Questões de Concurso
Sobre fontes de informação jurídica em biblioteconomia
Foram encontradas 371 questões
Diante disso, ao voltar-se para o poder de nomear do indexador (Olson, 2001) e tendo em vista a teoria da desclassificação de Garcia-Gutiérrez (2010), assinale a alternativa CORRETA.
Com base nisso, assinale a alternativa CORRETA.
Numa unidade de informação jurídica, quando o usuário necessita de informações acerca de jurisprudência federal, o bibliotecário deve buscá-la no sítio
As fontes de documentação jurídica apresentam características que se relacionam a seu uso, de forma que
Na documentação jurídica, as fontes formais de informação são divididas em legislação, jurisprudência e doutrina, tendo, como exemplos, respectivamente:
Os profissionais do direito necessitam de informações exatas para fundamentar suas teses e para criar meios comprobatórios. Quando a informação originar-se da internet, o melhor procedimento a ser adotado pelo bibliotecário é:
São Fontes de Informação Jurídica confiáveis:
Possui características que atendem a uma superestrutura particular, sendo indispensável que o bibliotecário tenha conhecimento da linguagem da área e, também, domine a estrutura textual dos documentos. O enunciado se refere
Analise as assertivas abaixo sobre a Classificação Decimal de Direito (CDDIR).
I. Para facilitar a identificação geográfica, foi acrescentado um Apêndice - "Divisão por Países de 930 a 999".
II. A Classificação Decimal de Direito foi publicada pela primeira vez em versão mimeografada em 1948, inspirada na Classificação de Bruxelas.
III. O bibliotecário Cássio Andreta apresentou uma proposta de extensão na subdivisão "Direito Civil" para inclusão do tema "Direito Societário".
IV. Após a publicação, a Classificação Decimal de Direito passou por três atualizações, sendo reeditada respectivamente em 1954, 1988 e 2002.
V. O Direito do Trabalho foi transferido para a categoria de Direito Privado, utilizando-se o número 342.6, substituindo-se apenas o algarismo 1 pelo 2, sendo conservadas as mesmas subdivisões.
É correto o que se afirma em
Para Atienza (1979, 52p.), "é impossível negar à jurisprudência o valor de verdadeira fonte de informação jurídica". Considerando o enunciado da autora, é correto afirmar que, dentro da coleção de jurisprudência, encontram-se três espécies documentais básicas a serem pesquisadas pelos usuários da biblioteca, sendo estas:
Na recuperação da informação jurídica, o documento emitido por autoridade administrativa que contém ordens e instruções sobre aplicações de leis, decretos ou recomendações é denominado:
O Diário Oficial da União (DOU) é um dos veículos de comunicação pelo qual a imprensa nacional do Brasil tem de tornar público todo e qualquer assunto acerca do âmbito federal. Da mesma maneira, o Diário da Justiça Eletrônico (DJe) é o instrumento de publicação oficial do STJ, por meio do qual são veiculados atos judiciais e administrativos e comunicações em geral.
Cunha e Cavalcanti (2008) definem doutrina como a reunião de documentos teóricos sobre um assunto que abrange conceitos, ideias e opiniões que os autores apresentam e defendem no estudo e no ensino do direito.
I. Um problema enfrentado pelas bibliotecas jurídicas na definição de políticas de desenvolvimento e de preservação é a validade da informação jurídica, que fica necessariamente obsoleta em face das constantes alterações na legislação
PORQUE
II. os preceitos revogados não podem ser aplicados a atos jurídicos que se tenham originado sob a sua vigência, impondo inconsistência aos processos de seleção e comprometimento com os objetivos institucionais.
A respeito do enunciado acima, é correto afirmar que: