Questões de Concurso
Sobre multimídias e tecnologias em artes plásticas
Foram encontradas 21 questões
Nesse contexto, a categoria que designa o cenário cultural contemporâneo caracterizado não mais por níveis ou compartimentos estanques e que se refere à maneira pela qual modos culturais ou partes desses modos se separam de seus contextos de origem e se recombinam com outros modos ou partes de modos de outra origem, configurando novas práticas no processo, é considerada:
Com relação ao surgimento do movimento MPB (Música Popular Brasileira), analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Surgiu no período da ditadura militar, antecedendo, portanto, à Bossa Nova.
II – Entre os anos de 1965 e 1969 não houve nenhum festival de MPB.
III – A MPB recebeu apoio de intelectuais e estudantes.
I imagens dinâmicas.
II personagens em movimento.
III câmera fixa.
IV imagens criadas no computador.
V imagens ao vivo.
Assinale a opção correta.
A artista, nessa obra, apresentará uma das linguagens contemporâneas mais utilizadas. A descrição que ela faz, deixa claro que o trabalho do vestido, ao ser montado será um (a)
( ) Conhecer, identificar e estabelecer relações entre as funções dos criadores musicais, intérpretes, arranjadores, regentes, técnicos diferenciados e outros profissionais envolvidos na produção musical. ( ) Perceber homens e mulheres enquanto seres simbólicos e sociais que pensam e se expressam através de signos também visuais, audiovisuais. ( ) Refletir sobre os principais aspectos de escolha de movimento, fontes coreográficas, gênero e estilo dos coreógrafos estudados. ( ) Lidar criticamente com o repertório musical do século XX em suas várias vertentes, contextualizando-as e focando-as enquanto objeto de diálogo. ( ) Aperfeiçoar conhecimento sobre dançarinos/coreógrafos e grupos de dança brasileiros e estrangeiros que contribuam para história da dança nacional, reconhecendo e contextualizado épocas, regiões e países. ( ) Aprofundar saberes sobre aspectos da história e estética do teatro que ampliem o conhecimento da linguagem e dos códigos teatrais e cênicos. ( ) Desenvolver contato sensível consciente com signos de sua própria produção, da produção de seus colegas, de sua cultura e do confronto com as demais culturas. A sequência está correta em
ROSENTHAL, Dália; RIZZI, Maria Cristina de S. Lima (Org.). Artes – A Reflexão e a prática do ensino. São Paulo: Blucher, vol.9, 2013, p. 20, 21.
Em relação aos significados do desenho apresentados pela autora, analise as afirmativas a seguir:
I. As linhas do corpo e da natureza, as letras escritas, os haikais, os sonetos, os quadrinhos, a música, a fotografia são desenhos. II. Cada aluno tem sua história pessoal e traz suas marcas (a marca é sinal, portanto é desenho), que se exteriorizam na representação das imagens, estejam essas de acordo ou não com as preferências e referências do professor. III. A formação estética do professor amplia as possibilidades de compreensão e partilha com os estudantes. Se o professor for capaz de designar suas escolhas, ou seja, desenhar sua vida, provavelmente será apto a colaborar para que os seus alunos façam o mesmo. IV. O estudante repete desenhos estereotipados por se sentir seguro com imagens aceitas por professores e pela sociedade, para não ter que pensar, ou por fuga da realidade. Nesse caso, o professor não tem como apoiar o desenvolvimento do potencial pessoal e a visão de mundo do aluno.
Estão corretas as afirmativas:
A informatização dos lares, das empresas e dos escritórios a partir dos anos 90 do século passado, resultado da aplicação das novas tecnologias digitais na comunicação e na produção industrial, teve um impacto enorme na sociedade e nas relações sociais, com suas diversificadas manifestações, entre as quais incluem-se as artes. Considerando a navegabilidade dos meios digitais de comunicação e a interatividade apresentada ao internauta, uma educação visual qualitativa se faz necessária.
No que se refere a esse assunto, julgue o item subsecutivo.
Nesse contexto, a função maior do ensino contemporâneo
da arte é o desenvolvimento da sensibilidade.
Tendo em vista que, atualmente, existem vários aplicativos para download que permitem que amadores e profissionais criem suas próprias composições e trilhas sonoras, julgue o item seguinte, relativo ao binômio música/tecnologia.
Os sequenciadores são editores de áudio capazes de cortar
e colar trechos de forma análoga ao que fazem os editores de
texto.
“Vivemos a era “inter”. Estamos vivendo um tempo em que a atenção está voltada para a internet, a interculturalidade, a interdisciplinaridade e a integração das artes e dos meios como modos de produção de significados desafiadores de limites, fronteiras e territórios. Entretanto, os arte-educadores têm dificuldades de entender a arte “inter” produzida hoje.”.
BARBOSA, A. M. Interterritorialidade na Arte/Educação e na Arte. p. 23. In: BARBOSA, A. M.; AMARAL, L. (org.). Interterritorialidade: mídias, contextos e educação. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2008.
Ao estabelecer uma relação entre o termo “inter” e arte, BARBOSA enfatiza a dificuldade que
os "arte-educadores" têm de entender a(s)