Questões de Concurso
Sobre práticas e mediações educacionais em artes em educação artística
Foram encontradas 531 questões
I. A prática artística deve ser entendida como um processo social que vai além da simples aquisição de códigos e técnicas.
II. A aprendizagem de Arte no Ensino Fundamental deve ser linear e cumulativa para predispor a progressão das habilidades dos alunos.
III. As manifestações artísticas podem ser legitimadas não mais que por instituições culturais ou veiculadas pela mídia.
IV. A Arte possibilita o diálogo entre diferentes culturas, ao respeitar as diferenças e diligenciar o diálogo intercultural.
Assinale a alternativa correta:
Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.
Com base na habilidade citada, assinale a opção que identifica corretamente a unidade temática e o objeto do conhecimento que lhe correspondem.
Pablo Picasso, As senhoritas de Avignon (1907).
As afirmativas a seguir reproduzem corretamente os resultados do exercício de apreciação referente à primeira etapa do Plano de Aula proposto, à exceção de uma. Assinale-a.
“Essa configuração educacional está contemplada em todos os níveis, etapas e modalidades, sendo complementar ou suplementar à escolarização, e não substitutiva. Ela apresenta-se voltada para uma formação completa e livre de preconceitos, que reconhece e valoriza as diferenças. Nessa perspectiva, a Rede de Ensino atua de forma colaborativa com professores especializados e professores dos componentes curriculares laborando em conjunto e reinventando os saberes e fazeres para realização de práticas inclusivas”.
Adaptado de https://ensinomediopotiguar.educacao.rn.gov.br
O trecho descreve a modalidade denominada
Com base na imagem, analise as afirmativas a seguir a respeito da atividade de apreciação proposta pelo docente.
I. Um dos conteúdos conceituais da atividade é compreender a relação entre o grafismo e a identidade nas sociedades indígenas, motivo pelo qual, observa-se que os elementos gráficos “linha”, “ponto” e “círculo” são combinados em configurações diferentes, para obter padrões geométricos distintos.
II. Entre os conteúdos procedimentais trabalhados estão: apreciação e análise de grafismos Karajá, Yanomami e Kayapó; produção de grafismos simétricos com base na análise da natureza; aplicação de grafismos em ritxokos.
III. Os conteúdos atitudinais previstos são o reconhecimento da importância da arte indígena para as sociedades indígenas atuais e a valorização da produção material indígena como manifestação artística.
Está correto o que se afirma em:
Um professor de Artes busca criar um projeto inovador que integre a música a outras linguagens artísticas, como a dança e as artes visuais. O objetivo é proporcionar aos alunos uma experiência de aprendizagem rica e significativa, desenvolvendo suas habilidades criativas e expressivas.
Ao planejar um projeto interdisciplinar que integre a música, a dança e as artes visuais, qual das seguintes alternativas representa a melhor abordagem pedagógica para garantir o sucesso da atividade?
Durante uma aula de Artes no ensino médio, a professora decide aplicar a pedagogia do teatro para abordar questões de empatia e expressão emocional.
Ela propõe que os alunos criem uma cena curta em grupos, onde cada grupo deve representar uma situação de conflito entre personagens com diferentes perspectivas. Após a apresentação, a professora pede que os alunos reflitam sobre o que aprenderam com a atividade.
Julgue as assertivas a seguir acerca das abordagens que a professora pode utilizar para maximizar o aprendizado e a reflexão dos alunos sobre a atividade.
I. Incentivar os alunos a se concentrarem apenas na técnica de atuação, sem se preocupar com a mensagem ou o tema da cena.
II. Pedir que cada grupo escolha um tema leve e divertido, evitando conflitos ou temas que possam gerar desconforto.
III. Solicitar que os alunos escrevam um diário reflexivo individual, onde devem descrever suas emoções durante a criação e apresentação da cena, além de como isso se relaciona com a empatia em situações da vida real.
É correto o que se afirma em:
Considere as afirmativas relacionadas a leitura, interpretação e crítica de arte. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__) As cores quentes, como vermelho, laranja e amarelo, são frequentemente associadas a emoções intensas, como paixão, alegria e energia. Na leitura e interpretação de obras de arte, essas cores podem influenciar a percepção do espectador, evocando reações emocionais imediatas. Assim, a crítica de arte deve considerar como o uso de cores quentes impacta a mensagem e a atmosfera da obra.
(__) As formas orgânicas e irregulares, podem ser associadas à natureza e à fluidez da vida e desempenham um papel crucial na leitura e interpretação de obras de arte. Elas provocam emoções e sensações que podem sensibilizar profundamente o espectador, criando uma conexão mais íntima com a obra, contribuindo para a expressividade e a narrativa visual da peça.
(__) Os espaços vazios em uma obra de arte não são ausências, mas sim elementos que podem carregar significados profundos, embora tenha essa importância, os espaços vazios em uma obra são irrelevantes para a interpretação, pois não têm impacto na mensagem ou na emoção que a obra transmite. Assim sendo, a presença de espaços vazios não influencia a experiência do espectador de forma significativa.
Assinale a alternativa com a sequência correta.
Durante uma aula de Artes no ensino médio, o professor propõe que os alunos analisem uma obra de arte contemporânea utilizando a Abordagem Triangular e o conceito de cultura visual. Ele pede que os alunos considerem a obra, o artista e suas próprias interpretações como espectadores. Após a análise, os alunos devem apresentar como a cultura visual influencia a percepção da obra e a relação com o contexto social atual.
Qual das alternativas abaixo representa a melhor abordagem que os alunos devem adotar para atender à proposta do professor?
Um professor de Artes de uma escola pública em uma comunidade periférica decide trabalhar o gênero musical funk em suas aulas. Ele busca utilizar o funk como ferramenta pedagógica para desenvolver a criticidade musical dos alunos, abordando temas sociais e culturais presentes nas letras e na produção musical.
Em uma aula sobre o funk, o professor apresenta aos alunos diferentes vertentes e subgêneros desse ritmo musical, discutindo suas origens, a produção musical e as letras. Sobre os objetivos e intervenção que o professor deve utilizar, é correto afirmar que:
Observe atentamente a imagem a seguir:
O termo que descreve a prática de conectar o público à arte, utilizando informações que instigam a curiosidade e ajudam a compreender a trama principal, como exemplificado na sinopse do filme sobre a vida da artista Frida Kahlo, é chamado de:
“A pancada com o umbigo nas danças de roda, como convite intimatório para substituir o dançarino solista, tem a maior documentação para dizer-se de origem africana. Em Portugal ocorre no fandango e no lundu como vemos na punga do Maranhão, nos cocos de roda ou bambolês e em certos sambas. Também aparece como uma constante, usada por todos os componentes no decurso da dança e não apenas para o convite a substituição (...)”.
CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do folclore
brasileiro. Rio de Janeiro. Ediouro, s.d.
O autor refere-se à(ao)