Questões de Concurso
Comentadas sobre finalidade, objetivo e abrangência em auditoria governamental
Foram encontradas 32 questões
Não constitui um tipo de fraude:
Com relação à estrutura conceitual da contabilidade aplicada ao setor público, julgue o próximo item.
Os trabalhos de asseguração incluem, pelo menos, o auditor
independente, o responsável pelo objeto e aqueles que o
auditor independente pressuponha que farão uso de seu
relatório.
I Pode-se dizer que o gestor de um programa de governo auditado que incluiu ação para que o serviço de vacinação alcançasse crianças que habitam em áreas de difícil acesso, buscou agir de acordo com o conceito de equidade. II Um exemplo de independência do auditor durante o processo da auditoria operacional é a definição da abordagem metodológica. III Planejamento, seleção de temas, execução, relatório, apreciação pela unidade de auditoria, divulgação, comentário do gestor auditado e monitoramento, respectivamente, são as etapas, em sequência, do ciclo de auditoria operacional. IV O risco de conclusões incorretas ou incompletas pode ser mitigado pela equipe de auditoria, a qual deve deter, coletivamente, conhecimento das técnicas de auditoria, dispensando-se o conhecimento do objeto auditado.
Estão certos apenas os itens
I A auditoria de conformidade pode abranger ampla variedade de objetos, fornecer asseguração razoável ou limitada e utilizar diversos tipos de critérios e procedimentos de obtenção de evidências. II As normas constituem os elementos secundários da auditoria de conformidade e inclui regras, leis e regulamentos. III O objeto da auditoria de conformidade é definido na matriz de planejamento. IV A auditoria de conformidade pode ser parte de auditoria combinada, a exemplo da combinação com a auditoria operacional.
Estão certos apenas os itens
I. A auditoria do setor público é indispensável para a administração pública, uma vez que a gestão de recursos públicos é uma questão de confiança.
II. A auditoria operacional foca em determinar se um particular objeto está em conformidade com normas identificadas como critérios.
III. As auditorias do setor público envolvem pelo menos três partes distintas: o auditor, uma parte responsável e os usuários previstos.
IV. Evidência de auditoria é qualquer informação utilizada pelo auditor para comprovar que o objeto está ou não em conformidade com os critérios aplicáveis.
Quais estão corretas?
Dadas as afirmativas acerca da auditoria governamental,
I. É o exame independente e objetivo de uma situação ou de uma condição, em confronto com um critério ou um padrão preestabelecido, para que se possa opinar ou comentar a respeito para um destinatário predeterminado.
II. A auditoria contábil está relacionada ao fluxo de recursos geridos pelo administrador, não importando se são recursos orçamentários ou extraorçamentários.
III. No processo de auditoria, as evidências são elementos de comprovação da discrepância (ou não) entre a situação encontrada (ou condição) e o critério de auditoria (situação ideal).
IV. São elementos do processo de auditoria: requisitos, insumos, fornecedores, recursos, produtos e clientes.
verifica-se que está/ão correta/s
(__)São usados durante todo o processo de auditoria de conformidade para avaliar os elementos da auditoria. (__)O auditor deve ser capaz de avaliar uma variedade de tipos de evidência de auditoria de acordo com sua origem e relevância. (__)Uma atitude de ceticismo profissional significa que o auditor fará uma avaliação crítica, com uma mente questionadora. (__)Ceticismo faz referência à aplicação de treinamento, conhecimento e experiência aplicáveis, dentro do contexto fornecido pelas normas de auditoria.
Após o recebimento de uma série de recomendações e notificações do tribunal de contas sobre a aplicação de recursos de transferências vinculados à área de educação, uma entidade do setor público decidiu realizar uma auditoria com o objetivo de avaliar se ações realizadas na área ao longo do último exercício financeiro observaram os regulamentos aplicáveis aos recursos transferidos para esta área.
À luz desse objetivo e dos Princípios Fundamentais de Auditoria do Setor Público, o auditor deverá planejar o trabalho com base nas normas para realização de auditoria:
I. Mostrar a relevância do fato. II. Estar respaldado nos papéis de trabalho. III. Ser convincente àqueles envolvidos diretamente no processo.
verifica-se que está(ão) correto(s)
Julgue o item seguinte, referente à metodologia de trabalho do SCI.
A finalidade básica da auditoria é comprovar a legitimidade
dos atos e fatos administrativos e avaliar os resultados
alcançados, quanto aos aspectos de eficiência, eficácia e
economicidade da gestão orçamentária, financeira,
patrimonial, operacional, contábil e finalística das unidades e
das entidades da administração pública, em todas as suas
esferas de governo e níveis de poder, não abrangendo a
aplicação de recursos públicos por entidades de direito
privado, ainda que legalmente autorizadas nesse sentido.
As finalidades do SCI incluem o exercício do controle das operações de garantias, bem como dos direitos e haveres da União.
O ISSAI 30, código de ética da INTOSAI, é baseado em cinco valores fundamentais.
Nesse sentido, a independência e a objetividade significam
O gestor responsável por um órgão da Administração direta vinculado ao Ministério de Minas e Energia recebeu orientações para implementar controles primários que garantam que as atividades sejam executadas de acordo com as metas e os objetivos da organização.
Tais orientações podem ser provenientes da:
Dadas as afirmativas quanto à Auditoria no Setor Público,
I. O ambiente da auditoria do setor público é aquele no qual governos e outras entidades do setor público são responsáveis pelo uso de recursos provenientes de tributação e outras fontes, para a prestação de serviços aos cidadãos e outros beneficiários.
II. O governo e outras entidades do setor público devem prestar contas de sua gestão e desempenho, assim como do uso dos recursos, tanto para aqueles que proveem os recursos como para aqueles que dependem dos serviços prestados com a utilização de tais recursos, incluindo os cidadãos.
III. A auditoria do setor público ajuda a criar condições apropriadas e a fortalecer a expectativa de que as entidades do setor público e os servidores públicos desempenharão suas atribuições de modo efetivo, eficiente, ético e em conformidade com as leis e os regulamentos aplicáveis.
IV. A auditoria do setor público é prescindível, pois fornece aos órgãos do poder executivo, bem como aos responsáveis pela governança e ao público em geral, informações e avaliações independentes e objetivas acerca da gestão e dos gastos governamentais.
verifica-se que estão corretas apenas