, nem a Indireta), mas apenas atuam paralelamente ao Estado ( entidades paraestatais).
São elas:
1) Serviços Sociais Anonimos: Ex: SESI, SESC,SENAI,SENAC
2) Entidades ou Fundações de Apoio: Ex: Fundações de apoio às instituições federais de ensino superior e de pesquisa cientifica e tecnológica)
3) Organizações Sociais ( OSs)
4) Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs) : Conforme Lei n. 9.790/99
AVANTE GUERREIROS!
São particulares em cooperação, sem fins lucrativos, que atuam ao lado do Estado na prestação de serviços públicos não exclusivos.
1. SERVIÇO SOCIAL AUTÔNOMO (chamado sistema "s")
a) gozam de parafiscalidade a denominada capacidade tributária (poder de cobrar tributos);
b) ficam sujeitos ao controle do Tribunal de Contas;
c) devem respeitar os princípios das licitações.
2. OS
a) o vínculo com a administração pública é efitivado mediante celebração do contrato de gestão;
b) receberá dotação orçamentária, cessão de bens e servidores públicos.
3. OSCIP
a) o vínculo agora se dá por meio da celebração de termo de parceria;
b) permite a destinação de valores públicos às instituições privadas, mas não estipulam a designação de rubrica orçamentária, ou cessão de servidores públicos.
4. ENTIDADES DE APOIO
a) entidades que atuam ao lado de hospitais e universidades públicas, auxiliando no exercício da atividade destas, por meio de realização de programas de pesquisa e extenção.
b) o vínculos com o poder Público decorre da assinatura de convênio que lhe garante a destinação de valores públicos e cessão de bens.
FONTE: DIREITO ADMINISTRATIVO - MATHEUS CARVALHO
São também pessoas jurídicas de direito privado,que integram as estruturas da administração pública, colaboram com o estado no desempenho de atividades não lucrativas e às quais o Poder Público dispensa especial proteção.
Enfim, as entidades paraestais atuam de forma paralela ao Estado.
A luta continua.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo