Questões de Concurso Sobre ambiente urbano em arquitetura

Foram encontradas 209 questões

Q3141781 Arquitetura
“Os projetos de loteamento devem contemplar destinação de área pública, sendo essa compreendida nos limites de, no mínimo, ________ e, no máximo, ________, salvo acréscimo no limite máximo por proposta do loteador. A divisão dessa área deve ser de, no mínimo, ______________________________________________________________________”. Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Alternativas
Q3141775 Arquitetura
A sustentabilidade dos deslocamentos de pessoas e cargas, a partir da inclusão de instrumentos de regulamentação e normatização da circulação, e da implementação de restrições e soluções alternativas para a realização de contrapartidas sociais, amenizando os impactos decorrentes do aumento da frota veicular, no município de Cacoal, corresponde a
Alternativas
Q3141773 Arquitetura
Para plena execução de um projeto de readequação de sistema viário urbano em Cacoal, será necessária uma área adicional no sentido de comportar as modificações propostas. Para tanto, será utilizado o instrumento urbanístico denominado direito de preempção. Após levantamento de possíveis lotes e glebas na área de intervenção projetual, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q3136376 Arquitetura
Conforme a classificação das edificações quanto à sua ocupação apresentada na NBR 9077:2001, a ocupação J tem como exemplos:
Alternativas
Q3060924 Arquitetura
Nos planejamentos de obras, em um projeto que consta intervenções em vias urbanas, no sentido de adequá-las aos critérios de acessibilidade, é necessário verificar, entre outras, a compatibilidade entre a largura de uma via e o tempo necessário para travessias verificado em semáforo de pedestres. Diante do exposto, assinale a correta relação entre o tempo de travessia adequado à marcha de pessoas com mobilidade reduzida e a largura de uma via.
Alternativas
Q2955115 Arquitetura

Assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso sobre os princípios do desenho universal tendo com referências básicas as normas técnicas de acessibilidade (ABNT 9050/04).

( ) Equiparação nas possibilidades de uso: O design é útil e comercializável às pessoas com habilidades diferenciadas. ( )Flexibilidade no uso:O design atende a uma ampla gama de indivíduos, preferências e habilidades. ( )Uso Simples e intuitivo: O uso do design é de fácil compreensão, independentemente de experiência, nível de formação, conhecimento do idioma ou da capacidade de concentração do usuário. ( ) Captação da informação: O design pode ser utilizado com um mínimo de esforço, de forma eficiente e confortável.
( )Tolerância ao erro: O design oferece espaços e dimensões apropriados para interação, alcance, manipulação e uso, independentemente de tamanho, postura ou mobilidade do usuário.

Alternativas
Q2952566 Arquitetura

“O desenho universal caracteriza os elementos ou soluções que compõem a acessibilidade. A concepção e especificação de espaços e serviços públicos deve prever a sua utilização por qualquer indivíduo com autonomia e segurança. O desenho universal vai além do pensamento de eliminação de barreiras. Trata da produção de ambientes e elementos que possam atender a todos. [...]”

(Fonte: Brasil Acessível, Programa Brasileiro de Acessibilidade Urbana. Brasil, 2006)


Com base na definição clássica de Desenho Universal, e suas relações com o processo projetual, é qualidade dos espaços acessíveis:


I - Uso personalizado ao público específico em função de atividade específica.

II - Uso amplo e includente considerando a faixa etária média do público usuário.

III - O uso é restritivo em função do perfil do usuário padrão com medidas normais.

IV - O uso é flexível abrangendo a diversidade de características físicas humanas.

V - Uso simples e intuitivo, devendo ser de fácil compreensão, independentemente de experiência, nível de formação, conhecimento do idioma ou da capacidade de concentração do usuário.

Alternativas
Q2916076 Arquitetura

O módulo de referência (M. R.) é a projeção, no piso, do espaço ocupado por uma pessoa em cadeira de rodas. Assinale a alternativa correta quanto a estas dimensões.


Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q2913454 Arquitetura

Informações visuais devem seguir premissas de textura, dimensionamento e contraste de cor dos textos e das figuras para que sejam perceptíveis por pessoas com baixa visão. Analise as afirmativas I, II e II abaixo, relacionadas aos textos contendo orientações, instruções de uso de áreas, objetos ou equipamentos, regulamentos e normas de conduta e assinale a alternativa correta.


I. Conter as mesmas informações escritas em Braille.

II. Conter apenas uma oração – uma sentença completa, com sujeito, verbo e predicado, nesta ordem.

III. Estar na forma afirmativa e não negativa.

Alternativas
Ano: 2008 Banca: UFRRJ Órgão: UFRRJ Prova: UFRRJ - 2008 - UFRRJ - Arquiteto |
Q2889846 Arquitetura

A NBR 9050, que dispõe sobre acessibilidade de pessoas portadoras de deficiência a edificações, espaço, mobiliário e equipamentos urbanos, contém definições importantes para sua correta aplicação. Com relação a estas definições analise as afirmativas abaixo.

I. Deficiência: redução, limitação ou inexistência das condições de percepção das características do ambiente ou de mobilidade e de utilização de edificações, espaço, mobiliário, equipamento urbano e elementos, em caráter temporário ou permanente.

II. Espaço acessível: espaço que pode ser percebido e utilizado em sua totalidade por todas as pessoas, inclusive aquelas com mobilidade reduzida.

III. Desenho universal: aquele que visa a atender à maior gama de variações possíveis das características antropométricas e sensoriais da população.

A opção que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s) é

Alternativas
Q2881871 Arquitetura

Assinale a opção que indica uma característica dos bancos, como componentes do mobiliário urbano.

Alternativas
Q2689828 Arquitetura

“Concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem utilizados por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou projeto específico, incluindo os recursos de tecnologia assistiva”.


O enunciado acima se refere ao conceito de:

Alternativas
Q2684248 Arquitetura

De acordo com a NORMA BRASILEIRA ABNT NBR9050/2015: Acessibilidade a edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos, responda às questões de 29 a 36.

O “trajeto contínuo, devidamente protegido, constituído por portas, corredores, antecâmaras, passagens externas, balcões, vestíbulos, escadas, rampas ou outros dispositivos de saída ou combinações destes, a ser percorrido pelo usuário, em caso de sinistro de qualquer ponto da edificação, até atingir uma área segura” é denominado:

Alternativas
Q2684247 Arquitetura

De acordo com a NORMA BRASILEIRA ABNT NBR9050/2015: Acessibilidade a edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos, responda às questões de 29 a 36.

O termo “espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias ou elemento que possa ser alcançado, acionado, utilizado e vivenciado por qualquer pessoa” é definido por:

Alternativas
Q2667675 Arquitetura

De acordo com a norma NBR 9050, alguns termos e definições são apresentados para compreensão da mesma.


Assim, a área com acesso direto para uma saída, destinada a manter em segurança pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, enquanto aguardam socorro em situação de sinistro, é denominada área de:

Alternativas
Q2665651 Arquitetura

De acordo com a NBR 9050, analise as afirmativas e assinale a que faz afirmação correta.


I- As áreas de qualquer espaço, edificação de uso público ou coletivo, devem ser servidas de uma, ou mais rotas acessíveis.

II- A rota acessível é um trajeto contínuo, desobstruído e sinalizado, que conecta os ambientes externos e internos de espaços e edificações, pode ser utilizada de forma autônoma e segura por todas as pessoas.

III- As edificações residenciais multifamiliares, condomínios e conjuntos habitacionais necessitam ser acessíveis em suas áreas de uso comum.

IV- A rota acessível não pode coincidir com a rota de fuga.

V- A rota acessível externa incorpora estacionamentos, calçadas, faixas de travessias de pedestres, rampas, escadas, passarelas e outros elementos da circulação. A rota acessível interna incorpora corredores, pisos, rampas, escadas, elevadores e outros elementos da circulação.

Alternativas
Ano: 2024 Banca: NC-UFPR Órgão: UFPR Prova: NC-UFPR - 2024 - UFPR - Arquiteto e Urbanista |
Q2568177 Arquitetura
Qual alternativa apresenta um equipamento público comunitário?
Alternativas
Q2550747 Arquitetura
Sobre a acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: Quadrix Órgão: NOVACAP Prova: Quadrix - 2024 - NOVACAP - Arquiteto |
Q2515118 Arquitetura

Acerca das leis nacionais, julgue o item.


São consideradas barreiras arquitetônicas à acessibilidade as existentes nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo.

Alternativas
Q2513458 Arquitetura
Segundo a literatura específica, acessibilidade significa a qualidade daquilo que é acessível, que pode ser acessado, alcançado. Já a inclusão acontece quando um público é de fato incluído, acolhido, recebido em algum espaço ou atividade, de forma independente e equânime. No caso da arquitetura e urbanismo, existem ainda hoje espaços que são considerados acessíveis, mas que não apresentam soluções suficientes para serem considerados inclusivos. Assinale a alternativa que apresenta uma situação em que o ambiente descrito é acessível, mas não inclusivo. 
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: C
4: C
5: C
6: C
7: B
8: C
9: A
10: E
11: E
12: D
13: B
14: D
15: E
16: D
17: A
18: B
19: C
20: E