Questões de Concurso
Sobre ambiente urbano em arquitetura
Foram encontradas 217 questões
I. Somente na construção de edifícios públicos ou privados destinados ao uso coletivo deverá ser observado, pelo menos, o seguinte requisito de acessibilidade: pelo menos um dos itinerários que comuniquem horizontal e verticalmente todas as dependências e serviços do edifício, entre si e com o exterior, deverá cumprir os requisitos de acessibilidade de que trata a referida lei.
II. Os edifícios de uso privado que devem possuir elevadores não precisam atender a requisitos mínimos de acessibilidade, como percursos acessíveis para conectar as unidades habitacionais ao exterior ou às áreas comuns, nem garantir que a cabine do elevador seja acessível a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
III. Os edifícios de uso privado a serem construídos com mais de um pavimento além do pavimento de acesso, à exceção das habitações unifamiliares, e que não estejam obrigados à instalação de elevador, deverão dispor de especificações técnicas e de projeto que facilitem a instalação de um elevador adaptado, devendo os demais elementos de uso comum destes edifícios atender aos requisitos de acessibilidade.
Quais estão corretas?
Quanto às vantagens do traçado em quadras quadradas ou retangulares, sem vias de penetração, é INCORRETO afirmar que
De acordo com essa norma, um requisito para a construção de um sanitário acessível é
Julgue o próximo item, conforme a NBR 9050:2020.
As portas de sanitários e boxes acessíveis não devem ser de correr, pois tornam a abertura mais difícil para a pessoa em cadeira de rodas.
Julgue o próximo item, conforme a NBR 9050:2020.
Em se tratando de reformas em edificações de uso coletivo com até 2 pavimentos de no máximo 150 m², as instalações sanitárias acessíveis podem estar localizadas em um único pavimento.
No que se refere a equipamentos públicos e mobiliário urbano, julgue o próximo item.
De acordo com a norma técnica relativa à acessibilidade de edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, as calçadas das vias não são classificadas como mobiliário ou equipamento urbano, configurando-se enquanto uma parte da via que é reservada ao trânsito de pedestres e, quando possível, à implantação de mobiliário, sinalização, vegetação e placas de sinalização.
Acerca das leis nacionais, julgue o item.
São consideradas barreiras arquitetônicas à
acessibilidade as existentes nas vias e nos espaços
públicos e privados abertos ao público ou de
uso coletivo.
As medidas necessárias para manobras de cadeira de rodas com e sem deslocamento são derivadas e se correlacionam em ambientes autogestionáveis, restando determinadas pelo autor do projeto.
As medidas necessárias para a manobra de cadeira de rodas sem deslocamento são, para rotação de 90° = 1,20 m × 1,20 m; para rotação de 180° = 1,50 m × 1,20 m; e para rotação de 360° = círculo com diâmetro de 1,50 m.
Desníveis de qualquer natureza devem ser evitados em rotas acessíveis. Eventuais desníveis no piso de até 20 mm dispensam tratamento especial.