Questões de Concurso
Sobre abordagem humanística da administração - teoria das relações humanas em administração geral
Foram encontradas 618 questões
I. Os trabalhadores são criaturas sociais complexas, dotados de sentimentos, desejos e temores.
II. Os indivíduos alcançam suas satisfações por meio dos grupos sociais com que interagem.
III. Os operários devem se especializar nas tarefas para aumentar a eficiência produtiva.
Está condizente com a teoria das relações humanas o que se afirma em
São fatores secundários e menos importantes aqueles que dizem respeito à hierarquização da empresa, representada por seu organograma, principalmente no que tange à dinâmica das relações humanas estabelecidas.
A ênfase na estrutura organizacional é uma abordagem administrativa preconizada pela teoria das relações humanas, também conhecida como abordagem humanística da administração.
A abordagem humanística da administração representa a mudança de foco dos aspectos técnicos e formais administrativos para os aspectos sociológicos e psicológicos do trabalho.
Acerca das relações humanas, do desempenho profissional e do desenvolvimento de equipes de trabalho, julgue o item seguinte.
No que se refere aos sistemas de administração de Likert, no sistema autoritário benevolente, o processo decisório é centralizado na cúpula administrativa, permitindo pequeníssima delegação quanto às decisões de pequeno porte e de caráter rotineiro e repetitivo.
A transição da teoria clássica para a teoria das relações humanas na administração levou à priorização da descentralização de autoridade nas organizações, em detrimento da hierarquia rigorosa.
Em relação à evolução da administração, julgue o item a seguir.
A teoria das relações humanas tem entre suas origens a experiência de Hawthorne, que chegou à conclusão de que o nível de produção não é determinado pela capacidade física ou fisiológica do empregado, mas por normas sociais e expectativas grupais.
Segundo essa teoria sobre motivação, o ser humano é motivado não por estímulos salariais e econômicos, mas por
I. O eu: nossa essência, vontade que impulsiona o comportamento.
II. O outro: pode ser um amigo, familiar, colega de trabalho, etc.
III. O ambiente: local que coíbe a aproximação com o outro, como a escola, o lar ou a empresa, em um sentido amplo.
Assim, estão corretas as afirmações:
A. Teoria da Burocracia de Max Weber B. Teoria das Relações Humanas C. Teoria da Contingência D. Teoria da Estruturação
( ) 1. Ênfase na eficiência, hierarquia formal e regras claras. ( ) 2. Valorização das relações interpessoais e do ambiente psicológico no trabalho. ( ) 3. Adaptação da estrutura organizacional às contingências ambientais e tecnológicas. ( ) 4. Reconhecimento da dualidade entre estrutura social e técnica na organização.
Marque a alternativa estabelecida em sequência numérica, de cima para baixo
À medida que a convivência do ser humano em sociedade foi evoluindo, as formas organizacionais que envolvem o trabalho foram ficando mais complexas e o ser humano passou a se debruçar sobre essas formas organizacionais para estudá-las, criando as teorias das organizações e as escolas que abrangem linhas de pensamento com um mesmo enfoque para analisar as organizações. Essas teorias e escolas, por sua vez, são distinguidas umas das outras por suas características centrais, que nos permitem compreender como a própria administração foi se tornando mais abrangente e interdisciplinar. Considerando, então, essas características que distinguem as teorias e escolas, analise cada afirmação a seguir, que relaciona alguma teoria geral da administração ou escola a características definidoras.
I. A perspectiva humanística entende que é preciso conhecer as necessidades das pessoas para compreender suas atitudes e aplicar a motivação como meio potente de alcançar objetivos organizacionais, melhorando a qualidade de vida de quem atua na organização.
II. A abordagem comportamental considera que o ser humano é um ser social e, como tal, deve ter essa dimensão social levada em conta nos processos de trabalho, os quais envolvem uma dimensão formal, lógica, e uma dimensão informal, que influencia as próprias normas e valores da organização.
III. A administração científica busca racionalizar o trabalho e padronizar métodos, de modo a produzir com mais eficiência, encontrando o melhor método e o tempo considerado padrão para que uma tarefa seja executada.
Considerando-se essa relação entre a teoria ou escola e as
características definidoras, está correto o que se afirma em
A análise das políticas e práticas de pessoal de uma organização e avaliação do seu funcionamento atual, com propostas e sugestões de melhoria, é tarefa da/do