Questões de Concurso
Sobre administração pública gerencial em administração pública
Foram encontradas 544 questões
Acerca das abordagens clássica e sistêmica da administração e da evolução da administração pública no Brasil após 1930, julgue o item subsequente.
Na atual gestão pública brasileira, é requerida a observância de requisitos de governabilidade que dizem respeito à capacidade financeira, gerencial e técnica de governar.
I – A Administração Pública Gerencial é baseada na descentralização, na flexibilização das normas e na busca por resultados, inspirada na administração de empresas e focada na qualidade dos serviços prestados.
II - O modelo patrimonialista de administração pública é caracterizado pela harmonia entre o público e o privado, com foco na imparcialidade, eficiência e combate à corrupção.
Modelo
1 - Gerencialista
2 - Nova governança pública
Características
( ) Confiança. Parceria. Cooperação. Coordenação. Desempenho e conformidade. Integridade. Accountability. Equidade. Exerce autoridade quem detém confiança e capacidade de persuasão e de mobilização das redes públicas. O cidadão é visto como parceiro. Os agentes públicos atuam na criação e preservação de valor público.
( ) Normas flexíveis de interação (público/privado e governo/ Administração Pública). Desregulamentação. Extinção de monopólios.
( ) Competição. Eficiência produtiva, distributiva e alocativa. Autoridade é o contratante do serviço público. Cidadão é o contribuinte/cliente. Valorização da gestão privada. Os agentes públicos são motivados pelo interesse próprio.
( ) Adoção de múltiplas ferramentas de resolução dos problemas sociais (instrumentos de cooperação). Expansão das redes de políticas públicas. Coprodução de serviços de interesse público. Gestão de riscos e integridade. Prestação de contas (responsividade, baseada em riscos e resultados). Ênfase na criação e preservação de valor público (desempenho e conformidade).
( ) Fortalecimento dos mecanismos de coordenação governamental indireta (regulação). Normas de integração entre os setores do Estado (governo e sociedade civil). Irrelevância da dicotomia público/privado. Ênfase no exercício das garantias de transparência e participação.
( ) Adoção de procedimentos flexíveis de gestão (contratualização, privatização, terceirização, avaliação de desempenho, administração por objetivos). Prestação de contas (dos resultados alcançados). Ênfase nos resultados públicos (desempenho).
Assinale a alternativa que contém a sequência correta.
O modelo gerencial surge como proposta de aumento do tamanho do Estado.
I.Departamento de Protocolo: rigidez processual, ênfase em documentação física e assinaturas presenciais, hierarquia rígida.
II.Setor de Recursos Humanos: foco em resultados, avaliação por desempenho, capacitação continuada dos servidores.
III.Gabinete da Presidência: indicações baseadas em relações pessoais, concentração de decisões, ausência de procedimentos padronizados.
Considerando a evolução histórica dos modelos de gestão pública e suas características fundamentais, analise a situação apresentada e identifique a correta:
No âmbito da administração pública federal, a autonomia gerencial, orçamentária e financeira dos órgãos e entidades da administração direta e indireta poderá ser ampliada mediante a celebração de contrato de desempenho, a ser firmado entre seus administradores e o poder público.
Acerca de gestão de pessoas, julgue o item a seguir.
De acordo com os princípios da abordagem contingencial da administração, não existe uma forma única e ideal de gerir pessoas, sendo necessário adaptar as práticas a cada contexto organizacional.
O paradigma do cliente impacta de forma semelhante as organizações do setor público e as do setor privado, na medida em que os indivíduos são percebidos como pessoas físicas à procura da satisfação de seus interesses particulares.
Em relação à Administração Pública Federal e à gestão no serviço público, julgue o item seguinte.
No consumerism, ocorre o incremento na busca pela qualidade, decorrente da mudança do modo de ver o usuário do serviço, de mero contribuinte para cliente consumidor de serviços públicos.
(PEREIRA, 1999.)
“A administração _______________ baseia-se em regras rígidas e controle formal, priorizando conformidade e impessoalidade, mas podendo ser ineficiente e inflexível. A administração ____________ orienta-se por resultados e eficiência, valorizando transparência, flexibilidade e colaboração com o setor privado. A administração _____________ foca no benefício pessoal dos governantes, sem preocupar-se com os serviços públicos.” Com base nos três principais modelos de Administração Pública pelas quais o Brasil passou, assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Fonte: Chiavenato, Idalberto Administração geral e pública - 2.ed. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
Assinale a opção que corresponde corretamente à administração pública gerencial:
A modernização da administração pública pode ser alcançada exclusivamente através da implementação de novas tecnologias, sem a necessidade de alterações nos processos ou na cultura organizacional.
Assinale a alternativa cujas palavras completam, corretamente, o texto.
Um dos objetivos para as chamadas “atividades exclusivas”, constituinte do Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado, de 1995, era o de “Transformar as autarquias e fundações que possuem poder de Estado em agências autônomas, administradas segundo um, _________
No que tange à Reforma Gerencial da Administração Pública, assinalar alternativa INCORRETA.
Em novembro de 1995, o presidente Fernando Henrique Cardoso apresentou à sociedade brasileira o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. Para o modelo de administração adotado no referido Plano, a “eficiência da administração pública - a necessidade de reduzir custos e aumentar a qualidade dos serviços, tendo o cidadão como beneficiário - torna-se então essencial. A reforma do aparelho do Estado passa a ser orientada predominantemente pelos valores da eficiência e qualidade na prestação de serviços públicos e pelo desenvolvimento de uma cultura gerencial nas organizações” (Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. Brasília: Presidência da República, Câmara da Reforma do Estado, Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado, 1995. p. 21).
Disponível em: hetp://www.biblioteca,presidencia.gov.br/publicacoes-oficiais/catalogo/fhc/plano-diretor-da-reforma-do-aparelho-doestado-1995.pdf. Acesso em: 07 set, 2023.
A partir da leitura do enunciado acima, identifique a alternativa que contém o modelo de administração pública adotado pelo Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado: