Questões de Concurso
Sobre paradigma pós-burocrático em administração pública
Foram encontradas 72 questões
Acerca de gestão de pessoas, julgue o item a seguir.
De acordo com os princípios da abordagem contingencial da administração, não existe uma forma única e ideal de gerir pessoas, sendo necessário adaptar as práticas a cada contexto organizacional.
Assinale a opção que indica uma característica do modelo da nova governança pública.
ssinale a opção que indica uma característica da nova gestão pública.
Após a reforma do aparelho do Estado brasileiro, a gestão pública passa a ser orientada predominantemente pelos valores da efi ciência e qualidade na prestação de serviços públicos e pelo desenvolvimento de uma cultura gerencial nas organizações. A respeito das estratégias adotadas pela administração pública gerencial, assinale a opção incorreta.
Com base nos conceitos de Administração Pública Gerencial, é correto afirmar que
A implantação da administração pública gerencial implicou na reforma da estrutura do Estado. A reformulação das estruturas públicas evidenciou a existência de quatro setores. Assinale a alternativa que apresenta atividades exclusivas que envolvem o poder do Estado.
Quando se fala de administração pública gerencial, se está falando de uma administração pública cuja referência é:
Em relação aos modelos gerencialistas, é correto afirmar:
A Emenda Constitucional nº 19 promoveu uma relevante reforma administrativa no Brasil, pela alteração de diversos dispositivos da Constituição Federal de 1988, incluindo a “eficiência” entre os princípios previstos no caput do art. 37 do texto constitucional e estabelecendo a necessidade de avaliação periódica de desempenho aos agentes públicos. Pode-se dizer que as alterações realizadas pela referida emenda constitucional podem ser mais adequadamente identificadas como modelo de Administração Pública
No Brasil a primeira proposta formal de qualidade para o setor público, criada em 1990, denomina-se Sub- Programa da Qualidade e Produtividade na Administração Pública, enfatizando a gestão de processos. A ele seguiram o Programa da Qualidade e Participação na Administração Pública (QPAP - 1996), e o Programa de Qualidade no Serviço Público (PQSP - 2000). Finalmente, em 2005 o Governo Federal lançou o GESPÚBLICA, direcionado para gestão por resultados orientada para o cidadão. Esse programa também recebe o nome de
O artigo 94 do Decreto-Lei nº 200/67 afirma: “O Poder Executivo promoverá a revisão da legislação e das normas regulamentares relativas ao pessoal do Serviço Público Civil, [...]”. Assinale a alternativa que apresenta um aspecto da gestão de recursos humanos explícito nessa lei.
Numere as atividades dos princípios fundamentais da Administração Pública, estabelecidas pelo Decreto-Lei nº 200, de fevereiro de 1967 (CHIAVENATO, 2009), segundo sua ordem progressiva.
( ) Planejamento.
( ) Coordenação.
( ) Controle.
( ) Delegação.
A sequência correta dessa numeração é
O Decreto-Lei nº 200, de 25 de fevereiro de 1967, segundo Chiavenato (2009), destacou que as atividades da Administração Federal obedecerão aos seguintes princípios fundamentais:
Assinale a opção que apresenta um exemplo de disfunção.
A reforma do aparelho do Estado, ocorrida a partir de 1995, buscou o fortalecimento e a descentralização da administração pública mediante a implantação de agências executivas e organizações sociais controladas por contratos de gestão.
( ) O modelo burocrático considera a autonomia dos colaboradores nas decisões institucionais.
( ) A organização informal é o resultado do relacionamento natural dos funcionários da empresa.
( ) A tecnologia, a economia, as variáveis políticas e os valores da sociedade são pressões ou forças internas que influenciam e impactam as instituições.
( ) Historicamente, na organização moderna, destacou-se o pensamento de que a empresa é um sistema cooperativo e que o diálogo com os funcionários é algo obrigatório.
Assinale a sequência correta.