Questões de Concurso Sobre digitalização de documentos em arquivologia

Foram encontradas 333 questões

Q3256994 Arquivologia

Em relação à digitalização de documentos de arquivo, julgue o seguinte item.


No processo de digitalização de documentos, a escolha do formato de arquivo e a aplicação de técnicas de autenticação são determinantes para a garantia da validade jurídica e da integridade das informações.

Alternativas
Q3256993 Arquivologia

Em relação à digitalização de documentos de arquivo, julgue o seguinte item.


Conforme a legislação vigente, documentos físicos podem ser substituídos por versões digitalizadas, desde que os arquivos digitais sejam armazenados em formato editável, para garantia da acessibilidade.

Alternativas
Q3256992 Arquivologia

Em relação à digitalização de documentos de arquivo, julgue o seguinte item.


As pessoas jurídicas de direito público interno devem realizar a avaliação dos respectivos conjuntos documentais antes da digitalização, conforme as tabelas de temporalidade e destinação de documentos, a fim de identificar previamente eventuais documentos a serem descartados.

Alternativas
Q3256991 Arquivologia

Em relação à digitalização de documentos de arquivo, julgue o seguinte item.


Em se tratando de documentos textuais, recomenda-se a digitalização em formato PDF/A, por garantir a preservação do documento a longo prazo e sua integridade.

Alternativas
Q3216905 Arquivologia
A digitalização de documentos é um processo que exige recursos e técnicas específicas para garantir a qualidade e a autenticidade das informações convertidas para o meio digital. Considerando a digitalização de documentos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Existe uma resolução no CONARQ que orienta sobre a digitalização e o descarte de originais.
( ) A presunção de autenticidade exige mecanismos como certificação digital.
( ) A digitalização permite substituir os originais físicos imediatamente, independentemente de análise jurídica.
( ) O uso de metadados descritivos e técnicos é essencial para o gerenciamento de documentos digitalizados.
( ) A qualidade da digitalização deve ser padronizada, conforme as especificações legais e técnicas. A sequência está correta em
Alternativas
Q3216903 Arquivologia
A digitalização de documentos deve seguir normas técnicas que garantam a autenticidade, a integridade e a acessibilidade dos registros ao longo do tempo. NÃO atende aos requisitos técnicos de digitalização:
Alternativas
Q3211015 Arquivologia

Acerca de questões relativas à digitalização de documentos no Brasil, julgue o item subsecutivo, conforme a legislação vigente.


A digitalização de documentos para acesso envolve a conversão de documentos físicos em formato digital, garantindo armazenamento e consulta em meio eletrônico. Assim, a digitalização para fins de acesso dispensa a manutenção de documentos em papel, pois o formato digital atende aos requisitos legais.

Alternativas
Q3211014 Arquivologia

Acerca de questões relativas à digitalização de documentos no Brasil, julgue o item subsecutivo, conforme a legislação vigente.


Os padrões técnicos mínimos para digitalização de documentos textuais impressos, com ilustração, em preto e branco, são: resolução mínima de 300 dpi, cor na escala de cinza, texto/imagem no tipo original e arquivo no formato PDF.

Alternativas
Q3195012 Arquivologia
O técnico responsável pela digitalização dos documentos do Conselho Regional de Psicologia da Bahia – 3ª Região (CRP-03) recebeu uma tarefa para digitalizar um relatório de guarda permanente que possuía inúmeros gráficos coloridos. Para desempenhar tal tarefa, ele deverá seguir os preceitos previstos na Resolução nº 31 do CONARQ, de 28 de abril de 2010, que dispõe sobre a adoção das Recomendações para Digitalização de Documentos Arquivísticos Permanentes. De acordo com a Resolução nº 31 do CONARQ, as configurações que o técnico deverá utilizar para a digitalização do relatório e manter o seu formato são: _____ resolução mínima de _______, escala 1:1, com margem preta de _______ ao redor do documento, ________, modo__________. Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Arquivista |
Q3189067 Arquivologia
O Assentamento Funcional Digital (AFD) passou a ser uma demanda obrigatória para os órgãos e entidades da Administração Pública Federal a partir do ano de 2016, quando foi publicada a Portaria Nº 4 da Secretaria de Gestão de Recursos do Trabalho, do Ministério do Planejamento. Essa tem sido uma preocupação frequente dos Arquivistas, que por meio da Rede Arquifes instituíram um grupo de trabalho dedicado especificamente à pauta. Sobre as definições feitas pela Portaria do AFD, é possível afirmar que:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Arquivista |
Q3189066 Arquivologia
O Decreto nº 10.278, de 18 de março de 2020, dispõe sobre os requisitos técnicos para a digitalização de documentos públicos e privados, visando garantir a confiabilidade e autenticidade dos documentos digitais. Essa garantia é feita por meio da presunção de autenticidade a partir da atribuição de metadados. São metadados mínimos exigidos para todos os documentos:
Alternativas
Q3187381 Arquivologia
De acordo com o Manual de Digitalização de Documentos do Poder Judiciário, a digitalização de documentos é composta por uma sequência ordenada de etapas e procedimentos; analise-a.
I. Digitalização. II. Ocerização. III. Captura do representante digital. IV. Recebimento dos documentos. V. Devolução da documentação física. VI. Preparação para a digitalização. VII.Validação.

A sequência está correta em
Alternativas
Q3187379 Arquivologia
O Manual de Digitalização de Documentos do Poder Judiciário, a ser utilizado em conjunto com os Manuais de Gestão Documental e de Gestão da Memória, é mais um importante instrumento de auxílio aos Tribunais no desempenho da relevante tarefa de virtualização dos serviços judiciais e administrativos [...].
(Manual de digitalização de documentos do Poder Judiciário / Conselho Nacional de Justiça. Brasília: CNJ, 2023. p. 09.)
De acordo com o Manual de Digitalização de Documentos do Poder Judiciário, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os documentos iconográficos são aqueles manuscritos, datilografados ou impressos.
( ) O metadado consiste na conversão da fiel imagem de um documento físico para código digital.
( ) A interoperabilidade é a capacidade de diversos sistemas e organizações trabalharem em conjunto.
( ) O planejamento da digitalização deve ser aprovado pela Comissão Permanente de Avaliação Documental.
( ) O documento nato-digital é o representante digital resultante do procedimento de digitalização do documento físico.

A quantidade de afirmativas verdadeiras é
Alternativas
Q3187365 Arquivologia
A digitalização é um procedimento amplamente utilizado para inserção de documentos físicos em processos eletrônicos ou para conversão de suporte de processos e documentos que passarão a tramitar ou ser disponibilizados em meio digital. [...] A digitalização de documentos físicos e a gestão da documentação digitalizada, assim como a própria gestão documental de maneira mais ampla, independentemente do suporte, são regidas por diretrizes que orientam o estabelecimento da política, o planejamento e as ações a serem implementadas. (CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA-Brasil. Manual de digitalização de documentos do Poder Judiciário. Brasília: CNJ, 2023. p 19-20. Disponível em: https://www.cnj.jus.br/. Acesso em: novembro de 2024.)
Tendo em vista as atividades do arquivista do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO), no que concerne às práticas a serem observadas nas atividades de digitalização, NÃO se trata de uma diretriz para a digitalização de documentos: 
Alternativas
Q3176422 Arquivologia
Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (2005), a digitalização é o processo: 
Alternativas
Q3173439 Arquivologia
Assinale a alternativa que apresenta uma das principais vantagens da digitalização de documentos arquivísticos em relação à microfilmagem.
Alternativas
Q3166161 Arquivologia

A partir do disposto no Manual de Digitalização de Documentos do Poder Judiciário, julgue o item subsecutivo. 


É necessário que o planejamento da digitalização seja aprovado pela Comissão Permanente de Avaliação Documental (CPAD), a quem também competem as seguintes responsabilidades, entre outras: orientar as unidades produtoras e custodiadoras dos documentos quanto aos procedimentos a serem adotados no processo de digitalização e analisar e aprovar os editais de contratação de serviços e maquinários de digitalização.

Alternativas
Q3166160 Arquivologia

A partir do disposto no Manual de Digitalização de Documentos do Poder Judiciário, julgue o item subsecutivo. 


De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) os documentos e processos avaliados como de guarda permanente constituem patrimônio cultural nacional e compõem o fundo arquivístico histórico do Poder Judiciário, sendo facultada a preservação dos documentos e processos físicos originais caso sejam digitalizados.  

Alternativas
Q3166128 Arquivologia

Quanto às tecnologias aplicadas aos arquivos, julgue o item subsequente.


A regulamentação da digitalização feita pelo Decreto n.º 10.278/2020 exclui os documentos referentes à operações e transações realizadas no sistema financeiro nacional.

Alternativas
Q3166126 Arquivologia

Quanto às tecnologias aplicadas aos arquivos, julgue o item subsequente.


A legislação atual equivale a cópia digital produzida na digitalização de documentos à imagem do microfilme produzido na microfilmagem, no que refere aos seus efeitos jurídicos.

Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: C
4: C
5: D
6: E
7: E
8: C
9: A
10: E
11: B
12: D
13: B
14: E
15: D
16: B
17: E
18: E
19: C
20: C