Questões de Concurso
Comentadas sobre arranjo em arquivologia
Foram encontradas 351 questões
(BELLOTO, Heloisa Liberalli. Arquivos permanentes: tratamento documental. 4. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006.)
Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
Acerca do gerenciamento da informação e da gestão de documentos, julgue o item a seguir.
O quadro de arranjo é o instrumento utilizado para avaliar documentos de arquivo.
(PAES, 2005.)
“________________ é a atividade que corresponde à sequência de operações intelectuais e físicas que visam à organização dos documentos de um arquivo ou coleção, de acordo com um plano ou quadro previamente estabelecido. As atividades intelectuais abrangem a intervenção abstrata, a análise dos documentos quanto à sua forma, origem funcional e conteúdo através do emprego do conhecimento profissional/intelectual do analista; as atividades físicas abrangem a intervenção concreta e compreendem a arrumação de documentos, seu empacotamento, a posição de etiquetas, acondicionamento, identificação de caixas etc.”
Considerando as atividades do arquivo permanente, assinale o conceito que completa corretamente a afirmativa anterior.
No caso de documentos considerados permanentes nas TTDA de uma determinada instituição produtora, de acordo com a legislação, eles podem ser digitalizados visando viabilizar a produção, a tramitação e o acesso ao seu representante digital.
Nesse caso, o que será feito com os originais?
Acerca das três idades documentais e dos protocolos, julgue o item.
A função de um arquivo permanente é reunir,
conservar, arranjar e descrever os documentos e
concentrar sua custódia.
Na terminologia arquivística, arranjo corresponde
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta. De acordo com a Lei n° 6.546, de 4 de julho de 1978, que dispõe sobre a regulamentação das profissões de arquivista e de técnico de arquivo, são atribuições dos técnicos de arquivo:
( ) recebimento, registro e distribuição dos documentos, bem como controle de sua movimentação.
( ) classificação, arranjo, descrição e execução de demais tarefas necessárias à guarda e conservação dos documentos, assim como prestação de informações relativas aos mesmos.
( ) preparação de documentos de arquivo para microfilmagem e conservação e utilização de microfilme.
( ) preparação de documentos de arquivo para processamento eletrônico de dados.
( ) orientação quanto à classificação, arranjo e descrição de documentos.
A sequência de operações intelectuais e físicas que visam à organização dos documentos de um arquivo ou coleção, de acordo com um plano ou quadro previamente estabelecido, é denominada:
O arranjo físico dos documentos nas estantes, de acordo com critérios pré-estabelecidos, é conhecido na arquivística como:
Todas as funções arquivísticas geram um produto técnico. Quando se pensa na Avaliação de Documentos, qual é seu principal produto?
Na administração pública, um dos principais setores responsáveis pela produção, controle e gestão documental é denominado serviço de comunicação e/ou protocolo. O percurso de um processo entre os setores de uma instituição pública até o cumprimento de sua função administrativa é denominado:
Sobre o estudo de arranjo físico (layout), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) As unidades organizacionais que possuem funções similares e correlacionadas devem ser colocadas distantes umas das outras.
( ) Devem-se destinar salas ou compartimentos isolados para funcionários cujo trabalho exija grande concentração ou tratamento de assuntos sigilosos.
( ) Dentro de cada unidade organizacional, o trabalho deve seguir um fluxo contínuo.
( ) Os padrões de espaço devem ser adequados às necessidades de trânsito, correspondendo ao tamanho para um funcionário de porte médio caminhar.
( ) Deve-se evitar o recobrimento de tampos com material refletor de luz em mesas utilizadas para trabalhos em que se escreve permanentemente.
Assinale a sequência correta.
A operação de arranjo em Arquivologia resume-se à ordenação dos conjuntos documentais nos fundos, das séries dentro dos fundos, e dos itens documentais dentro das séries, obedecendo a critérios que respeitem o caráter orgânico dos conjuntos interna e externamente (BELLOTTO, 2006; PAES, 2004).
Assinale a alternativa correta com relação ao arranjo nos arquivos.
Ordenamento físico dos documentos visando torná-los inteligíveis e utilizáveis, realizado com base em sua classificação e em princípios e métodos específicos. Trata-se da definição de
O interesse do auxiliar administrativo quanto à maneira pela qual os documentos são mantidos para uso corrente o envolve em interrelacionamento com os funcionários públicos e especialmente com os encarregados dos documentos (qualquer funcionário que controle a administração dos documentos correntes, ou seja, a pessoa que se ocupa dos documentos dentro de um órgão do governo). O auxiliar administrativo deve se interessar pelas práticas adotadas na manutenção dos documentos correntes porque, EXCETO:
Entre os princípios arquivísticos, o que estabelece que o arquivo deveria conservar o arranjo dado pela entidade coletiva, pela pessoa ou pela família que o produziu é denominado princípio do(da)
De acordo com as atividades desenvolvidas no arquivo de guarda permanente, relacione adequadamente os termos aos seus respectivos produtos.
1. Arranjo.
2. Referência.
3. Conservação.
4. Descrição e publicação.
( ) Política de acesso e uso dos documentos.
( ) Reunião e ordenação adequada dos documentos.
( ) Acesso aos documentos para consulta e divulgação do acervo.
( ) Medidas de proteção aos documentos e, consequentemente, do local de sua guarda, visando a impedir sua destruição.
A sequência está correta em
Quanto aos arquivos permanentes, julgue o item a seguir.
O que determina o arranjo interno dos fundos, em
um primeiro momento, é a cultura organizacional,
seguido da tipologia documental associada à função
que a determina.