Questões de Concurso Sobre história da arte e educação em educação artística

Foram encontradas 2.028 questões

Q3110942 Educação Artística
O estado de Minas Gerais abriga importantes cidades que prosperaram durante o período colonial brasileiro e que ainda preservam a memória do período da mineração e da arte barroca dos séculos XVII e XVIII destacada na:  
Alternativas
Q3110936 Educação Artística
Assinale o ano de criação da Academia Imperial de Belas Artes, primeiro investimento no estudo e formação artística no Brasil:
Alternativas
Q3110935 Educação Artística
Trata-se de um dos nomes mais significativos no panorama da dança brasileira que transitou do balé clássico à dança contemporânea afirmando e valorizando a herança africana:
Alternativas
Q3108654 Educação Artística
Georg Wilhelm Friedrich Hegel, em suas reflexões sobre a filosofia da arte, introduziu a ideia do "fim da arte", um conceito amplamente discutido e, por vezes, mal interpretado. Sob a ótica de Hegel, qual das seguintes afirmações reflete corretamente o significado filosófico dessa ideia?
Alternativas
Q3108651 Educação Artística
Os vitrais medievais desempenharam um papel fundamental na arquitetura gótica. Qual das afirmações abaixo descreve corretamente uma função específica dos vitrais em catedrais medievais no contexto de sua utilização simbólica e prática?
Alternativas
Q3108647 Educação Artística
A arte rupestre, encontrada em diversas partes do mundo, é reconhecida como uma das primeiras manifestações artísticas da humanidade. No Brasil, destacam-se os sítios arqueológicos do Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, que possuem características singulares. Qual das alternativas a seguir descreve corretamente uma das hipóteses mais aceitas sobre o significado e a função das pinturas rupestres presentes nesses sítios?
Alternativas
Q3108646 Educação Artística
No contexto da educação artística, o desenvolvimento da percepção estética e da sensibilidade dos alunos é uma prática fundamental para estimular sua criatividade, capacidade crítica e apreciação do universo artístico. Métodos que integram criação, reflexão e apreciação ajudam os estudantes a compreender as múltiplas dimensões da arte, conectando suas produções às suas experiências e ao repertório cultural. Considerando essas diretrizes, qual das seguintes práticas seria mais eficaz para atingir esse objetivo? 
Alternativas
Q3108643 Educação Artística
A música no Brasil durante o período colonial (1500-1822) foi marcada pela interação e fusão de elementos culturais europeus, indígenas e africanos, resultando em uma rica diversidade musical que refletia a complexidade social e cultural da colônia. Em relação à música no Brasil no período colonial, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3108641 Educação Artística
A artista sueca Hilma af Klint, considerada uma precursora da arte abstrata, criou uma série de obras conhecidas como "As Dez Maiores". Essas pinturas são fortemente influenciadas por conceitos esotéricos e espirituais. Qual das características a seguir melhor reflete o enfoque esotérico presente nessas obras? 
Alternativas
Q3106869 Educação Artística
A história da dança evidencia como essa expressão artística reflete os valores, tradições e contextos de diferentes períodos. No caso da dança na corte francesa do século XVII, qual das características a seguir reflete melhor o papel social que a dança desempenhava? 
Alternativas
Q3106866 Educação Artística
A música ocidental possui uma longa trajetória histórica, caracterizada por transformações estilísticas e estruturais em diferentes períodos. O fator que contribuiu de forma mais significativa para o desenvolvimento das polifonias complexas que caracterizam o período renascentista foi: 
Alternativas
Q3106856 Educação Artística
As danças como manifestações culturais possuem significados profundos e variáveis, dependendo dos valores e das tradições de cada sociedade. Em relação às danças indígenas brasileiras, qual das alternativas reflete de maneira mais precisa o papel cultural e social dessas danças nas comunidades? 
Alternativas
Q3106114 Educação Artística
No âmbito do planejamento educacional em artes, é essencial integrar princípios pedagógicos que promovam um ensino significativo e crítico. Um dos referenciais teóricos importantes nessa área é a Abordagem Triangular proposta por Ana Mae Barbosa, que orienta a prática educativa em artes visuais. Essa abordagem estabelece três eixos fundamentais que devem ser contemplados no planejamento das atividades artísticas. Quais são esses três eixos, e como eles se relacionam para promover uma aprendizagem abrangente em artes? 
Alternativas
Q3106112 Educação Artística
A perspectiva atmosférica foi uma das inovações artísticas utilizadas no Renascimento para criar profundidade em pinturas, como vemos na obra Mona Lisa (1503−1506) de Leonardo da Vinci. Essa técnica consistia em: 
Alternativas
Q3106108 Educação Artística
Um dos principais desafios na atuação teatral é a criação de personagens a partir de métodos de improvisação. Dentro das escolas de teatro contemporâneas, assinale a alternativa que apresenta uma técnica que incentiva o ator a construir um personagem partindo de suas próprias memórias emocionais. 
Alternativas
Q3106107 Educação Artística
As tapeçarias medievais desempenharam um papel importante na arte e na cultura da Idade Média. Com base nas características e usos das tapeçarias medievais, assinale a alternativa correta: 
Alternativas
Q3106105 Educação Artística
A arte contemporânea é marcada por uma diversidade de movimentos e propostas que rompem com paradigmas tradicionais. Um exemplo disso é a Arte Conceitual, que prioriza a ideia por trás da obra em detrimento da sua materialidade. Qual dos artistas a seguir é considerado um dos fundadores do movimento Dada e precursor da Arte Conceitual, destacando-se por explorar a ideia de que a arte não se limita à estética visual, mas pode ser uma provocação intelectual, tornando-se ícone desse movimento por criar obras que priorizam conceitos em vez de formas visíveis? 
Alternativas
Q3105307 Educação Artística
Em 29 de maio de 1913, estreou, na cidade de Paris, no Théâtre des Champs Élysées, o aguardado espetáculo de balé Le sacre du printemps (A sagração da primavera), que marcou para sempre a vida cultural do século XX, especialmente pela reação do público, que se dividiu, assim que os primeiros compassos foram ouvidos, entre aplausos entusiasmados de aprovação e gritos de protesto.
A respeito do espetáculo mencionado no texto precedente e do contexto político e social da época em questão, julgue (C ou E) o item a seguir.

A reação negativa de parte do público à apresentação do referido espetáculo de balé pode ser atribuída a seu caráter disruptivo: os diálogos eram em russo, a música era conduzida por um coral formado de jovens com vozes estridentes, a bailarina principal usava roupas masculinas e ao palco foram levados animais (macacos emprestados pelo Cirque d’Hiver), o que foi interpretado como desrespeito e imoralismo pela burguesia parisiense.
Alternativas
Q3105306 Educação Artística
Em 29 de maio de 1913, estreou, na cidade de Paris, no Théâtre des Champs Élysées, o aguardado espetáculo de balé Le sacre du printemps (A sagração da primavera), que marcou para sempre a vida cultural do século XX, especialmente pela reação do público, que se dividiu, assim que os primeiros compassos foram ouvidos, entre aplausos entusiasmados de aprovação e gritos de protesto.
A respeito do espetáculo mencionado no texto precedente e do contexto político e social da época em questão, julgue (C ou E) o item a seguir.

O interesse de muitos franceses pela cultura russa explica-se, em grande medida, pela aliança franco-russa concluída em 1892 e em vigor a partir de 1893, a qual produziu, especialmente em Paris, celebração da arte e da corte russa; à época, era possível encontrar na cidade, por exemplo, fotos do czar em caixas de fósforos e nos quartos das crianças.
Alternativas
Q3105305 Educação Artística
Em 29 de maio de 1913, estreou, na cidade de Paris, no Théâtre des Champs Élysées, o aguardado espetáculo de balé Le sacre du printemps (A sagração da primavera), que marcou para sempre a vida cultural do século XX, especialmente pela reação do público, que se dividiu, assim que os primeiros compassos foram ouvidos, entre aplausos entusiasmados de aprovação e gritos de protesto.
A respeito do espetáculo mencionado no texto precedente e do contexto político e social da época em questão, julgue (C ou E) o item a seguir.

A Sagração da primavera foi uma produção da companhia russa Ballets Russes, liderada pelo empresário russo Serguei Diaghilev e construída com a colaboração de grandes artistas, como Igor Stravinsky e Romola Nijinsky.
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: C
4: D
5: D
6: C
7: A
8: B
9: D
10: A
11: C
12: A
13: D
14: C
15: D
16: C
17: D
18: E
19: C
20: C