Questões de Concurso Sobre funções do estado na economia em administração financeira e orçamentária

Foram encontradas 185 questões

Q3154635 Administração Financeira e Orçamentária
O orçamento público exerce três funções econômicas essenciais: a função alocativa, a função distributiva e a função estabilizadora. Relacione as funções do orçamento público a seguir, com suas respectivas definições.
I. Alocativa II. Distributiva III. Estabilizadora
( ) Oferecer bens e serviços públicos que não são ou não possam ser regularmente oferecidos pelo setor privado da economia, ou que seriam oferecidos em condições ineficientes.
( ) Promover intervenções na economia com o objetivo de tornar a sociedade menos desigual em todos os seus aspectos, tanto em relação ao acesso à renda quanto no que diz respeito ao acesso a bens e serviços públicos e aos benefícios gerais da vida em sociedade.
( ) Promover o equilíbrio de preços, a manutenção do emprego e a estabilidade em geral da sociedade.

A relação correta, na ordem apresentada, é
Alternativas
Q3150528 Administração Financeira e Orçamentária
A participação do governo na economia pode ser decomposta na sua atuação em três funções clássicas: função alocativa, função distributiva e função estabilizadora. Acerca da função estabilizadora, é correto afirmar.
Alternativas
Q3144270 Administração Financeira e Orçamentária
A função alocativa que é uma função econômica clássica do Estado e possuem um reflexo sobre o orçamento público, atua: 
Alternativas
Q3110210 Administração Financeira e Orçamentária
A respeito do papel do Estado e da atuação do governo nas finanças públicas, bem como das formas e dimensões de intervenção na economia, julgue o item a seguir.
A deficiência da iniciativa privada em prover bens e serviços de forma eficiente e justa, evidenciada pelas falhas de mercado e de informação, justifica a intervenção estatal na economia, com o objetivo de assegurar a correção de desequilíbrios.
Alternativas
Q3110209 Administração Financeira e Orçamentária
A respeito do papel do Estado e da atuação do governo nas finanças públicas, bem como das formas e dimensões de intervenção na economia, julgue o item a seguir.
Alguns bens disponibilizados pelo poder público, como certas vias de acesso, são considerados externalidades negativas, gerando-se impactos econômicos e sociais diferenciados.
Alternativas
Q3104740 Administração Financeira e Orçamentária

Em relação às funções do orçamento público, julgue o item a seguir.


A função alocativa do orçamento público se justifica nos casos em que o sistema de mercado é ineficiente no fornecimento de bens e serviços.

Alternativas
Q3104739 Administração Financeira e Orçamentária

Em relação às funções do orçamento público, julgue o item a seguir.


A função distributiva promove ajustamentos na distribuição de renda atendendo estritamente ao ideal de Pareto, segundo o qual a melhoria da posição de alguém na economia deve se dar sem a deterioração da de outrem.

Alternativas
Q3104063 Administração Financeira e Orçamentária

No que diz respeito ao papel do Estado e à atuação do governo nas finanças públicas, julgue o seguinte item. 


Além dos ajustes na alocação de recursos e na distribuição de renda a política fiscal tem quatro objetivos macroeconômicos — manutenção de um elevado nível de emprego, estabilidade nos níveis de preços, equilíbrio no balanço de pagamentos e uma razoável taxa de crescimento econômico —, os quais constituem o campo de ação da função estabilizadora. 

Alternativas
Q3054896 Administração Financeira e Orçamentária

Acerca do papel do Estado e da atuação do governo nas finanças públicas, julgue o item a seguir. 


A função distributiva do Estado decorre do reconhecimento de que o mercado é incapaz de conduzir a sociedade a uma estrutura de distribuição de renda que seja considerada justa ou equitativa. 

Alternativas
Q2897496 Administração Financeira e Orçamentária

Leia as afirmações I, II e III e depois assinale a afirmação correta.

I. O chamado orçamento de base zero é a base sobre a qual se aplica a idéia de planejamento plurianual.

II. O orçamento-programa propicia o controle político sobre as finanças públicas, mas não alinha as despesas dos diferentes órgãos do governo com o plano de trabalho do governo, suas políticas e estratégias.

III. O orçamento desempenho é um avanço em relação ao orçamento tradicional ao buscar indicar os benefícios a serem alcançados pelos diversos gastos e assim possibilita medir o desempenho organizacional.

Alternativas
Q2795493 Administração Financeira e Orçamentária

Leia as afirmativas a seguir:


I. Garantir o planejamento estruturado a longo prazo não é um dos objetivos do orçamento base zero.

II. Embora o orçamento público seja um instrumento de administração, ele não auxilia o gestor no controle das despesas.

III. Estado é uma sociedade politicamente organizada em um território, e no uso de sua soberania, é a organização política do poder.

IV. O estabelecimento de um planejamento estratégico é um dos objetivos do orçamento base zero.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q2784074 Administração Financeira e Orçamentária

Há alguns fatores que sinalizam para a possibilidade de fraudes e desperdício na gestão do orçamento, e cabe aos gestores públicos tê-los sempre em mente e trabalhar para modificar tais situações, EXCETO:

Alternativas
Q2658752 Administração Financeira e Orçamentária

O que caracteriza Inversões Financeiras?

Alternativas
Q2632710 Administração Financeira e Orçamentária

Segundo o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, os Quadros Principal, dos Ativos e Passivos Financeiros e Permanentes, e do Superávit e Déficit Financeiro são partes integrantes de qual demonstração contábil?

Alternativas
Q2569997 Administração Financeira e Orçamentária
Dentre as funções/atribuições econômicas clássicas do Estado que possuem reflexos sobre o orçamento público, verifica-se a função alocativa.

Essa função atua
Alternativas
Q2536342 Administração Financeira e Orçamentária
O orçamento moderno vai muito além de mero instrumento de previsão de receitas e fixação de despesas. Através dele, o Estado leva a efeito as chamadas funções clássicas do Orçamento. Uma delas, especificamente, tem por finalidade a repartição da riqueza e a redução das desigualdades sociais, o que pode ser feito através de técnicas de tributação progressiva e programas de transferência de renda. Trata-se da função:
Alternativas
Q2535754 Administração Financeira e Orçamentária

O Estado exerce três funções econômicas essenciais: alocativa, distributiva e estabilizadora.


Com base nessa classificação associe as colunas A e B.


    Imagem associada para resolução da questão


Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.

Alternativas
Q2493070 Administração Financeira e Orçamentária
O Orçamento Público é um instrumento resultante de funções do Estado, complexas e interdependentes: Função Alocativa, Função Distributiva e Função Estabilizadora. Constitui-se em um exemplo de Função Estabilizadora
Alternativas
Q2491164 Administração Financeira e Orçamentária

No que diz respeito às classificações e técnicas orçamentárias, à responsabilidade fiscal e às normas constitucionais relativas ao orçamento público, julgue o seguinte item.


Ato do chefe do Poder Executivo pode permitir a transposição de recursos de uma categoria de programação orçamentária de atividade de ciência e tecnologia, para viabilizar os resultados de projetos restritos a essas funções, sem necessidade da prévia autorização legislativa.

Alternativas
Q2491147 Administração Financeira e Orçamentária

A respeito do planejamento governamental no Brasil, incluído o planejamento orçamentário, julgue o item a seguir. 


Considerada uma perspectiva histórica e convencional, o esforço brasileiro em direção ao planejamento para o desenvolvimento começou na década de 20 do século passado, com o planejamento para a indústria. 

Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: D
4: C
5: E
6: C
7: E
8: C
9: C
10: E
11: C
12: B
13: E
14: E
15: C
16: D
17: E
18: A
19: C
20: E