Questões de Concurso
Sobre conservação e preservação de documentos eletrônicos em arquivologia
Foram encontradas 342 questões
I. Os recursos de preservação digital têm como objetivo principal a proteção de cópias oficiais de documentos digitais, ao invés de preservar cópias digitalizadas de documentos analógicos remanescentes.
II. A preservação digital exige grandes recursos de financiamento, capacidades tecnológicas e conhecimento especializado, sendo opcional de uma organização a aquisição de novos recursos, distribuição de recursos existentes e/ou alavancagem de outros recursos.
III. Estabelecer o controle sobre a transferência, manutenção e reprodução de documentos arquivísticos é papel de um preservador de documentos arquivísticos digitais.
Quais estão corretas?
(Diretrizes do preservador – A preservação de documentos arquivísticos digitais: Diretrizes para Organizações.)
A respeito da preservação digital, assinale a afirmativa correta.
A respeito de documentos digitais em um SIGAD, julgue o item seguinte.
Os procedimentos de conversão e migração devem detalhar eventuais mudanças ocorridas nos sistemas e nos formatos dos documentos digitais.
A respeito de documentos digitais em um SIGAD, julgue o item seguinte.
Em relação à preservação de documentos digitais, o foco deve ser a garantia da continuidade do acesso, que pode ser comprometida pela fragilidade dos suportes digitais e pela obsolescência tecnológica de hardware, software e formatos, por isso são necessárias intervenções periódicas no ambiente tecnológico.
Em relação às noções de arquivologia, julgue ao item a seguir.
A limpeza de documentos pode ser realizada com a utilização de pano macio e aspirador de pó, não sendo recomendado o uso de espanador para essa atividade.
(Conselho Nacional de Arquivos – CONARQ, 2015a, p. 09).
Termos como os conceitos de Repositório Digital, Repositório Arquivístico Digital e Repositório Digital Confiável ganharam o mundo dos arquivos principalmente a partir do advento da internet. Embora os documentos digitais possuam uma grande facilidade em relação à sua criação, acesso e compartilhamento, eles trazem consigo muitas vulnerabilidades, dentre as quais podemos destacar:
Julgue o próximo item, relativo a política de preservação digital.
A preservação digital limita-se à realização de backups periódicos com vistas a possibilitar a autenticidade e o acesso aos documentos arquivísticos sempre que se fizer necessário.
Julgue o próximo item, relativo a política de preservação digital.
Para garantir a autenticidade e a preservação de longo prazo de documentos digitais, é essencial que, na política de preservação digital, constem a definição de responsabilidades institucionais, a garantia de autenticidade dos documentos arquivísticos digitais, a adoção de normas e boas práticas nacionais e internacionais sobre preservação digital e padrões de repositórios arquivísticos digitais, a proteção de informações pessoais e privacidade e a análise de contexto.
Julgue o próximo item, relativo a política de preservação digital.
A preservação digital de documentos arquivísticos apresenta como principal objetivo a garantia da continuidade no acesso e na autenticidade desses documentos ao longo do tempo, mesmo frente às mudanças tecnológicas e aos desafios impostos pela obsolescência dos formatos digitais.
No que se refere ao modelo de referência OAIS (Open Archival Information System), julgue o item a seguir.
No referido modelo, a função denominada Acesso é a encarregada por assegurar que os dados arquivados sejam acessíveis para o público em geral, sem restrições.
No que se refere ao modelo de referência OAIS (Open Archival Information System), julgue o item a seguir.
Em relação ao processo de preservação digital, no referido modelo, SIP é o pacote usado para envio de informações ao repositório, AIP, o pacote destinado à preservação de longo prazo e DIP, o pacote gerado para responder a solicitações de usuários.
Julgue o próximo item, referente a terminologia arquivística.
Cadeia de custódia ininterrupta é o sistema de controle que, estendendo-se por todo o ciclo de vida dos documentos, visa assegurar a autenticidade destes ao longo do tempo.