Questões de Concurso Sobre instrumentos de planejamento em administração financeira e orçamentária

Foram encontradas 2.478 questões

Q3089584 Administração Financeira e Orçamentária
Sobre o PPA, a LDO e a LOA, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3089395 Administração Financeira e Orçamentária
Em se tratando das Emendas Parlamentares e sua relação com os instrumentos de Elaboração e Planejamento do Orçamento, assinale a afirmativa incorreta.
Alternativas
Q3083970 Administração Financeira e Orçamentária
Sobre o processo orçamentário governamental, analise as afirmativas a seguir.

I. A Lei de Diretrizes Orçamentárias disporá, entre outros aspectos, das normas relativas ao controle de custos e à avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos dos orçamentos.
II. O refinanciamento da dívida pública constará conjuntamente na Lei Orçamentária e nas de crédito adicional.
III. As emendas ao projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias não poderão ser aprovadas quando incompatíveis com o Plano Plurianual.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3073362 Administração Financeira e Orçamentária
O ordenador de despesa de uma autarquia, ao autorizar uma despesa para o exercício de 2022, declara em despacho processual que, em atenção ao Art. 16, inciso II da Lei Complementar nº101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF), o objeto da despesa constante no processo encontra-se amparado pelos recursos orçamentários de 2022, bem como atende à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) vigente, Lei nº 14.184/2021. O trecho da LRF destacado (artigo 16 e inciso II) diz respeito à necessidade de declarar a adequação orçamentária e financeira com a Lei Orçamentária Anual (LOA) e a compatibilidade com o Plano Plurianual (PPA) e com a LDO.
Como sugere o texto apresentado, o orçamento público é um instrumento de planejamento, mas também é composto por leis que se inter-relacionam. Considerando os princípios orçamentários e a inter-relação entre a LRF, LOA, LDO e PPA, associe-os com as afirmativas que se seguem. 
1. (   ) Princípio da Transparência  2. (   ) LDO - Lei de Diretrizes Orçamentárias   3. (   ) LRF - Lei complementar nº 101/2000  4. (   ) Princípio do equilíbrio das contas públicas  5. (   ) LOA - Lei Orçamentária Anual 
I. Condiciona os atos dos governantes aos limites rigorosos de sua efetiva capacidade de gasto, de maneira a prevenir déficits fiscais que levem ao descontrole das contas públicas.
II. Traz o regramento para elaboração, organização e execução do orçamento anual. É o instrumento de planejamento que faz a ligação entre o planejamento estratégico de médio prazo e o planejamento operacional de curto prazo. 
III.  É estruturado em três partes: orçamento fiscal, orçamento da Seguridade Social e Orçamento de Investimento.
IV. A efetividade dessa base orçamentária depende da capacidade do ente da federação em comunicar, de forma compreensiva e sucinta, a sua situação econômico-financeira para a sociedade.
V. A responsabilidade fiscal se constitui num mecanismo norteador na busca desse princípio que está diretamente ligado a uma série de variáveis, tais como o cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas.
Marque a alternativa CORRETA.  
Alternativas
Q3071658 Administração Financeira e Orçamentária
A Lei Orçamentária Anual é onde a Administração Pública estima suas receitas e fixa as despesas, é correto afirmar sobre a LOA: 
Alternativas
Q3071657 Administração Financeira e Orçamentária
A Lei de Diretrizes Orçamentárias é composta pelos Anexos de Metas Fiscais, estes anexos devem conter:  
Alternativas
Q3071656 Administração Financeira e Orçamentária
O instrumento de planejamento estratégico de médio prazo que estabelece de forma regionalizada, as diretrizes, os objetivos e metas da Administração Pública é chamado de:  
Alternativas
Q3064284 Administração Financeira e Orçamentária
A Lei Complementar n. 101, de 4 de maio de 2000, que estabelece as normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal, conhecida como a Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF, foi sancionada com o objetivo de enfrentar o crônico desequilíbrio fiscal na administração pública brasileira, nos âmbitos federal, estadual e municipal. De acordo com a referida lei, qual dos instrumentos de planejamento deve dispor sobre normas relativas ao controle de custos e à avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos dos orçamentos?
Alternativas
Q3064275 Administração Financeira e Orçamentária
A Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO, visando a vinculação entre planejamento e orçamento, estabelece metas e prioridades da administração pública, além de:
Alternativas
Q3064269 Administração Financeira e Orçamentária
O orçamento público é um instrumento de planejamento e execução das finanças públicas que contém estimativa das receitas e autorização para realização de despesas da administração pública direta e indireta dentro de um determinado período. O instrumento de planejamento de amplo alcance, cuja finalidade é estabelecer os programas e as metas governamentais de longo prazo, que tem como uma das suas características a regionalização, pois serve de instrumento para diminuir as desigualdades entre as diferentes regiões, denomina-se:
Alternativas
Q3062075 Administração Financeira e Orçamentária
O Plano Plurianual (PPA) deve estabelecer, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública para despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada. Qual é o período de vigência do PPA?
Alternativas
Q3061046 Administração Financeira e Orçamentária
Em relação às possibilidades de emendas nas leis orçamentárias, assinalar a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3058069 Administração Financeira e Orçamentária
A figura abaixo representa os períodos de dois mandatos de Prefeitos em uma determinada cidade, em uma situação fictícia.

Q43.png (385×67)

Considerando as leis orçamentárias e a situação apresentada, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3054909 Administração Financeira e Orçamentária

Julgue o item que se segue, referente à programação e execução orçamentária e financeira. 


O principal instrumento de acompanhamento do orçamento da União é o plano orçamentário, que é aprovado na forma de anexo na LOA, possibilita a identificação orçamentária, de caráter gerencial, e tem por finalidade permitir o monitoramento da execução do orçamento de forma detalhada. 

Alternativas
Q3054904 Administração Financeira e Orçamentária

A respeito do ciclo e do processo orçamentário no Brasil, julgue o item que se seguem.


A lei de diretrizes orçamentárias (LDO) compreende as metas e prioridades da administração pública, estabelece as diretrizes de política fiscal e respectivas metas, em consonância com trajetória sustentável da dívida pública, orienta a elaboração da LOA, dispõe sobre as alterações na legislação tributária e estabelece a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento. 

Alternativas
Q3054903 Administração Financeira e Orçamentária

A respeito do ciclo e do processo orçamentário no Brasil, julgue o item que se seguem.


Na LOA, as dotações do orçamento das empresas públicas em que a União não detenha a maioria do capital social com direito a voto devem ser consignadas no grupo de natureza despesa de investimento do orçamento fiscal e da seguridade social.

Alternativas
Q3054902 Administração Financeira e Orçamentária

A respeito do ciclo e do processo orçamentário no Brasil, julgue o item que se seguem.


No plano plurianual (PPA) da União, designa-se programa de gestão o conjunto de ações governamentais relacionadas à gestão da atuação governamental ou à manutenção da capacidade produtiva das empresas estatais, financiadas por ações orçamentárias e não orçamentárias que não são passíveis de associação aos programas finalísticos. 

Alternativas
Q3054899 Administração Financeira e Orçamentária

Em relação ao orçamento público, a seus princípios e a suas técnicas, julgue o item a seguir. 


A lei orçamentária anual (LOA) não segue o princípio da totalidade, pois é composta por três orçamentos, assim não obedece à lógica pela qual o orçamento deve ser uno, com todas as receitas previstas e despesas fixadas, em cada exercício financeiro, integrando um único documento legal no âmbito de cada nível federativo. 

Alternativas
Q3054876 Administração Financeira e Orçamentária

Acerca das diretrizes orçamentárias, do SIAFI, das despesas públicas, das modalidades de licitação pública, dos contratos e das compras, julgue o item seguinte. 


A lei de diretrizes orçamentárias (LDO) estabelece regras para a execução orçamentária do ano em curso e define exclusivamente regras para despesas dos Poderes Executivo e Legislativo. 

Alternativas
Q3052465 Administração Financeira e Orçamentária
Com relação ao Orçamento Plurianual, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Algumas entidades do setor público podem ter a opção de aprovar e publicar orçamentos plurianuais em vez dos orçamentos anuais.
( ) O orçamento plurianual é o orçamento aprovado para período maior do que um ano e não inclui a publicação de estimativas ou projeções futuras para períodos posteriores ao período a que se refere o orçamento.
( ) O orçamento plurianual não permite a transferência de dotações não utilizadas em determinado ano para períodos subsequentes.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: D
4: B
5: D
6: D
7: B
8: B
9: D
10: B
11: C
12: D
13: A
14: E
15: C
16: E
17: C
18: E
19: E
20: B