Questões de Concurso
Sobre políticas educacionais e organização em educação artística
Foram encontradas 288 questões
PERNAMBUCO, Secretaria de Educação e Esportes. Currículo de Pernambuco: Ensino Fundamental. Recife: A Secretaria, 2019, p. 31.
Entendendo a importância de levantar os conhecimentos prévios dos estudantes, o professor de Arte elabora uma aula sobre a integração das linguagens das artes visuais às linguagens audiovisuais. Assim, propõe uma avaliação diagnóstica que consistirá em
PERNAMBUCO, Secretaria de Educação e Esportes. Currículo de Pernambuco: Ensino Fundamental. Recife: A Secretaria, 2019, p. 32.
A partir desse entendimento apresentado pelo Currículo de Pernambuco, é possível concluir que a avaliação em Arte deve
1. Um grupo de estudantes elaboraram coletivamente uma peça teatral, pensando em roteiro, cenário e atuação.
2. Ao conhecer a instalação RIO:OIR de Cildo Meireles, e a obra documental “Lixo extraordinário” de Vik Muniz, os estudantes do 8º ano promoveram debates sobre a relação das obras e a sociedade.
3. Durante uma visita a 35ª Bienal das Artes de São Paulo, os estudantes experienciaram diferentes sensações e percepções visuais e táteis por meio de instalações.
4. Uma estudante apresentou sua performance artística em um festival, utilizando elementos de dança e música para expressar suas ideias e emoções.
5. Em uma visita ao museu, os estudantes observaram as obras expostas e expressaram suas reações emocionais e estéticas, debatendo sobre suas impressões e preferências.
Assinale a alternativa que apresenta a associação correta:
PERNAMBUCO, Secretaria de Educação e Esportes. Currículo de Pernambuco: Ensino Fundamental. Recife: A Secretaria, 2019, p. 322
Qual a dimensão que perpassa o conhecimento de Arte, presente tanto na Base Nacional Comum Curricular como no Currículo de Pernambuco, descrita no trecho?
Considerando o desenvolvimento desse plano de aula, quais das habilidades presentes no Currículo de Pernambuco, apresentadas a seguir, poderão ser mobilizadas?
I. (EF67AR03PE) Identificar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas, performáticas, musicais etc.
II. (EF67AR04PE) Identificar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, textura, escala, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas.
III. (EF69AR29PE) Experimentar o uso diversificado da gestualidade, das construções corporais e vocais de maneira imaginativa e criativa nas improvisações e nas vivências do jogo dramático e teatral.
IV. (EF69AR12PE) Investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento, individual e/ou coletivamente, como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios.
Assinale a alternativa que apresenta apenas as habilidades que podem ser mobilizadas pelo plano de aula mencionado.
Uma professora que atua com Arte em cursos superiores desenvolveu e implementou, com os estudantes matriculados no componente curricular que ministra, uma ação educativa direcionada a 50 crianças atendidas por uma ONG. Tal ação foi devidamente registrada em seu diário de classe e avaliada, tendo em vista que se trata de uma demanda institucional, provisionada no projeto pedagógico do curso, direcionada ao atendimento da resolução CNE/CES nº 7 de 17 de dezembro de 2018, que regimenta uma das metas do Plano Nacional de Educação 2014-2024.
A proposição desenvolvida pela professora está relacionada à:
A Pesquisa Educacional Baseada em Artes (PEBA) é uma forma de investigação que não busca a produção de um tipo de conhecimento que seja exato, cujos achados sejam utilizados para explicar e prever resultados.
É correto afirmar que PEBA se caracteriza:
Texto 1
Que impulso irresistível leva o homem a dançar? Por que ainda no estado natural mais primitivo, em lugar de economizar suas energias [...], desperdiça-as em movimentos fisicamente esgotantes? Sem dúvida, por uma necessidade interior muito mais próxima do campo espiritual que do físico. Seus movimentos, que progressivamente vão se ordenando em tempo-espaço, são a válvula de liberação de uma tumultuosa vida interior que ainda escapa à análise. Em definitivo, constituem formas de expressar sentimentos, desejos, alegrias, pesares, gratidão, respeito, temor e poder (OSSONA, 1988, p. 19).
OSSONA, Paulina. A educação pela dança. São Paulo:
Summus, 1988.
Texto 2
A dança como forma de conhecimento, enquanto uma educação do sensível, transforma e é transformada no seio escolar, como uma das vias de educação do corpo criador e crítico. É papel da escola transformá-la num processo educativo que favoreça possibilidades e oportunidades ao aluno de apreciá-la, contextualizá-la e vivenciá-la no espaço escolar. Quando se fala em dança na escola [...]. Afinal, de que dança estamos falando? (VIEIRA, 2007, p.103).
VIEIRA, M. de S. O sentido da dança na escola. Revista
Educação em Questão, Natal, v. 29, n. 15, p. 103-121,
maio/ago. 2007.
(BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018, p.196.)
Acerca do componente curricular de Arte da BNCC, assinale a alternativa correta.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) brasileira é fruto de amplo processo de debate e negociação com diferentes atores do campo educacional e com a sociedade brasileira. Para a seção de Arte, a BNCC propõe que a abordagem das linguagens articule seis dimensões do conhecimento que perpassam conhecimentos das Artes visuais, da Dança, da Música e do Teatro e as aprendizagens dos alunos em cada contexto social e cultural. Segundo, ainda, a BNCC, essas dimensões (criação, crítica, fruição, estesia, expressão e reflexão) atuam de forma indissociável e simultânea, caracterizando a singularidade da experiência artística.
Assinale, entre as alternativas abaixo, aquela que corresponde à dimensão chamada de estesia.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais – ARTE (PCNs-Arte) são um amplo documento que pode ser interpretado com um modelo Parâmetros Curriculares Nacionais – ARTE para toda a prática pedagógica nacional. A respeito desse assunto, analise as assertivas abaixo.
I- Os PCNs-Arte procuram servir de apoio para as discussões e para o desenvolvimento do projeto educativo das escolas.
II- Os PCNs-Arte almejam que ocorra uma reflexão sobre a prática pedagógica.
III- Os PCNs-Arte buscam, também, servir de base para o planejamento das aulas, bem como para a análise e seleção de materiais didáticos, mas não dos recursos tecnológicos a serem utilizados em sala de aula.
IV- Os PCNs-Arte objetivam, em especial, contribuir para a formação e atualização profissional de todos os profissionais envolvidos na prática educativa, a saber: diretores de escola, porteiros, vigias, serventes, professores, motoristas, merendeiros, fiscais e supervisores escolares.
É CORRETO o que se afirma em:
A inclusão de conteúdos de Arte nos currículos escolares brasileiros é um fenômeno recente, iniciado apenas no século XXI.
A formação de professores para atuar em escolas quilombolas deve incluir o conhecimento das tradições orais e das histórias das comunidades quilombolas.
A inclusão do estudo da história da fotografia no currículo de Arte para alunos do 6° ao 9° ano pode enriquecer a compreensão sobre a evolução das artes visuais e a importância da fotografia na documentação histórica e cultural.