Questões de Concurso
Sobre diagnóstico de arquivos em arquivologia
Foram encontradas 239 questões
I. Identificação de riscos legais (conformidade) e riscos potenciais.
II. Identificação de documentos de valor histórico, para que a organização adote medidas para sua preservação.
III. Fornecimento de informações para apoiar o processo licitatório baseado em estimativas.
IV. Identificação de práticas de sustentabilidade para reduzir o consumo de recursos naturais, minimizar o desperdício de papel e promover a eficiência energética na gestão documental.
V. Exame da percepção dos usuários sobre a localização do prédio, softwares utilizados, situação do mobiliário, lanchonete e banheiros.
Está correto o que se afirma apenas em
Acerca do gerenciamento da informação e da gestão de documentos, julgue o item a seguir.
O diagnóstico da situação arquivística estabelece os critérios para a formação do arquivo permanente do órgão ou da instituição.
No que diz respeito ao diagnóstico da situação arquivística institucional e à realidade arquivística brasileira, julgue o próximo item.
No diagnóstico da situação arquivística dos órgãos componentes do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo (SIGA), constatou-se que um dos requisitos avaliados com maior percentual de conformidade foi o de gerenciar a produção, os prazos de guarda, as transferências, as eliminações e os recolhimentos de documentos por meio de sistema informatizado.
No que diz respeito ao diagnóstico da situação arquivística institucional e à realidade arquivística brasileira, julgue o próximo item.
O diagnóstico da situação arquivística de uma instituição é norteador para a implantação da política arquivística institucional, por isso deve suceder à elaboração do plano de classificação de documentos de arquivo, um dos primeiros instrumentos de gestão.
No que diz respeito ao diagnóstico da situação arquivística institucional e à realidade arquivística brasileira, julgue o próximo item.
O Índice de Maturidade em Gestão de Documentos (iMGD) visa identificar o grau de adesão de órgãos e entidades da administração a normativos e boas práticas de gestão de documentos elencados como componentes no modelo.
No que diz respeito ao diagnóstico da situação arquivística institucional e à realidade arquivística brasileira, julgue o próximo item.
O diagnóstico da situação arquivística brasileira é do tipo maximalista.
Do total de arquivos municipais instituídos no país até 2020, mais de 65% eram localizados na região Sudeste.
Em relação aos diagnósticos da situação arquivística brasileira, julgue o próximo item.
Segundo os diagnósticos da situação arquivística brasileira elaborados por instituições públicas, predominam nas massas documentais acumuladas os documentos relativos às atividades-fim.
Em relação aos diagnósticos da situação arquivística brasileira, julgue o próximo item.
Um dos primeiros diagnósticos da situação arquivística brasileira foi elaborado por Schellenberg.
A grande maioria dos órgãos e entidades que responderam ao formulário objeto do diagnóstico possui uma gestão de documentos de nível 3.
Conforme o referido diagnóstico, apenas um terço dos órgãos e entidades pesquisados possui massa documental acumulada sem tratamento.
Acerca do diagnóstico da situação arquivística no Brasil elaborado pelo Arquivo Nacional em 2017 e apresentado em 2018, julgue o item subsequente.
Um dos objetivos do referido diagnóstico foi mensurar o grau de maturidade em gestão de documentos dos órgãos integrantes do Sistema de Gestão de Documentos e Arquivos (SIGA).
Apenas 60% dos órgãos que responderam ao formulário objeto do diagnóstico tinham Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD), apesar de ser uma exigência legal a constituição dessa comissão.
Na década de 90 do século passado, foi produzido o Cadastro Nacional de Arquivos Federais, resultado de um diagnóstico realizado pelo Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ).
Acerca dos conceitos fundamentais de arquivologia, do gerenciamento da informação, da gestão de documentos e do diagnóstico, julgue o item.
Um dos elementos coletados em um diagnóstico
da situação arquivística é o tipo documental.
Os procedimentos referentes a diagnóstico da situação do acervo, elaboração de um quadro de assuntos, pesquisa dos prazos de guarda e relatórios são componentes essenciais do processo de
Uma equipe de consultores arquivistas quantificou o acervo do Arquivo Municipal de Presidente Figueiredo e encontrou a seguinte configuração:
- 5 estantes com 5 prateleiras (prateleiras medindo 1 metro de largura);
- 2 móveis arquivísticos de aço com cinco gavetas com 1 metro de profundidade cada;
- 1 amontoado de documentos medindo 1 metro de altura X 1 metro de largura e 2 metros de comprimento.
A equipe concluiu que esse arquivo possui, em m/l, a quantificação:
A situação de muitos arquivos públicos brasileiros não é adequada em relação à organização e à preservação. Em alguns depósitos de documentos, os acervos são deixados no chão, amontoados. Uma equipe de arquivistas, ao desenvolver um trabalho de levantamento de dados em um desses depósitos, encontrou uma verdadeira montanha de documentos no chão, medindo 5 metros de comprimento, 1 metro de altura e 3 metros de largura. Considerando que a quantificação arquivística é realizada por metros lineares, com base nas medidas encontradas no depósito, a documentação arquivística em m/l, foi quantificada em