Questões de Concurso
Sobre uso e ocupação do solo em arquitetura
Foram encontradas 561 questões
Com referência ao parcelamento do solo no planejamento e projeto urbanos, julgue o seguinte item.
Loteamento consiste na subdivisão de gleba em lotes
destinados a edificação, com aproveitamento do sistema
viário existente, desde que não implique a abertura de novas
vias e logradouros públicos nem o prolongamento, a
modificação ou a ampliação dos já existentes.
1) O uso do solo é fator importante para estabelecer uma forma urbana sustentável, e a setorização ou zonificação de certas atividades pode ser uma estratégia de planejamento adequada a essa finalidade.
2) Com relação à densidade urbana, considera-se que tanto a baixa densidade como a alta densidade apresentam pontos positivos e negativos quanto à sustentabilidade, e que cada cidade deve avaliar as condições apropriadas, levando em consideração as suas características particulares e o seu contexto, pois não é possível adotarmos soluções universais.
3) O uso do solo, a densidade e os diversos modais de transporte estão intimamente vinculados. O transporte deve ser planejado no espaço da cidade de forma a fomentar o seu uso generalizado.
Está(ão) correta(s):
(Fonte: ACIOLY, C.; DAVIDSON, F. Densidade urbana um instrumento de planejamento e gestão urbana. 2ª ed. Rio de Janeiro: Mauad, 1998).
Em relação a densidade urbana e parâmetros urbanos, verifique as afirmativas abaixo:
I - Um dos instrumentos que a legislação de parâmetros construtivos tem para buscar equilibrar a densidade arquitetônica e a capacidade das infraestruturas urbanas é o Índice de Aproveitamento do Terreno (IAT).
II - A Taxa de Ocupação (T.O.) é o parâmetro que limita a área total construída de todos os andares da ocupação, calculados em função da área do terreno onde será edificado o projeto.
III - Outro parâmetro urbanístico é a Taxa de Permeabilidade, que define uma área livre mínima do lote, calculada em função do tamanho do terreno, onde nenhuma arquitetura ou pavimentação impermeável pode ser construída.
Está correto o que se afirma em:
Assinale a alternativa que demonstra alguns fins de interesse público de planejamento urbano, levando-se em consideração que o planejamento do uso do solo urbano deve ter como uma de suas finalidades o interesse público da coletividade.
O registro de um parcelamento aprovado pela Prefeitura Municipal só poderá ser cancelado, exclusivamente, por requerimento do loteador, com anuência da prefeitura, enquanto a aquisição dos lotes restringirem-se a:
Sobre projeto de urbanismo, assinale a alternativa falsa:
Considere os seguintes parâmetros construtivos:
Coeficiente de aproveitamento: 2
Taxa máxima de ocupação do solo (%): 50
Taxa mínima de permeabilidade do solo (%): 25
Número de pavimentos: 4
Recuo frontal: 5 m
Em um terreno com área de 450,00 m2, com dimensões de 15x30 m, seria viável a construção de uma edificação com as seguintes características:
Analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Gleba: área de terra resultante do arruamento e loteamento de glebas, ou do desmembramento ou remembramento de lotes.
( ) Lote: área de terra que não foi objeto de arruamento e loteamento.
( ) Alinhamento: divisa entre o lote ou gleba e o logradouro público.
( ) Testada ou frente do lote ou gleba: alinhamento correspondente à via pública de circulação, sendo que, nos lotes ou glebas voltados para mais de uma via pública de circulação, será considerado como testada o alinhamento em que se situar o acesso principal do imóvel.
( ) Profundidade do lote ou gleba: distância entre a frente e o fundo do lote ou gleba; se a forma do lote ou gleba for irregular, adota-se a profundidade média.
( ) Balanço: toda construção, em qualquer pavimento acima do térreo, cuja projeção horizontal situa-se fora do perímetro determinado pelos elementos estruturais ou de vedação do pavimento térreo.
A sequência está correta em
No âmbito dos instrumentos da política urbana, lei municipal específica, baseada no Plano Diretor, poderá delimitar área para aplicação de operações urbanas consorciadas.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. A operação urbana consorciada é o conjunto de intervenções e medidas especificamente coordenadas entre o Poder Público Municipal e os investidores privados, com vistas à valorização ambiental.
II. A modificação de características de parcelamento, uso e ocupação do solo e subsolo, é medida prevista nas operações urbanas consorciadas, desde que não alterem as normas edilícias.
III. O programa de atendimento econômico e social para a população diretamente afetada pela operação deverá constar, obrigatoriamente, do plano de operação urbana consorciada.
Assinale:
As determinações legais referentes ao terreno e ao edifício a ser projetado, como a legislação municipal, são essenciais para as tomadas de decisões e o correto desenvolvimento do projeto arquitetônico. Levando-se em conta que, em atendimento à legislação municipal pertinente a um terreno com área de 5.000 m², em um estudo de viabilidade técnico-econômico para um Centro Cultural, um arquiteto utilizou a Taxa de Ocupação (T.O.) máxima permitida de 50% e o Coeficiente de Aproveitamento (C.A.) básico 1. Além disso, nesse estudo, o arquiteto optou por deixar todos os pavimentos com a mesma área (m²). Com base nessas informações, o T.O., o C.A. e o número de pavimentos do Centro Cultural proposto neste estudo são, respectivamente:
Para um mesmo terreno foram elaborados três estudos de viabilidade para a execução de uma residência unifamiliar, conforme volumetrias a seguir. Todos os pavimentos representados nos três estudos têm a mesma área (100 m2 cada pavimento), sendo que nos estudos 1 e 2 foram propostos dois pavimentos (total de 200 m2 de área projetada para cada estudo) e no estudo 3 apenas um pavimento (total de 100 m2 de área projetada).
-
Em relação à Taxa de Ocupação (T.O.) e o Coeficiente de Aproveitamento (C.A.) dos estudos elaborados, analise as afirmativas.
-
-
____________ESTUDO 1 (200 m2)___________________________ESTUDO 2 (200 m2)______________________________ESTUDO 3 (100 m2)
-
I. A Taxa de Ocupação (T.O.) do Estudo 1 e do estudo 3 são iguais.
II. A Taxa de Ocupação (T.O.) do estudo 2 é maior que a T.O. dos estudos 1 e 3.
III. A T.O. do estudo 1 é igual à do estudo 3, porém, o Coeficiente de Aproveitamento (C.A.) do estudo 3 é maior que o do estudo 1.
IV. Tanto a T.O. quanto o C.A. dos estudos 2 e 3 são diferentes.
-
Está correto o que se afirma apenas em
Uma das atribuições do município é estabelecer normas de edificações, loteamento de arruamento e zoneamento urbano e rural, bem como as limitações urbanísticas convenientes à ordenação do seu território. As normas de loteamento referentes à atribuição citada acima deverão exigir reserva de áreas destinadas a:
I – Zonas verdes e demais logradouros públicos.
II – Vias de tráfego e de passagem de canalizações públicas, de esgotos e de águas pluviais nos fundos dos vales.
III - Passagem de canalizações públicas de esgotos e de águas pluviais, com largura mínima de dois metros nos fundos de lotes, cujo desnível seja superior a um metro da frente ao fundo.
Sobre as afirmativas:
Um edifício com área construída computável total de 15 000 m² foi proposto em terreno com área total de 5 000 m². O zoneamento local define o coeficiente de aproveitamento básico de 1,5 e máximo de 4. Considerados apenas esses parâmetros, do ponto de vista do atendimento a essas limitações legais, o projeto proposto
No projeto de um equipamento comunitário, deverá ser atendida a limitação legal do coeficiente de aproveitamento e da taxa de ocupação. Prevê-se que a edificação possa ter até quatro pavimentos, em terreno de 2 000 m². O zoneamento do município em que o equipamento será construído prevê para esse terreno coeficiente de aproveitamento básico 1,5 e máximo 2,5, e taxa de ocupação de 0,7. A legislação local prevê a outorga gratuita de potencial construtivo para edificações públicas de uso institucional.
Nessas condições, a área máxima que a edificação poderá alcançar será de
Em um município da Região Metropolitana de São Paulo, um empreendedor propôs lotear terrenos que apresentam trechos extensos de várzea, não protegidos por legislação ambiental, nos quais predominam argilas orgânicas. Caso esses trechos de várzea sejam ocupados por lotes, é de se esperar que haja dificuldades de
A relação entre a área edificável e a área do terreno, a relação entre a área da projeção de uma edificação e a área do terreno, a relação entre a área descoberta e permeável e a área total do terreno são, respectivamente:
A ordenação e controle do uso do solo, de acordo com a Lei nº 10.257, evita, dentre outros, todos os itens a seguir, EXCETO: