Questões de Concurso
Sobre classificação dos arquivos em arquivologia
Foram encontradas 1.194 questões
I - Os arquivos podem ser classificados de acordo com as características de sua entidade mantenedora.
II - A natureza dos documentos possui as categorias: arquivo especial, arquivo especializado e arquivo convencional.
III - A classificação dos arquivos pode ser interpretada a partir dos estágios de sua evolução: corrente, intermediário e permanente.
IV - Os arquivos podem ser públicos, institucionais, comerciais ou pessoais/familiares.
V - Os arquivos podem ser categorizados quanto à extensão de sua atuação, em arquivos setoriais e em arquivos gerais ou centrais.
Com base nas assertivas é CORRETO o que se afirma em :
Acerca do gerenciamento da informação e da gestão de documentos, julgue o item a seguir.
O arquivo intermediário é constituído de documentos ainda com valor primário.
Com relação aos conceitos fundamentais de arquivologia, julgue o item que se segue.
O método de classificação nos arquivos exige conhecimento do sistema, do conteúdo, do assunto e da significação dos documentos a classificar.
Julgue o item seguinte, referente aos arquivos e sua classificação.
No que se refere à classificação dos arquivos por entidades mantenedoras, estes podem ser considerados públicos, privados ou intermediários.
I. Consideram-se documentos permanentes aqueles que, não sendo de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação.
II. Consideram-se documentos correntes aqueles em curso ou que, mesmo sem movimentação, constituam objeto de consultas frequentes.
III. A eliminação de documentos produzidos por instituições públicas e de caráter público será realizada mediante autorização da instituição arquivística pública, na sua específica esfera de competência.
Estão corretas:
Classificação de arquivos consiste no agrupamento das informações dos documentos conforme suas características e de acordo com cada tipo de arquivo.
Os documentos podem ser classificados segundo o gênero e a natureza do assunto, levando-se em conta suas características, sua forma e seu conteúdo.
O gênero de documentos corresponde à sua representação nos diferentes suportes: textual, audiovisual, iconográfico e cartográfico.