Questões de Concurso
Sobre administração pública patrimonialista em administração pública
Foram encontradas 231 questões
Na administração pública brasileira, três modelos de gestão se destacaram ao longo do tempo: o patrimonialista, o burocrático e o gerencial, que se distingue dos demais por ser caracterizado pela impessoalidade e pelo formalismo.
Os modelos de administração pública patrimonialista, burocrática e gerencial foram marcos históricos com características específicas e distintas. Sobre esses modelos, analise as afirmativas:
I. O modelo patrimonialista é caracterizado pelo uso da máquina pública para interesses privados e pela ausência de separação entre o público e o privado.
II. A administração burocrática introduziu a profissionalização e a meritocracia, mas enfrentou críticas por sua rigidez excessiva.
III. O modelo gerencial é marcado pelo foco em processos e rotinas internas, com pouca ênfase nos resultados.
Estão corretas:
Julgue o item que se segue, relativo à administração pública.
A indistinção entre bens públicos e privados é uma característica do patrimonialismo na administração pública.
I – A Administração Pública Gerencial é baseada na descentralização, na flexibilização das normas e na busca por resultados, inspirada na administração de empresas e focada na qualidade dos serviços prestados.
II - O modelo patrimonialista de administração pública é caracterizado pela harmonia entre o público e o privado, com foco na imparcialidade, eficiência e combate à corrupção.
A criação do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) mostra a passagem do modelo burocrático de gestão para o modelo patrimonialista.
I.Departamento de Protocolo: rigidez processual, ênfase em documentação física e assinaturas presenciais, hierarquia rígida.
II.Setor de Recursos Humanos: foco em resultados, avaliação por desempenho, capacitação continuada dos servidores.
III.Gabinete da Presidência: indicações baseadas em relações pessoais, concentração de decisões, ausência de procedimentos padronizados.
Considerando a evolução histórica dos modelos de gestão pública e suas características fundamentais, analise a situação apresentada e identifique a correta:
Assinale a opção que explica o motivo para a adoção da Administração Pública burocrática clássica em substituição ao modelo patrimonialista.
São formas de Administração Pública:
I- Patrimonialista.
II- Burocrática.
III- Dimensional.
IV- Processual.
Estão CORRETAS as afirmativas:
(PEREIRA, 1999.)
“A administração _______________ baseia-se em regras rígidas e controle formal, priorizando conformidade e impessoalidade, mas podendo ser ineficiente e inflexível. A administração ____________ orienta-se por resultados e eficiência, valorizando transparência, flexibilidade e colaboração com o setor privado. A administração _____________ foca no benefício pessoal dos governantes, sem preocupar-se com os serviços públicos.” Com base nos três principais modelos de Administração Pública pelas quais o Brasil passou, assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
“Este modelo de administração pública se destaca pela concentração de poder nas mãos de uma única pessoa ou de poucas pessoas, de modo que um pequeno grupo privilegiado de uma sociedade vantagens e regalias Neste modelo, o aparelho do Estado funciona como a extensão do poder do soberano, e os seus auxiliares possuem status privilegiado”.
I. No modelo patrimonialista a estratégia é topdown, em que o dirigente principal define e decide as estratégias, gerando assim um plano mais estático e lentamente mutável.
II. No modelo burocrático a estratégia é técnicoeconômica, em que as decisões são da autoridade legal, gerando um plano mais estático e lentamente mutável com ênfase no atendimento das regras e normas legais.
Assinale a alternativa correta.
Julgue o item a seguir, acerca da evolução da administração pública e dos modelos de gestão pública.
A administração pública patrimonial caracteriza-se
precipuamente pela apropriação privada da coisa pública.
Durante a discussão, o Secretário, na tentativa de vencer a discussão, argumentou:
“Eu sou o Secretário, eu mando aqui! Essa Secretaria me pertence, tudo aqui me pertence e todos devem me obedecer, sem questionamentos! Aqui eu faço o que eu quiser, decido como eu quiser e não devo satisfações a ninguém, muito menos a você!”.
Analisando a fala do Secretário, é correto afirmar que ela se enquadra em uma postura alinhada com as características do seguinte modelo de administração pública:
Julgue o próximo item, a respeito da gestão governamental, das reformas administrativas e de modelos de gestão pública.
A passagem do modelo patrimonialista para o modelo
racional-legal (burocrático) eliminou totalmente as práticas
patrimonialistas.
Acerca da evolução do Estado moderno, dos modelos de gestão pública e do contexto de atuação política e gestão pública, julgue o item seguinte.
Obtenção de vantagens ilícitas e sobreposição dos interesses
pessoais aos interesses públicos são comportamentos
característicos do modelo de gestão patrimonialista.
Com relação aos modelos de Administração Pública, analise os itens a seguir:
I. A Administração Pública burocrática foi implementada como uma substituição ao modelo patrimonialista que predominava nas monarquias absolutas, onde havia uma confusão entre o patrimônio público e privado.
II. As consequências da sobrevivência do patrimonialismo e do enrijecimento burocrático, muitas vezes perversamente misturados, são o baixo custo e qualidade da Administração Pública.
III. O Decreto-Lei 200 dificultou a sobrevivência de práticas patrimonialistas e fisiológicas.
Está correto o que se afirma em