Questões de Concurso
Comentadas sobre classificação dos bens patrimoniais em administração de recursos materiais
Foram encontradas 17 questões
Nessa situação hipotética, o referido inventário deve contemplar os itens componentes do grupo de
Um ativo registrado como material permanente é aquele que não perde a sua identidade física em razão do seu uso ou que tem durabilidade superior a dois anos.
Acerca de gestão do patrimônio, julgue o item a seguir.
No caso de empresas agropecuárias, os recursos patrimoniais
encontram-se vivos e se classificam no sistema patrimonial
como semoventes, o que agrupa animais e plantações.
Então, leia a as afirmações a seguir, sobre os critérios para classificação de estoques.
1. Os materiais podem ser classificados em seus grupos com base nos três estados da matéria: sólido, líquido e gasoso.
2. A solubilidade é outro critério usado para classificar os materiais como solúveis e insolúveis em água, como o sal e o açúcar, que são solúveis em água.
3. Outro critério usado para classificar os materiais é baseado no metal e não metais, sendo o giz e a borracha exemplos de não metais.
Estão corretos os itens:
Considerando a administração de recursos materiais, julgue o item.
Em sentido estrito, o recurso material é entendido
como o bem tangível empregado na organização que
detém natureza permanente.
Bens imobilizáveis, de acordo com a legislação brasileira, são aqueles que possuem vida útil estimada em mais de doze meses.
I. O bem móvel classificado como ocioso, que é aquele que se encontra em perfeitas condições de uso, mas não é aproveitado, será considerado inservível. Ele poderá ser reaproveitado mediante transferência interna ou externa.
II. A cessão refere-se à modalidade de movimentação de bens de caráter precário e por prazo determinado. Nesse ato, transfere-se a posse por prazo determinado.
III. A doação de bem móvel inservível da administração pública federal é permitida, exclusivamente, para fins e uso de interesse social, podendo ser feita em favor, entre outros, de estados e municípios.
IV. No processo de alienação e/ou transferência externa, a responsabilidade pela destinação final, ambientalmente adequada, dos bens móveis inservíveis pertencentes à administração pública federal é da União.
V. O Reuse.Gov constitui modalidade de alienação destinada para os bens inservíveis ociosos e recuperáveis no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.
verifica-se que estão corretas apenas
I. A armazenagem compreende a guarda, localização, segurança e preservação do material adquirido, a fim de suprir adequadamente as necessidades operacionais das unidades integrantes da estrutura do órgão ou entidade.
II. A logística envolve a integração de informações, transporte, estoque, armazenamento, manuseio de materiais e embalagens, além de complementar o objetivo da logística que é tornar disponível produtos e serviços no local onde são necessários, no momento em que são desejados, distribuindo-os e assim garantindo grau de satisfação do cliente ou cidadão, no caso do serviço público.
III. A administração patrimonial registra e controla bens, obedecendo a uma sequência de procedimentos que vai desde a aquisição até a sua distribuição. Neste sentido, os vários procedimentos (contábeis e físicos) devem ser observados, atendendo-se às exigências legais e identificando-se os bens adquiridos, em vista do processo de controle patrimonial.
IV. A administração patrimonial consiste em diversos fatores, tais como: planejar, organizar e zelar por suas condições, a fim de fazer, por exemplo, com que os materiais permanentes sejam utilizados da melhor forma, uma vez que, sejam eles eletrodomésticos ou equipamentos tecnológicos, constituem ferramentas importantes para a consecução dos serviços internos de uma organização e à prestação de serviços ao cidadão, no caso do serviço público.
Agora, assinale a alternativa que indica as CORRETAS noções sobre administração de materiais e patrimônio.
Julgue o item subsequente, no que se refere à gestão patrimonial.
A codificação de um bem patrimonial permite identificar seu tipo, seu uso, sua finalidade, a data de sua aquisição, suas propriedades e sua sequência de aquisição.
I - servíveis. II - inservíveis. III - obsoletos. IV - ociosos. V - irrecuperáveis.
São considerados bens inservíveis:
julgue os itens a seguir.