Questões de Administração Pública - Administração Pública em Sentido Amplo e estrito para Concurso
Foram encontradas 102 questões
Os princípios da Administração Pública são regras de observância obrigatória para o bom administrador. O princípio administrativo que preceitua que a atuação do administrador público deve destinar-se a atender o interesse público denomina-se:
Administração societal é um tipo de administração pública que conta com:
Um dos modelos de administração pública com base em paradigmas que ainda persistem, apesar da evolução da gestão pública em algumas sociedades mais modernas, que vê a coisa pública (res publica) não pertencente à coletividade, mas às pessoas que comandam e administram o patrimônio público como sua propriedade pessoal, sem preocupação com regras e/ou legislação, é conceituado como Administração
Um dos princípios da Administração Pública afirma que o administrador não pode agir, nem deixar de agir, senão de acordo com a lei, na forma determinada. Esse princípio diz ainda que, ao administrador, é permitido apenas fazer o que a lei ordena. Assinale a opção que apresenta esse princípio.
A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de:
Leia as afirmativas a seguir:
I. Informar adequadamente a direção da instituição sobre os indicativos de satisfação dos usuários é uma forma de contribuir para a melhoria do atendimento no serviço público.
II. Buscar a satisfação do cidadão que utiliza os serviços públicos é o principal objetivo do atendimento ao público em uma instituição municipal.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. O servidor deve evitar utilizar recursos de informação e comunicação adequados à realidade das pessoas que procuram os serviços na instituição.
II. Ao realizar um bom planejamento do tempo, o servidor tende a ficar alternando entre uma tarefa e outra ou ser constantemente interrompido enquanto está executando seu trabalho. Ou seja, a boa gestão do tempo impede a execução eficaz das atividades laborais.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia o texto a seguir e assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
A Constituição Federal de 1988, no caput de seu art. 37, torna explícitos alguns princípios que devem nortear o funcionamento da administração pública brasileira: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Nas palavras de Moraes (2010, p. 333): “[...] o princípio da eficiência é aquele que impõe à administração pública direta e indireta e a seus agentes a persecução do bem comum, por meio do exercício de suas competências de forma imparcial, neutra, transparente, participativa, eficaz, sem burocracia e sempre em busca da qualidade, primando pela adoção dos critérios legais e morais necessários para a melhor utilização possível dos recursos públicos, de maneira a evitarem-se desperdícios e garantirse uma maior rentabilidade social.” Note que a busca pela melhor utilização possível dos recursos públicos faz com que o princípio da eficiência aproxime-se muito da noção de __________, ou seja, da consecução do melhor custo X benefício no trabalho da administração pública, evitando-se o desperdício do dinheiro público.
A Administração Pública é a atividade desenvolvida pelo Estado ou seus delegados, sob o regime de Direito Público, destinada a atender, de modo direto e imediato, necessidades concretas da coletividade. É todo o aparelhamento do Estado para a prestação dos serviços públicos, para a gestão dos bens públicos e dos interesses da comunidade. Podem ser apontadas como características da Administração Pública:
I. prática de atos tão somente de execução – esses atos são denominados atos administrativos; quem pratica esses atos são os órgãos e seus agentes, que são sempre públicos.
II. exercício de atividade politicamente neutra – sua atividade é vinculada à Lei e não à Política.
III. competência limitada – o poder de decisão e de comando de cada área da Administração Pública é delimitado pela área de atuação de cada órgão.
Pode-se afirmar que:
No que se refere aos Princípios da Administração Pública, analise as afirmações a seguir:
I - O princípio da legalidade determina que o Auxiliar em Administração que exerce suas atividades no Instituto Federal do Piauí deverá agir em conformidade com a lei; quer dizer, se a lei não proíbe ele pode fazer.
II - O princípio da pessoalidade determina que o Auxiliar em Administração que exerce suas atividades no Instituto Federal do Piauí deve pautar suas ações orientadas para o interesse público, em detrimento de interesses particulares.
III - O princípio da moralidade determina que o Auxiliar em Administração que exerce suas atividades no Instituto Federal do Piauí, diante de alternativas possíveis, escolha aquela que represente o interesse público.
IV - O princípio da eficiência determina que o Auxiliar em Administração que exerce suas atividades no Instituto Federal do Piauí consuma adequadamente os insumos utilizados em determinado processo.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Em sentido formal, a Administração Pública pode ser conceituada como o(a):
Qual das alternativas abaixo não representa um dos princípios constitucionais da Administração Pública?
Marque a alternativa CORRETA sobre os conceitos relacionados à Administração Pública.
O conceito de que a Administração Pública deve agir de modo rápido e preciso com o fim de produzir resultados que satisfaçam as necessidades da população, diz respeito ao princípio da
Uma pessoa empregada na Administração Pública recebe a designação de:
I. Servidor público.
II. Funcionário público.
III. Servidor municipal.
IV. Servidor estadual.
Marque APENAS os itens que são correta e habitualmente usados para designar “Uma pessoa empregada na Administração Pública”.
Sobre os critérios de avaliação de programas e projetos na Administração Pública, assinale a alternativa correta.
Abordando o tema da Administração Pública na CRFB, é incorreto afirmar que:
Sobre a administração pública, assinale a opção CORRETA.
Sobre a hierarquia no serviço público, é INCORRETO afirmar que
Segundo a Emenda Constitucional nº 19, de 1998, os princípios da administração pública a serem observados nas três esferas de Governo (CHIAVENATO, 2009) devem se caracterizar pela