Questões de Concurso Comentadas sobre codificação da receita pública em administração financeira e orçamentária

Foram encontradas 26 questões

Q2280042 Administração Financeira e Orçamentária
Um analista orçamentário está analisando o balancete das receitas arrecadadas por um ente no último bimestre do exercício. O objetivo da análise é avaliar a composição da arrecadação em termos de receita principal e aquelas decorrentes de dívida ativa e multas e juros de mora.

Para selecionar os dados para sua análise, o servidor deve organizá-los utilizando:
Alternativas
Q2116578 Administração Financeira e Orçamentária
Esse código vem completar a informação concernente à aplicação dos recursos e destina-se a indicar se os recursos compõem contrapartida nacional de empréstimos ou de doações ou destinam-se a outras aplicações, constando da LOA e de seus créditos adicionais.
O texto acima faz referência ao: 
Alternativas
Q1810501 Administração Financeira e Orçamentária
A codificação utilizada na classificação econômica da receita orçamentária obedece a uma determinação sequencial, iniciando-se pelo primeiro nível que é constituído pela categoria econômica e, em sequência, o segundo e terceiro níveis, constituídos dos códigos, respectivamente:
Alternativas
Q1799930 Administração Financeira e Orçamentária
O art. 9° da lei 4320/1964 institui que tributo é a receita derivada instituída pelas entidades de direito público, compreendendo os impostos, as taxas e contribuições nos termos da constituição e das leis vigentes em matéria financeira, destinando-se o seu produto ao custeio de atividades gerais ou especificas exercidas por essas entidades. A respeito das receitas corrente, ela:
Alternativas
Q1758023 Administração Financeira e Orçamentária
Em relação à classificação da receita Orçamentária por natureza, o § 1º do art. 8º da Lei nº 4.320/1964 define que os itens da discriminação da receita, mencionados no art. 11 dessa lei, serão identificados por números de código decimal. Convencionou-se denominar este código de natureza de receita. Para os Municípios, uma nova codificação tornou-se válida a partir do exercício financeiro de 2018, inclusive no que se refere à elaboração do respectivo projeto de lei orçamentária, possuindo a seguinte estrutura numérica de 8 dígitos, dividida em 5 partes: X.X.X.XXXX.X. Na estrutura da codificação, as posições ordinais corretas são:
Alternativas
Q1622229 Administração Financeira e Orçamentária
Segundo o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor público (MCASP) as ações são operações das quais resultam produtos (bens ou serviços), que contribuem para atender ao objetivo de um programa. Incluem-se também no conceito de ação as transferências obrigatórias ou voluntárias a outros entes da Federação e a pessoas físicas e jurídicas, na forma de subsídios, subvenções, auxílios, contribuições e financiamentos, dentre outros. As ações, conforme suas características podem ser classificadas como:
Alternativas
Q1365025 Administração Financeira e Orçamentária
Conforme a Lei 4320/64 Art. 2° A Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômica financeira e o programa de trabalho do Governo, obedecidos os princípios de unidade universalidade e anualidade. § 1° Integrarão a Lei de Orçamento:
Alternativas
Q1323211 Administração Financeira e Orçamentária
De acordo com a Lei Nº 4.320 de 1964, todas as alternativas abaixo se enquadram na classificação de Receitas Tributárias, EXCETO:
Alternativas
Q1311751 Administração Financeira e Orçamentária
Sobre as classificações de Receita, dispostas na Lei Federal nº. 4.320/64, não se pode afirmar que:
Alternativas
Q1268108 Administração Financeira e Orçamentária
As Receitas Orçamentárias compreendem as categorias econômicas Receitas Correntes e Receitas de Capital. Dentre as Receitas Públicas abaixo, assinale a alternativa que NÃO apresenta uma Receita Corrente.
Alternativas
Q1246996 Administração Financeira e Orçamentária
Ainda sobre a Lei nº 4.320/64, é correto afirmar que
Alternativas
Q1119991 Administração Financeira e Orçamentária

Relativamente à receita pública e seus conceitos, estágios e fontes, julgue os itens seguintes.

I O direito sobre o crédito tributário é registrado e reconhecido, administrativamente, no momento da inscrição em dívida ativa, gerando-se as condições para a aplicação do regime de competência contábil.

II A previsão de receitas é o estágio que precede a fixação das despesas que irão compor as leis do orçamento, o que permite estimar as necessidades de financiamento do governo.

III A renda obtida pelo aluguel de imóveis públicos a terceiros é exemplo de receita de capital.


Assinale a opção correta.

Alternativas
Q1086135 Administração Financeira e Orçamentária
A categoria econômica é um desdobramento da classificação
Alternativas
Q969774 Administração Financeira e Orçamentária
Segundo a definição clássica proposta pelo direito administrativo é o montante total (impostos, taxas, contribuições e outras fontes de recursos) em dinheiro arrecadado pelo Tesouro Nacional e incorporado ao patrimônio do Estado, que serve para custear as despesas públicas e as necessidades de investimentos públicos. A arrecadação pode se caracterizar como direta, quando é realizada pelo próprio Estado, ou indireta, nos casos em que a arrecadação é feita por terceiros conveniados ao Estado. A definição acima é a da (o):
Alternativas
Q969686 Administração Financeira e Orçamentária
A classificação da receita orçamentária por fonte de recursos e indicador de resultados primários visam, respectivamente:
Alternativas
Q965185 Administração Financeira e Orçamentária
A classificação da receita orçamentária é subdividida em números com código decimal composto por
Alternativas
Q965164 Administração Financeira e Orçamentária
São exemplos de ingressos extraorçamentários:
Alternativas
Ano: 2018 Banca: Quadrix Órgão: CRM-PR Prova: Quadrix - 2018 - CRM-PR - Contador |
Q959913 Administração Financeira e Orçamentária

A respeito das técnicas orçamentárias, julgue o item que se segue.


A receita pública é classificada, quanto à categoria econômica, em impostos, taxas e contribuições.

Alternativas
Q953257 Administração Financeira e Orçamentária

A respeito de receita pública, gastos públicos e tipos de créditos orçamentários, julgue o seguinte item.

As receitas de capital se revestem da condição de fatos permutativos; as transferências de outros entes, entretanto, não exigem contraprestação, senão aplicação dos recursos em despesas da mesma categoria econômica.

Alternativas
Q953256 Administração Financeira e Orçamentária

A respeito de receita pública, gastos públicos e tipos de créditos orçamentários, julgue o seguinte item.

Ingressos extraorçamentários são entradas de recursos não financeiros, de caráter eventual, que não precisam ser devolvidos.

Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: B
4: A
5: B
6: C
7: B
8: C
9: D
10: D
11: A
12: B
13: A
14: C
15: A
16: B
17: D
18: E
19: C
20: E