Questões de Arquitetura - Teoria e História do Patrimônio para Concurso

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Q2494529 Arquitetura
A Praça Ari Coelho, situada na cidade de Campo Grande, no estado do Mato Grosso do Sul, é um exemplo emblemático de reconfiguração de uma praça consagrada. Em 1996, recebeu um projeto totalmente novo, elaborado por um escritório de arquitetura da própria cidade. Analise as afirmativas abaixo sobre essa reconfiguração, considerando V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):


I – Apesar de o novo projeto imprimir uma linguagem contemporânea de desenho, contrapondo-se à anterior, o traçado eclético não foi totalmente esquecido, visto que, com o objetivo de manter a memória, foi proposto um novo desenho de piso na forma dos antigos caminhos;


II – Se o antigo projeto era fortemente caracterizado pela imprecisão do traçado orgânico, o projeto de reforma empregou formas geométricas na reformulação dos canteiros e jardins, propiciando clara percepção dos caminhos;


III – Mesmo com grandes alterações formais, não houve mudança estrutural do antigo programa contemplativo e de recreação infantil, pois foram acrescentadas apenas as atividades de lazer cultural, com a implantação de um anfiteatro.


A sequência correta é:
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Q2490653 Arquitetura
Na Carta para Educação dos Arquitetos, elaborada pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e pela UIA (União Internacional dos Arquitetos), Arquitetura é definida como:
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Q2488862 Arquitetura
No que diz respeito à história da arquitetura, todo o século XIX assistirá a uma série de crises estéticas que se traduzem nos movimentos chamados revivalistas. A primeira tentativa de resposta à questão tradição x industrialização se deu pelo pensamento dos românticos John Ruskin e William Morris, proponentes de um movimento estético que ficou conhecido justamente por Arts & crafts. O movimento propôs:
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Q2021448 Arquitetura

LEIA O TEXTO ABAIXO, COM ATENÇÃO, ANTES DE RESPONDER À QUESTÃO.


“Nas quadras em que a maioria dos imóveis ainda mantinha suas características originais, o critério utilizado foi de proteger o conjunto, através de suas fachadas e telhados [...]. Na eventualidade de já existirem imóveis totalmente descaracterizados ou lotes vazios [...] seriam permitidas novas construções desde que sua altura não ultrapassasse a média existente (10,5 m) e que seu projeto se integrasse ao conjunto edificado. [...] alguns imóveis [...] já estavam em processo de descaracterização, mas ainda apresentavam elementos que permitiam sua recomposição. Nesses casos, eles seriam obrigados a manter as características originais da edificação, adotando, entretanto, uma linguagem contemporânea nos elementos recuperados [...].”

[PINHEIRO, A. I. de Freitas. In: Anais do II SEDUR, 1986]

O texto acima se refere a um instrumento de:
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Q1991796 Arquitetura
Assinale a opção que apresenta um aspecto que descreve o estilo Barroco das obras no Estado da Paraíba e de outros Estados “açucareiros” do Nordeste brasileiro. 
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Ano: 2022 Banca: IDECAN Órgão: TJ-PI Prova: IDECAN - 2022 - TJ-PI - Arquiteto |
Q1987485 Arquitetura
Em uma edificação tombada como patrimônio cultural, há a necessidade de instalar um sistema de climatização artificial nos ambientes internos. Para tanto, como princípio das técnicas retrospectivas, deve-se preservar a matéria do bem edificado. Ao mesmo tempo, deve-se compatibilizá-la com o acolhimento dessa tecnologia a ser instalada. Um dos elementos impactantes é o dos condensadores e que cria um desafio projetual aos profissionais de engenharia e de arquitetura e urbanismo. Diante do cenário lançado, qual perspectiva se coloca adequada para compatibilizar a preservação dos valores patrimoniais e da ambiência do bem acautelado, com a instalação do sistema de ar condicionado, especificamente do destino de seus condensadores? 
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Q1915057 Arquitetura
Julgue o item seguinte, considerando a legislação pertinente ao patrimônio cultural, ambiental e arquitetônico no Brasil. 
A proteção do patrimônio histórico e artístico nacional é organizada, até hoje, pelo Decreto-lei n.º 25/1937. 
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Ano: 2021 Banca: FGV Órgão: FUNSAÚDE - CE Prova: FGV - 2021 - FUNSAÚDE - CE - Arquiteto |
Q1842472 Arquitetura
O arquiteto austríaco Camillo Sitte, autor de planos de ampliação de algumas cidades austríacas, observa a paisagem da cidade moderna e releva seus inconvenientes. Assinale a opção que apresenta um desses inconvenientes. 
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Q994819 Arquitetura

Brasília foi planejada conforme os conceitos do urbanismo moderno, sobretudo naquilo que se refere à Carta de Atenas de 1933. Devido a sua importância, a cidade foi reconhecida como patrimônio cultural em três instâncias: local, nacional e mundial.

Considerando as características de Brasília e os instrumentos de proteção do patrimônio cultural, julgue o item que segue.


O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) responde pela preservação do patrimônio cultural brasileiro; entre os instrumentos de proteção do patrimônio material em utilização pelo IPHAN, o tombamento é o mais antigo.

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Q929234 Arquitetura

Além da conservação de coleções vivas, o SRBM exerce ainda um importante papel social ao oferecer à comunidade atividades educativas voltadas à conservação do meio ambiente e do patrimônio cultural. Com relação à importância da educação ambiental e patrimonial e aos diferentes aspectos relacionados a essa temática, julgue o próximo item.


A preservação de bens culturais por intermédio da educação patrimonial deve ser efetuada em espaços diferentes daqueles da vida cotidiana das pessoas, de modo a se garantir a integridade do patrimônio preservado.

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Q929231 Arquitetura

Além da conservação de coleções vivas, o SRBM exerce ainda um importante papel social ao oferecer à comunidade atividades educativas voltadas à conservação do meio ambiente e do patrimônio cultural. Com relação à importância da educação ambiental e patrimonial e aos diferentes aspectos relacionados a essa temática, julgue o próximo item.


Na educação ambiental, o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente.

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Q929230 Arquitetura

Além da conservação de coleções vivas, o SRBM exerce ainda um importante papel social ao oferecer à comunidade atividades educativas voltadas à conservação do meio ambiente e do patrimônio cultural. Com relação à importância da educação ambiental e patrimonial e aos diferentes aspectos relacionados a essa temática, julgue o próximo item.


A educação patrimonial envolve processos educativos formais e não formais, proporcionando compreensão social e histórica das referências culturais e colaborando para o seu reconhecimento, sua valorização e sua preservação.

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Q929226 Arquitetura

Com relação ao tombamento e à preservação do patrimônio do SRBM, julgue o item seguinte.


Na década de oitenta do século passado, Darcy Ribeiro, então secretário extraordinário de ciência e cultura do estado do Rio de Janeiro, solicitou ao Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC) estudo sobre a preservação da produção botânica e artística de Roberto Burle Marx.

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Q929218 Arquitetura

O Sítio Roberto Burle Marx (SRBM) reúne obras do paisagista brasileiro Roberto Burle Marx, reconhecido mundialmente pela beleza de seus jardins e pela tropicalidade de seus projetos. No que se refere ao SRBM, julgue o item a seguir.


Originalmente denominado de Sítio de Santo Antônio da Bica, o SRBM foi doado ao IPHAN no ano de 2015, logo após o falecimento de Burle Marx.

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Q929216 Arquitetura

Com relação à participação e à interferência humana em parques e jardins históricos, julgue o próximo item.


A restituição de um jardim histórico, considerado um bem patrimonial imóvel, é uma ação que tem como objetivo recuperar o todo ou parte dos elementos que o compõem e, assim, preservar a integridade e a originalidade desse bem cultural.

Alternativas
Q929214 Arquitetura

Com relação à participação e à interferência humana em parques e jardins históricos, julgue o próximo item.


Um jardim histórico considerado autêntico mantém suas características principais, sem desprezar eventuais alterações decorrentes do passar do tempo.

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Q928798 Arquitetura

Considerando a possibilidade de intervenção de restauro em um edifício tombado em processo de arruinamento, julgue o item que se segue, com base nas teorias da restauração.


Camillo Boito defende que restaurar um edifício não é mantê-lo, repará-lo ou refazê-lo, mas restabelecê-lo em um estado completo que pode nunca ter existido em dado momento.

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Q928521 Arquitetura
    Em 1937, os intelectuais modernistas, baseados em certas concepções de arte, história, tradição e nação, criaram o conceito de patrimônio que se tornou hegemônico no Brasil por meio do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN). A escrita da história era pressuposto da atividade de preservação do patrimônio cultural no Brasil, por isso foi preservado aquilo que seria fonte da história ou prova documental da articulação identitária nacional. A arquitetura colonial e barroca era testemunho de épocas pregressas, às quais se articulavam os conceitos e preceitos de constituição nacional. Ela era fonte de produção de conhecimento, institucionalizada nas práticas de preservação no Brasil e nos primeiros momentos de escrita da história da arquitetura. Lançou-se mão do tombamento como recurso de afirmação da arquitetura, defendida como garantia da materialidade e prova de originalidade não só às gerações futuras, mas às ameaças do presente. Os tombamentos eram a prova final da vitória. No caso dos arquitetos “modernos da repartição”, fundadores das práticas de preservação no Brasil, a relação entre materialidade e escrita da história esteve lado a lado das justificativas por proteções legais dos bens selecionados. A história da arquitetura era operacionalizada também por meio das fontes (no caso bens culturais) disponibilizados às gerações futuras.

Flávia Nascimento. Patrimônio cultural e escrita da história: a hipótese do documento na prática do Iphan nos anos 1980. In: Anais do Museu Paulista, 2016 (com adaptações).

Considerando as informações apresentadas no texto precedente, julgue os itens a seguir, acerca da história da preservação patrimonial cultural no Brasil.


A institucionalização da política de preservação do patrimônio cultural no Brasil foi vetada pelo governo ditatorial de Getúlio Vargas.

Alternativas
Q928520 Arquitetura
    Em 1937, os intelectuais modernistas, baseados em certas concepções de arte, história, tradição e nação, criaram o conceito de patrimônio que se tornou hegemônico no Brasil por meio do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN). A escrita da história era pressuposto da atividade de preservação do patrimônio cultural no Brasil, por isso foi preservado aquilo que seria fonte da história ou prova documental da articulação identitária nacional. A arquitetura colonial e barroca era testemunho de épocas pregressas, às quais se articulavam os conceitos e preceitos de constituição nacional. Ela era fonte de produção de conhecimento, institucionalizada nas práticas de preservação no Brasil e nos primeiros momentos de escrita da história da arquitetura. Lançou-se mão do tombamento como recurso de afirmação da arquitetura, defendida como garantia da materialidade e prova de originalidade não só às gerações futuras, mas às ameaças do presente. Os tombamentos eram a prova final da vitória. No caso dos arquitetos “modernos da repartição”, fundadores das práticas de preservação no Brasil, a relação entre materialidade e escrita da história esteve lado a lado das justificativas por proteções legais dos bens selecionados. A história da arquitetura era operacionalizada também por meio das fontes (no caso bens culturais) disponibilizados às gerações futuras.

Flávia Nascimento. Patrimônio cultural e escrita da história: a hipótese do documento na prática do Iphan nos anos 1980. In: Anais do Museu Paulista, 2016 (com adaptações).

Considerando as informações apresentadas no texto precedente, julgue os itens a seguir, acerca da história da preservação patrimonial cultural no Brasil.


A preservação de conjunto de bens móveis e imóveis de interesse particular voltados a fatos memoráveis da história do Brasil e ao valor material do bem tombado é prevista em legislação vigente do SPHAN.

Alternativas
Q928519 Arquitetura
    Em 1937, os intelectuais modernistas, baseados em certas concepções de arte, história, tradição e nação, criaram o conceito de patrimônio que se tornou hegemônico no Brasil por meio do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN). A escrita da história era pressuposto da atividade de preservação do patrimônio cultural no Brasil, por isso foi preservado aquilo que seria fonte da história ou prova documental da articulação identitária nacional. A arquitetura colonial e barroca era testemunho de épocas pregressas, às quais se articulavam os conceitos e preceitos de constituição nacional. Ela era fonte de produção de conhecimento, institucionalizada nas práticas de preservação no Brasil e nos primeiros momentos de escrita da história da arquitetura. Lançou-se mão do tombamento como recurso de afirmação da arquitetura, defendida como garantia da materialidade e prova de originalidade não só às gerações futuras, mas às ameaças do presente. Os tombamentos eram a prova final da vitória. No caso dos arquitetos “modernos da repartição”, fundadores das práticas de preservação no Brasil, a relação entre materialidade e escrita da história esteve lado a lado das justificativas por proteções legais dos bens selecionados. A história da arquitetura era operacionalizada também por meio das fontes (no caso bens culturais) disponibilizados às gerações futuras.

Flávia Nascimento. Patrimônio cultural e escrita da história: a hipótese do documento na prática do Iphan nos anos 1980. In: Anais do Museu Paulista, 2016 (com adaptações).

Considerando as informações apresentadas no texto precedente, julgue os itens a seguir, acerca da história da preservação patrimonial cultural no Brasil.


A preservação do patrimônio pelo tombamento não garante proteção material dos bens arquitetônicos selecionados.

Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: D
4: A
5: C
6: D
7: C
8: C
9: C
10: E
11: C
12: C
13: C
14: E
15: E
16: C
17: E
18: E
19: E
20: E