Questões de Concurso Comentadas sobre herança ligada ao sexo em biologia

Foram encontradas 51 questões

Q3059242 Biologia
Considere um casal, ambos heterozigotos para uma doença que só se expressa na homozigose recessiva.

Assinale a alternativa que cita corretamente a probabilidade de o casal ter um(a) filho(a) sem que a doença se manifeste.
Alternativas
Q3049637 Biologia
Uma herança da cor do pelo de camundongos com alelo dominante em dose dupla é letal, ou seja, provoca a morte dos indivíduos. Sabe-se que as espécies selvagens de cor de pelo acinzentado apresentam alelos recessivos enquanto espécies amarelas apresentam alelos diferentes. Se cruzarmos duas espécies amarelas, qual a proporção fenotípica de indivíduos vivos?
Alternativas
Q3049458 Biologia
A hemofilia é uma condição genética resultante de um gene recessivo associado ao cromossomo X, representado por Xh . Esse gene é responsável pela deficiência de um fator essencial para a coagulação do sangue. Por outro lado, o alelo dominante correspondente, denotado por XH , é responsável por regular a síntese adequada desse fator de coagulação. A condição afeta majoritariamente os homens, enquanto a incidência em mulheres é excepcionalmente baixa. Considerando tais conceitos, analise o seguinte relato de caso: “Joana e Leonardo, ambos com fenótipo normal para a hemofilia, foram surpreendidos ao descobrir que seu filho Pedro foi diagnosticado com essa condição genética. O casal pretende, a curto prazo, ter o segundo filho”. A probabilidade de Joana e Leonardo terem como segundo filho um menino com fenótipo normal é de:
Alternativas
Q3020068 Biologia
A calvície é a ausência, rarefação ou queda, transitória ou definitiva, dos cabelos, podendo ocorrer de forma local, regional ou total. A respeito da herança genética da calvície, é CORRETO afirmar que se trata de um caso de:
Alternativas
Q3020044 Biologia
Nas células, o ácido desoxirribonucleico (DNA) apresenta uma importante função, o armazenamento da informação genética, codificada na forma de nucleotídeos organizados em uma sequência específica. Por ser único para cada indivíduo, com exceção de clones ou gêmeos univitelinos, ele pode ser utilizado em técnicas de perícia criminal, na elucidação de crimes ou em testes de paternidade. Além do núcleo celular, o DNA pode ser extraído de organelas da célula.
Indique, nas alternativas a seguir, aquela que cita CORRETAMENTE as organelas que podem ser utilizadas para extração de DNA.
Alternativas
Q2413437 Biologia

O cromossomo Y humano é amplamente utilizado na análise forense de DNA, particularmente nos casos em que o perfil de DNA autossômico padrão não é informativo. O uso forense do DNA do cromossomo Y foi bastante relevante em um caso que ocorreu em Queensday, Holanda, em 30 de maio de 1999. Nesse caso, uma menina de 16 anos foi participar de um evento para comemorar o aniversário da rainha. Na volta para casa à noite, ela foi estuprada e assassinada, com sua garganta sendo cortada. Vestígios de sêmen foram encontrados dentro e sobre seu corpo. Não havia testemunha, e nenhuma pista do perfil de DNA autossômico padrão permitiu a resolução do caso. O caso só foi resolvido após 14 anos, por meio de uma análise inovadora de alelos de loci STR do cromossomo Y. Um dos suspeitos na época do crime era um homem refugiado, oriundo do Iraque. Inclusive, logo após o crime, a população local expressou veementemente sua convicção de que o assassino deveria ser um refugiado. Contundo, a partir das análises do cromossomo Y, foi concluído que os ancestrais paternos eram originários do noroeste da Europa. Isso só foi possível, por meio da comparação dos dados do cromossomo Y obtidos do sêmen do assassino com aqueles armazenados em um banco de dados de referência de haplótipos do cromossomo Y (YHRD). Pensando na aplicabilidade do cromossomo Y, qual alternativa apresenta corretamente o motivo do DNA do cromossomo Y ser útil para inferir ancestralidade, em especial ao se considerar a ancestralidade biogeográfica?

Alternativas
Q2240053 Biologia

Observe o heredograma da Figura 1 abaixo e analise as assertivas que o seguem.

Imagem associada para resolução da questão

I. Trata-se de uma herança dominante ligada ao sexo.

II. A pessoa indicada pela seta (7) só pode ter genótipo heterozigoto.

III. A probabilidade de o casal 5-6 ter outra criança com a característica em questão é de 75%.

IV. A condição em questão poderia ser a fibrose cística.


Quais estão corretas? 

Alternativas
Q2240052 Biologia
Considere um casal no qual o homem é hemofílico e a mulher é filha de mãe portadora do alelo para hemofilia, mas seu pai é normal para essa condição. Esse casal tem dois filhos, um de cada sexo. Nesse contexto, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2213465 Biologia
Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I associando o padrão de herança mais provável para cada situação descrita.
COLUNA I  1. Autossômica Recessiva 2. Recessiva Ligada ao X 3. Dominante Ligada ao X
COLUNA II ( )  • Uma mulher normal, cujo pai é afetado, tem filhos com um homem normal; metade de seus filhos e nenhuma de suas filhas são afetados.       • Mulheres afetadas têm o pai afetado; seu avô materno pode ser afetado também.       • A característica nunca é passada do pai para o filho.
( )  • A característica afeta homens e mulheres, com a mesma frequência e intensidade.      • Pais normais podem ter filhos afetados.      • Em famílias cujos pais não são afetados, cerca de 1/4 das crianças o são.
( )  • Homens e mulheres podem ser afetados.      • Pais afetados têm todas as filhas afetadas, mas nunca filhos afetados.      • Metade das crianças de mães afetadas é afetada.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência de números CORRETA.
Alternativas
Q2208614 Biologia
O sistema ZW de determinação do sexo ocorre em certas espécies de animais, como alguns insetos (borboletas e mariposas), peixes, anfíbios, répteis, aves e em algumas espécies de plantas. Sobre esse sistema, analise as assertivas abaixo:
I. As fêmeas constituem o sexo heterogamético e, por isso, determinam o sexo da prole. II. Os machos apresentam o cromossomo Z em dose simples. III. É necessário ao menos um cromossomo Z para garantir a viabilidade do zigoto.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q2202832 Biologia
O daltonismo é uma doença genética cujo nome foi dado em homenagem ao famoso químico John Dalton, que apresentava essa alteração, e foi o primeiro a perceber que enxergava as cores de modo diferente das outras pessoas. Sobre o daltonismo, analise as afirmativas abaixo.
I. É uma doença recessiva ligada ao sexo, afetando mais homens do que mulheres.
II. O daltonismo envolve os cones, um dos dois principais tipos de células da retina.
III. Considera-se a existência de três tipos de distúrbios dicromáticos graves: protanopia, deuteranopia e tritanopia.
IV. Além dos distúrbios dicromáticos graves, existem os distúrbios tricromáticos moderados.
Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Q2163471 Biologia
Julgue o item a seguir. 
Na determinação do sexo biológico em mamíferos placentários, como nos seres humanos, que apresentam o sistema XX-XY, mesmo com os cromossomos XY apresentando uma morfologia diferente, onde o cromossomo Y tem um tamanho menor, o pareamento ocorre pelas regiões pseudoautossômicas. 
Alternativas
Q2163451 Biologia
Julgue o item a seguir. 
Linkage ou ligação gênica é a presença de dois ou mais genes em um mesmo cromossomo. A ligação gênica pode ser classificada em total, quando não ocorre recombinação gênica; e parcial, quando ocorre.
Alternativas
Q2113309 Biologia
Em 1942, H. F. Klinefelter descreveu anormalidades associadas com quantidades anormais dos cromossomos sexuais, em alguns indivíduos que, hoje, são conhecidas como a síndrome de Klinefelter. Esses indivíduos têm fenótipo masculino, mas também podem apresentar algumas características sexuais secundárias femininas e, geralmente, são estéreis. Podemos afirmar que três quartos de todos os casos de síndrome de Klinefelter apresentam o cariótipo:
Alternativas
Q2072068 Biologia

No heredograma abaixo, os indivíduos que expressam uma característica particular são representados por figuras sombreadas. Assinale a alternativa que apresenta qual dos seguintes padrões de herança melhor explica a transmissão da característica.


 Imagem associada para resolução da questão



Alternativas
Q2065943 Biologia
Com o advento das técnicas modernas de sequenciamento e análise de proteínas, novos nomes foram criados na área de biologia molecular a fim de descrever estudos relacionados à identificação e à análise de genomas completos, a perfis de expressão de genes sob determinada condição ou situação, ou, ainda, a identificação do perfil de proteínas expressas em determinada condição ou situação. Dentro desse contexto, é INCORRETO afirmar que: 
Alternativas
Q2057792 Biologia
Em camundongos, o padrão de cor aguti é controlado pelo alelo dominante A. O alelo recessivo de outro gene, c, interfere na expressão dos alelos A e a, fazendo com que o camundongo seja albino. Se o alelo dominante C estiver presente e o alelo A, ausente, os camundongos terão a cor preta. No cruzamento entre um camundongo fêmea preta e um macho aguti, entre os filhotes, havia indivíduos albinos e pretos. Com base nestas informações, podemos dizer que temos um caso de 
Alternativas
Q2057789 Biologia

O heredograma a seguir mostra a herança da hemofilia em uma família, cujos portadores são representados por quadrados e círculos pretos: 


Imagem associada para resolução da questão


Com relação ao heredograma e a doença em questão, analise as afirmativas a seguir:

I. O genótipo da mulher 4 é XH X H ou XH X h .

II. O genótipo da mulher 14 é XH X H ou XH X h .

III. Se o indivíduo 13 tiver um menino com uma mulher homozigota dominante, essa criança poderá ser hemofílica.


Está correto o que se afirma em 

Alternativas
Q2057783 Biologia

Indivíduos heterozigotos para os genes M e P foram cruzados com homozigotos recessivos, dando origem à geração F1.

O resultado está na tabela a seguir:



Imagem associada para resolução da questão



Considerando que o tamanho da amostra atendia ao que se investigava, este é um caso 

Alternativas
Q2020469 Biologia
A gestão pública do sistema de saúde é uma estratégia utilizada pelo Estado para promover maior eficiência e eficácia na utilização de técnicas e recursos destinados a melhorar as condições de atendimento à população, incluindo àqueles aplicados na sondagem e tratamento de doenças hereditárias. A Fibrose Cística (FC) ou mucoviscosidade é uma heredopatia recessiva monogênica. No Brasil, a frequência do alelo recessivo para a fibrose cística é 0,01. Tratando-se de população composta por 4.000.000 indivíduos, assinale a alternativa que apresenta o números de indivíduos portadores desta doença.
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: A
4: C
5: B
6: E
7: C
8: E
9: A
10: C
11: E
12: C
13: C
14: B
15: C
16: E
17: A
18: B
19: E
20: C