Questões de Concurso
Sobre cartas patrimoniais em arquitetura
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Considerando essa informação, assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma característica comum entre as diferentes cartas patrimoniais.
Acerca das cartas patrimoniais e de sua relevância para a discussão do patrimônio cultural, julgue o item subsequente.
A Carta de Florença (1981) e a Carta de Juiz de Fora (2010)
dedicam-se à proteção dos jardins históricos.
Acerca das cartas patrimoniais e de sua relevância para a discussão do patrimônio cultural, julgue o item subsequente.
A Carta de Veneza (1964) centrava-se na noção de
monumento histórico restrito ao elemento arquitetônico
isolado, correspondente às grandes criações.
Acerca das cartas patrimoniais e de sua relevância para a discussão do patrimônio cultural, julgue o item subsequente.
Escrita como uma complementação à Carta de
Veneza (1964), a Carta de Washington (1986) dedica-se ao
patrimônio cultural imaterial, entendido como o conjunto de
práticas, representações, expressões, conhecimentos e
técnicas que as comunidades, os grupos e os indivíduos
reconhecem como parte integrante de seu patrimônio
cultural.
No século XX, as Cartas Patrimoniais, particularmente a Carta de Veneza, Carta Internacional sobre Conservação e Restauração de Monumentos e Sítios, aprovada em maio de 1964 no II Congresso Internacional de Arquitetos e Técnicos dos Monumentos Históricos, passaram a estabelecer critérios de intervenção para restauração de monumentos que são aceitos internacionalmente. Sobre o assunto, assinale a alternativa INCORRETA.
Segundo a Carta de Veneza, os sítios monumentais devem ser objeto de cuidados especiais, para salvar sua integridade, assegurar seu mapeamento, sua localização e valorização. Os trabalhos de preservação e restauração neles executados devem inspirar-se nos seguintes princípios:
I. A noção de monumento histórico compreende, além da obra arquitetônica em si, os sítios urbanos e rurais, testemunhos de uma civilização determinada de uma evolução significativa e de fato histórico. essa noção compreende as grandes criações e também as obras modestas que, através do tempo, adquiriram valor cultural significativo.
II. O monumento é inseparável do ambiente em que se situa e do qual é testemunho histórico.
III. Os acréscimos à construção de um monumento não devem permanecer, uma vez que a unidade do estilo se constitui como meta final da restauração.
A opção que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s) é
O uso de estilos do passado, sob pretextos de estética, em novas construções edificadas em zonas históricas, traz conseqüências nefastas. A utilização de tais recursos ou a introdução de tais iniciativas não serão tolerados de nenhuma forma. Esta é uma afirmação que consta do(a):
De acordo com a Carta de Burra, de 1980, documento base para a conservação de patrimônio reconhecida e aceita mundialmente, descreve restauro como sendo a retomada para um estado anterior conhecido, removendo acréscimos ou reunindo elementos existentes sem a introdução de novos materiais. Quanto às ações que estão associadas ao restauro, analise as afirmativas abaixo.
I. Conservação, que é o processo de cuidar de um lugar para manter seu significado cultural podendo implicar, ou não, na preservação, na restauração e na manutenção.
II. Manutenção, que é o cuidado de proteção contínua de um lugar e sua configuração, e, diferentemente do reparo, não envolve a restauração ou reconstrução.
III. Preservação, que é a proteção, a manutenção do estado existente, retardando a deterioração.
IV. Reconstrução, que visa voltar o lugar a um estágio anterior conhecido, mas com o acréscimo de novos elementos.
Assinale a alternativa correta.
I - A Carta de Veneza de 1964.
II - A Carta do Icomos de 2007.
III - A Carta de Londres de 2009.
Da documentação acima, pode-se dizer que:
I - O documento foi concebido no espírito da Carta de Veneza, desenvolvendo e ampliando esse documento em resposta ao alargamento dos conceitos referentes ao escopo do que é patrimônio cultural.
II - A principal contribuição fornecida pela consideração do valor de autenticidade na prática da conservação é clarificar e iluminar a memória coletiva da humanidade.
III - Todos os julgamentos sobre atribuição de valores conferidos às características culturais de um bem devem atender a critérios fixos, reconhecidos internacionalmente.
Das afirmativas acima:
I. A Carta de Atenas, elaborada durante o IV Congresso Internacional de Arquitetura Moderna (CIAM), realizado na cidade de Atenas no ano de 1933, foi um grande marco para o urbanismo moderno, dendendo a separação da cidade em áreas distintas: áreas residenciais, de recreação e de trabalho, correspondentes a funções primordiais da cidade: residir, trabalhar, recrear, além de circular. II. A Carta do Planejamento Territorial, elaborada em 1952, na cidade de La Tourrete, França, em reunião do Grupo Economia e Humanismo, destacou a importância de que o planejamento deveria ser tratado como um processo, incluindo a preocupação com a participação popular. III. A Carta dos Andes, elaborada durante o Seminário de Técnicos e Funcionários em Planejamento Urbano, em 1958, em Bogotá, na Colômbia, se destaca por pensar no lazer como a quinta função da cidade, havendo a preocupação de integrá-la com o meio ambiente. IV. O Plano Piloto para Brasília mantém zonas urbanas bem definidas e separadas entre edifícios públicos, setor residencial, bancário, hoteleiro, etc., demonstrando influência da Carta de Atenas. V. Entre os avanços da Constituição de 1988 na seara da política urbana está a inclusão da população como corresponsável pela condução do planejamento das ações no município.
São corretos os itens:
Assinale a opção que apresenta a recomendação referente a esse objetivo, que abrange todos os segmentos do público-chave: governamentais, intragovernamentais, reguladores, empresas, setor privado, instituições e organizações.
Marque a alternativa que apresenta o nome correto da Carta Patrimonial em que é pontuado o cuidado com os jardins históricos, sendo estes uma composição arquitetônica e vegetal que apresenta interesse público.