Questões de Concurso Sobre práticas e mediações educacionais em artes em educação artística

Foram encontradas 447 questões

Q3106873 Educação Artística
As tendências educacionais para o ensino de música enfatizam a importância da música no contexto escolar. No âmbito atual de sala de aula, qual prática se alinha melhor com uma abordagem pedagógica que valorize a música como ferramenta para o desenvolvimento global do aluno? 
Alternativas
Q3106865 Educação Artística
Durante um exercício de improvisação em uma aula de dança contemporânea, um(a) professor(a) pede que os alunos experimentem diferentes variações de peso e fluência. Qual seria um resultado esperado dessa prática em relação ao desenvolvimento expressivo dos alunos? 
Alternativas
Q3106863 Educação Artística
No planejamento de atividades de aprendizagem colaborativa, o professor pode optar por diferentes metodologias, de acordo com os objetivos educacionais. Comparando a aprendizagem colaborativa com a aprendizagem cooperativa, assinale a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Q3106857 Educação Artística
Um professor de Arte está elaborando uma atividade para estimular a percepção estética dos alunos ao mesmo tempo em que desenvolve habilidades de análise crítica. Qual das seguintes estratégias seria mais alinhada com esses objetivos? 
Alternativas
Q3106855 Educação Artística
Um(a) professor(a) de Arte percebe que alguns alunos apresentam dificuldades recorrentes em um conteúdo específico. Ele(a) decide aplicar uma nova abordagem de avaliação para entender melhor as lacunas de aprendizagem e ajustar sua metodologia. A avaliação mais adequada nesse contexto seria a: 
Alternativas
Q3106854 Educação Artística
A educação artística é frequentemente considerada essencial para o desenvolvimento da percepção estética e sensibilidade artística dos estudantes. Nesse contexto, a Arte pode funcionar como uma ponte entre a compreensão individual e a expressão coletiva em sala de aula quando, por exemplo: 
Alternativas
Q3103957 Educação Artística
Durante uma oficina de artes visuais, um grupo de alunos foi convidado a criar obras de arte a partir de lixo e materiais recicláveis, com o objetivo de refletir sobre o impacto ambiental. Assinale a alternativa que apresenta uma estratégia pedagógica que se relaciona com os princípios da arte povera nesse contexto.
Alternativas
Q3103952 Educação Artística
Em uma atividade de criação artística, um(a) professor(a) pede que os alunos desenvolvam projetos baseados no conceito de "arte relacional", conforme formulado por Nicolas Bourriaud. Qual das seguintes atividades estaria mais alinhada com os princípios dessa teoria?
Alternativas
Q3103947 Educação Artística
Em uma sala de aula, o professor de artes propõe um projeto interdisciplinar envolvendo a criação de esculturas que representem conceitos matemáticos, como simetria e proporção áurea. Assinale a alternativa que apresenta uma estratégia pedagógica capaz de mediar a compreensão dos alunos sobre a relação entre arte e matemática.
Alternativas
Q3084634 Educação Artística

O engajamento de um plano educacional voltado para melhorias qualitativas na escola demanda a aquisição, de maneira aprofundada, de conhecimentos essenciais para uma eficaz atuação pedagógica. No caso do professor de arte, sua capacitação profissional e atuação em sala de aula, analise as afirmativas a seguir.


I. Atuar através de uma pedagogia mais realista e mais progressista, que aproxime os estudantes do legado cultural e artístico da humanidade, permitindo, assim, que tenham conhecimento dos aspectos mais significativos de nossa cultura, em suas diversas manifestações.


II. Aprofundar estudos e evoluir no saber estético e artístico.


III. Estudar e saber arte vinculada à realidade dos estudantes, assim como a regional, nacional e internacional, detectando os conteúdos fundamentais de arte que, de fato, contribuam para a formação de seus alunos.


IV. Procurar localidades com eficientes meios culturais e aparatos tecnológicos avançados, pois somente assim é possível uma atualização profissional significativa.


V. Ajudar os alunos a melhorarem suas sensibilidades e saberes práticos e teóricos em arte, favorecendo para que também elaborem uma cultura estética e artística que expresse com clareza a sua vida na sociedade.


Está correto o que se afirma apenas em 

Alternativas
Q3077781 Educação Artística

No campo dos materiais essenciais para o corte e costura, temos o(a) X que apresenta um acabamento em zig zag e lâminas serrilhadas e serve para finalizar as margens da costura. Já o(a) Y tem a função de "limpar" a peça depois de sua finalização.


Marque a alternativa que substitui corretamente o X e o Y respectivamente no texto acima.

Alternativas
Q3077777 Educação Artística

"Entre 1 aos 4 anos, a criança começa a rabiscar e surpreende ao ver que o movimento de sua mão agarrada a um lápis deixa um traço ou sinal no papel até então branco. Ela desenvolverá seus desenhos em papéis se lhe apresentarmos tal material, caso contrário, utilizará móveis, paredes e o próprio corpo para satisfazer esta necessidade. Oferecer papéis de preferência brancos, folhas grandes, lápis de cera, canetas hidrográficas, pincéis grossos, tintas espessas é dar oportunidade para que a criança se inicie no processo de expressão que, nesta fase, tem caráter simplesmente cinestésico".


Fonte (adaptada): www.portal.fslf.edu.br


O excerto acima fala sobre a etapa do desenho infantil denominada:  

Alternativas
Q3073149 Educação Artística
Em uma escola, o professor de Arte propõe um projeto de extensão que visa integrar a comunidade local, valorizando as manifestações artísticas populares e promovendo o diálogo intercultural. Ao planejar as atividades, o professor se depara com diferentes perspectivas e necessidades da comunidade. Considerando os princípios da pesquisa-ação e da pedagogia crítica, qual seria a abordagem mais adequada para garantir a participação ativa da comunidade e a construção coletiva do projeto?
Alternativas
Q3073148 Educação Artística
A utilização do folclore como conteúdo nas aulas de arte é uma importante ferramenta para valorizar a cultura popular. Sobre os objetivos do uso do folclore na escola, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3072462 Educação Artística

Isabel Marques e Fábio Brazil apresentam a seguinte reflexão no seu livro “Arte em questões”:


“Se permitirmos que a relação entre a Arte na escola e arte fruída socialmente se torne inócua, por que mantê-la nos currículos escolares? Se, para grande parcela da população, o professor de Arte ainda tem pouca importância no contexto da escolarização básica; se a Arte tem pouco interesse na escola e o professor raramente é valorizado como interlocutor de conhecimento e produtor de linguagem, para que insistir em mantê-los nas propostas curriculares? Não seriam ambos dispensáveis, Arte e professor especialista na área? Não deveriam ter o mesmo destino que tiveram o Latim, a Educação Moral e Cívica e as Prendas Domésticas que já habitaram nossos currículos? Seria a arte uma ‘língua morta’? Uma questão de foro pessoal/familiar? Um tipo de ‘prenda’ dispensável?” Marques, Isabel A.; Brazil, Fábio. Arte em questões (Portuguese Edition). Cortez Editora. Edição do Kindle. Localização de 263 a 268.


De acordo com o texto, analise as sentenças a seguir sobre a finalidade da arte. 


I- O acesso à arte por meio da escola formal não é, necessariamente, o início de um caminho para sistematizar, ampliar e construir conhecimento nas diferentes linguagens artísticas que nos possibilitam interagir no mundo de forma diferenciada.


II- Qualquer pessoa, tendo sua escolarização lhe garantido ou não esse direito, pode vir a reconhecer o quanto do conhecimento, das leituras de mundo, das impressões e expressões da humanidade está registrado pela arte, presentificado pela arte, concretizado num trabalho de arte, mobilizado no fazer artístico.


III- Arte é conhecimento, cujo direito é universal, mas não é um conjunto de saberes que são imprescindíveis para que o cidadão possa inteligir, experienciar e atuar no mundo.


Está(ão) CORRETO(S): 


Alternativas
Q3072453 Educação Artística
De acordo com o reconhecimento da importância da arte na formação e desenvolvimento de crianças e jovens, por parte da atual legislação brasileira, é CORRETO afirmar: 
Alternativas
Q3072448 Educação Artística

“Para o compositor e pesquisador francês François Delalande, ‘as condutas de produção sonora da criança’ revelam a ênfase num ou noutro estágio de atividade lúdica, segundo Piaget, à semelhança de seus estudos aplicados à linguagem musical como um todo. Ele classifica as categorias de condutas em exploração, expressão e construção, referentes ao jogo sensório-motor, ao jogo simbólico e ao jogo com regras, respectivamente.” (Brito, 2003, p.36)

Sobre as categorias de Delalande e suas características, assinale V para verdadeiro ou F para falso: 


(__) A construção é feita desde os primeiros meses de vida, a atividade sensório-motora do bebê pode tomar a forma de uma exploração de objetos que produzem ruídos.


(__) A expressão é a representação que define, na verdade, o jogo simbólico da criança. Mas, para justificar esse abuso de linguagem, observa-se que, por volta de quatro ou cinco anos, a representação do real pelo som é fortemente ligada à vivência afetiva.


(__) A exploração aparece, na verdade, por volta dos seis ou sete anos, quando o respeito à regra domina o jogo da criança. Não é uma coincidência: pode-se ver, neste jogo combinatório que é, frequentemente, a música, uma forma de jogo de regras. As brincadeiras cantadas infantis são talvez uma das primeiras manifestações do jogo musical com regras. Trata-se de fazer entrar numa fase em um molde rítmico. 


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Alternativas
Q3067620 Educação Artística
Em relação à Proposta Triangular de ensino de arte apresentada por Ana Mae Barbosa na década de 1980, as seguintes afirmativas estão corretas, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Q3067604 Educação Artística
Avalie se, por meio do convívio com o universo da arte, os alunos podem conhecer:

I. o fazer artístico como experiência poética (a técnica e o fazer como articulação de significados e experimentação de materiais e suportes variados);
II. o fazer artístico como desenvolvimento de potencialidades: percepção, reflexão, sensibilidade, imaginação, intuição, curiosidade e flexibilidade;
III. o fazer artístico como experiência de interação (celebração e simbolização de histórias grupais);
IV. o objeto artístico como forma (sua estrutura ou leis internas de formatividade) e como produção cultural (documento do imaginário humano, sua historicidade e sua diversidade).

Estão corretos os itens:
Alternativas
Q3067599 Educação Artística
No contexto do ensino de música nos anos finais do ensino fundamental, analise os itens a seguir listados e assinale (V) para o verdadeiro e (F) para o falso.

( ) Explorar e analisar elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de recursos tecnológicos (games e plataformas digitais), jogos, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musicais.
( ) Explorar e analisar fontes e materiais sonoros em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos.
( ) Explorar e identificar diferentes formas de registro musical (notação musical tradicional, partituras criativas e procedimentos da música contemporânea), bem como procedimentos e técnicas de registro em áudio e audiovisual.

Os itens são, respectivamente, 
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: C
4: D
5: A
6: C
7: D
8: A
9: C
10: C
11: D
12: E
13: A
14: C
15: B
16: D
17: D
18: E
19: E
20: A