Questões de Concurso
Sobre ambiente urbano em arquitetura
Foram encontradas 215 questões
I. Somente na construção de edifícios públicos ou privados destinados ao uso coletivo deverá ser observado, pelo menos, o seguinte requisito de acessibilidade: pelo menos um dos itinerários que comuniquem horizontal e verticalmente todas as dependências e serviços do edifício, entre si e com o exterior, deverá cumprir os requisitos de acessibilidade de que trata a referida lei.
II. Os edifícios de uso privado que devem possuir elevadores não precisam atender a requisitos mínimos de acessibilidade, como percursos acessíveis para conectar as unidades habitacionais ao exterior ou às áreas comuns, nem garantir que a cabine do elevador seja acessível a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
III. Os edifícios de uso privado a serem construídos com mais de um pavimento além do pavimento de acesso, à exceção das habitações unifamiliares, e que não estejam obrigados à instalação de elevador, deverão dispor de especificações técnicas e de projeto que facilitem a instalação de um elevador adaptado, devendo os demais elementos de uso comum destes edifícios atender aos requisitos de acessibilidade.
Quais estão corretas?
Quanto às vantagens do traçado em quadras quadradas ou retangulares, sem vias de penetração, é INCORRETO afirmar que
De acordo com essa norma, um requisito para a construção de um sanitário acessível é
Julgue o próximo item, conforme a NBR 9050:2020.
As portas de sanitários e boxes acessíveis não devem ser de correr, pois tornam a abertura mais difícil para a pessoa em cadeira de rodas.
Julgue o próximo item, conforme a NBR 9050:2020.
Em se tratando de reformas em edificações de uso coletivo com até 2 pavimentos de no máximo 150 m², as instalações sanitárias acessíveis podem estar localizadas em um único pavimento.
No que se refere a equipamentos públicos e mobiliário urbano, julgue o próximo item.
De acordo com a norma técnica relativa à acessibilidade de edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, as calçadas das vias não são classificadas como mobiliário ou equipamento urbano, configurando-se enquanto uma parte da via que é reservada ao trânsito de pedestres e, quando possível, à implantação de mobiliário, sinalização, vegetação e placas de sinalização.
Assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso sobre os princípios do desenho universal tendo com referências básicas as normas técnicas de acessibilidade (ABNT 9050/04).
( ) Equiparação nas possibilidades de uso: O design é útil e comercializável às pessoas com habilidades diferenciadas. ( )Flexibilidade no uso:O design atende a uma ampla gama de indivíduos, preferências e habilidades. ( )Uso Simples e intuitivo: O uso do design é de fácil compreensão, independentemente de experiência, nível de formação, conhecimento do idioma ou da capacidade de concentração do usuário. ( ) Captação da informação: O design pode ser utilizado com um mínimo de esforço, de forma eficiente e confortável.( )Tolerância ao erro: O design oferece espaços e dimensões apropriados para interação, alcance, manipulação e uso, independentemente de tamanho, postura ou mobilidade do usuário.
“O desenho universal caracteriza os elementos ou soluções que compõem a acessibilidade. A concepção e especificação de espaços e serviços públicos deve prever a sua utilização por qualquer indivíduo com autonomia e segurança. O desenho universal vai além do pensamento de eliminação de barreiras. Trata da produção de ambientes e elementos que possam atender a todos. [...]”
(Fonte: Brasil Acessível, Programa Brasileiro de Acessibilidade Urbana. Brasil, 2006)
Com base na definição clássica de Desenho Universal, e suas relações com o processo projetual, é qualidade dos espaços acessíveis:
I - Uso personalizado ao público específico em função de atividade específica.
II - Uso amplo e includente considerando a faixa etária média do público usuário.
III - O uso é restritivo em função do perfil do usuário padrão com medidas normais.
IV - O uso é flexível abrangendo a diversidade de características físicas humanas.
V - Uso simples e intuitivo, devendo ser de fácil compreensão, independentemente de experiência, nível de formação, conhecimento do idioma ou da capacidade de concentração do usuário.
O módulo de referência (M. R.) é a projeção, no piso, do espaço ocupado por uma pessoa em cadeira de rodas. Assinale a alternativa correta quanto a estas dimensões.
Informações visuais devem seguir premissas de textura, dimensionamento e contraste de cor dos textos e das figuras para que sejam perceptíveis por pessoas com baixa visão. Analise as afirmativas I, II e II abaixo, relacionadas aos textos contendo orientações, instruções de uso de áreas, objetos ou equipamentos, regulamentos e normas de conduta e assinale a alternativa correta.
I. Conter as mesmas informações escritas em Braille.
II. Conter apenas uma oração – uma sentença completa, com sujeito, verbo e predicado, nesta ordem.
III. Estar na forma afirmativa e não negativa.
A NBR 9050, que dispõe sobre acessibilidade de pessoas portadoras de deficiência a edificações, espaço, mobiliário e equipamentos urbanos, contém definições importantes para sua correta aplicação. Com relação a estas definições analise as afirmativas abaixo.
I. Deficiência: redução, limitação ou inexistência das condições de percepção das características do ambiente ou de mobilidade e de utilização de edificações, espaço, mobiliário, equipamento urbano e elementos, em caráter temporário ou permanente.
II. Espaço acessível: espaço que pode ser percebido e utilizado em sua totalidade por todas as pessoas, inclusive aquelas com mobilidade reduzida.
III. Desenho universal: aquele que visa a atender à maior gama de variações possíveis das características antropométricas e sensoriais da população.
A opção que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s) é
Assinale a opção que indica uma característica dos bancos, como componentes do mobiliário urbano.
“Concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem utilizados por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou projeto específico, incluindo os recursos de tecnologia assistiva”.
O enunciado acima se refere ao conceito de:
De acordo com a NORMA BRASILEIRA ABNT NBR9050/2015: Acessibilidade a edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos, responda às questões de 29 a 36.
O “trajeto contínuo, devidamente protegido, constituído por portas, corredores, antecâmaras, passagens externas, balcões, vestíbulos, escadas, rampas ou outros dispositivos de saída ou combinações destes, a ser percorrido pelo usuário, em caso de sinistro de qualquer ponto da edificação, até atingir uma área segura” é denominado: