Questões de Concurso
Sobre práticas e mediações educacionais em artes em educação artística
Foram encontradas 447 questões
O engajamento de um plano educacional voltado para melhorias qualitativas na escola demanda a aquisição, de maneira aprofundada, de conhecimentos essenciais para uma eficaz atuação pedagógica. No caso do professor de arte, sua capacitação profissional e atuação em sala de aula, analise as afirmativas a seguir.
I. Atuar através de uma pedagogia mais realista e mais progressista, que aproxime os estudantes do legado cultural e artístico da humanidade, permitindo, assim, que tenham conhecimento dos aspectos mais significativos de nossa cultura, em suas diversas manifestações.
II. Aprofundar estudos e evoluir no saber estético e artístico.
III. Estudar e saber arte vinculada à realidade dos estudantes, assim como a regional, nacional e internacional, detectando os conteúdos fundamentais de arte que, de fato, contribuam para a formação de seus alunos.
IV. Procurar localidades com eficientes meios culturais e aparatos tecnológicos avançados, pois somente assim é possível uma atualização profissional significativa.
V. Ajudar os alunos a melhorarem suas sensibilidades e saberes práticos e teóricos em arte, favorecendo para que também elaborem uma cultura estética e artística que expresse com clareza a sua vida na sociedade.
Está correto o que se afirma apenas em
No campo dos materiais essenciais para o corte e costura, temos o(a) X que apresenta um acabamento em zig zag e lâminas serrilhadas e serve para finalizar as margens da costura. Já o(a) Y tem a função de "limpar" a peça depois de sua finalização.
Marque a alternativa que substitui corretamente o X e o Y respectivamente no texto acima.
"Entre 1 aos 4 anos, a criança começa a rabiscar e surpreende ao ver que o movimento de sua mão agarrada a um lápis deixa um traço ou sinal no papel até então branco. Ela desenvolverá seus desenhos em papéis se lhe apresentarmos tal material, caso contrário, utilizará móveis, paredes e o próprio corpo para satisfazer esta necessidade. Oferecer papéis de preferência brancos, folhas grandes, lápis de cera, canetas hidrográficas, pincéis grossos, tintas espessas é dar oportunidade para que a criança se inicie no processo de expressão que, nesta fase, tem caráter simplesmente cinestésico".
Fonte (adaptada): www.portal.fslf.edu.br
O excerto acima fala sobre a etapa do desenho infantil denominada:
Isabel Marques e Fábio Brazil apresentam a seguinte reflexão no seu livro “Arte em questões”:
“Se permitirmos que a relação entre a Arte na escola e arte fruída socialmente se torne inócua, por que mantê-la nos currículos escolares? Se, para grande parcela da população, o professor de Arte ainda tem pouca importância no contexto da escolarização básica; se a Arte tem pouco interesse na escola e o professor raramente é valorizado como interlocutor de conhecimento e produtor de linguagem, para que insistir em mantê-los nas propostas curriculares? Não seriam ambos dispensáveis, Arte e professor especialista na área? Não deveriam ter o mesmo destino que tiveram o Latim, a Educação Moral e Cívica e as Prendas Domésticas que já habitaram nossos currículos? Seria a arte uma ‘língua morta’? Uma questão de foro pessoal/familiar? Um tipo de ‘prenda’ dispensável?” Marques, Isabel A.; Brazil, Fábio. Arte em questões (Portuguese Edition). Cortez Editora. Edição do Kindle. Localização de 263 a 268.
De acordo com o texto, analise as sentenças a seguir sobre a finalidade da arte.
I- O acesso à arte por meio da escola formal não é, necessariamente, o início de um caminho para sistematizar, ampliar e construir conhecimento nas diferentes linguagens artísticas que nos possibilitam interagir no mundo de forma diferenciada.
II- Qualquer pessoa, tendo sua escolarização lhe garantido ou não esse direito, pode vir a reconhecer o quanto do conhecimento, das leituras de mundo, das impressões e expressões da humanidade está registrado pela arte, presentificado pela arte, concretizado num trabalho de arte, mobilizado no fazer artístico.
III- Arte é conhecimento, cujo direito é universal, mas não é um conjunto de saberes que são imprescindíveis para que o cidadão possa inteligir, experienciar e atuar no mundo.
Está(ão) CORRETO(S):
“Para o compositor e pesquisador francês François Delalande, ‘as condutas de produção sonora da criança’ revelam a ênfase num ou noutro estágio de atividade lúdica, segundo Piaget, à semelhança de seus estudos aplicados à linguagem musical como um todo. Ele classifica as categorias de condutas em exploração, expressão e construção, referentes ao jogo sensório-motor, ao jogo simbólico e ao jogo com regras, respectivamente.” (Brito, 2003, p.36)
Sobre as categorias de Delalande e suas características, assinale V para verdadeiro ou F para falso:
(__) A construção é feita desde os primeiros meses de vida, a atividade sensório-motora do bebê pode tomar a forma de uma exploração de objetos que produzem ruídos.
(__) A expressão é a representação que define, na verdade, o jogo simbólico da criança. Mas, para justificar esse abuso de linguagem, observa-se que, por volta de quatro ou cinco anos, a representação do real pelo som é fortemente ligada à vivência afetiva.
(__) A exploração aparece, na verdade, por volta dos seis ou sete anos, quando o respeito à regra domina o jogo da criança. Não é uma coincidência: pode-se ver, neste jogo combinatório que é, frequentemente, a música, uma forma de jogo de regras. As brincadeiras cantadas infantis são talvez uma das primeiras manifestações do jogo musical com regras. Trata-se de fazer entrar numa fase em um molde rítmico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I. o fazer artístico como experiência poética (a técnica e o fazer como articulação de significados e experimentação de materiais e suportes variados);
II. o fazer artístico como desenvolvimento de potencialidades: percepção, reflexão, sensibilidade, imaginação, intuição, curiosidade e flexibilidade;
III. o fazer artístico como experiência de interação (celebração e simbolização de histórias grupais);
IV. o objeto artístico como forma (sua estrutura ou leis internas de formatividade) e como produção cultural (documento do imaginário humano, sua historicidade e sua diversidade).
Estão corretos os itens:
( ) Explorar e analisar elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de recursos tecnológicos (games e plataformas digitais), jogos, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musicais.
( ) Explorar e analisar fontes e materiais sonoros em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos.
( ) Explorar e identificar diferentes formas de registro musical (notação musical tradicional, partituras criativas e procedimentos da música contemporânea), bem como procedimentos e técnicas de registro em áudio e audiovisual.
Os itens são, respectivamente,