Questões de Auditoria Governamental - Tribunal de Contas da União - TCU para Concurso

Foram encontradas 77 questões

Ano: 2023 Banca: Quadrix Órgão: CRM-TO Prova: Quadrix - 2023 - CRM-TO - Analista Contábil |
Q2285760 Auditoria Governamental

Com base na Legislação, julgue o item.


No caso de contrato, se sua sustação não for adotada diretamente pelo Congresso Nacional ou se o Poder Executivo se omitir quanto às medidas cabíveis, em noventa dias, o Tribunal de Contas da União (TCU) decidirá a respeito.

Alternativas
Q2222425 Auditoria Governamental
Em relação aos atos de admissão de pessoal e de concessão de aposentadorias e pensões, é correto afirmar sobre a competência dos Tribunais de Contas que
Alternativas
Q2132708 Auditoria Governamental

Com referência à auditoria no setor público, julgue o item a seguir.  


O texto da Constituição Federal de 1988 descreve tipos de fiscalizações e auditorias a serem realizadas pelo TCU no âmbito do controle externo da administração pública, fixando que a observância às leis e regulamentos aplicáveis é um critério a ser observado em tais auditorias.

Alternativas
Q2072626 Auditoria Governamental

Acerca da apreciação da legalidade dos atos de admissão de pessoal e das concessões de aposentadorias, reformas e pensões no âmbito dos tribunais de contas, julgue o item a seguir.


Cabe ao TCU apreciar as melhorias em aposentadoria posteriores à sua concessão que não alterem o fundamento legal do ato concessório.  

Alternativas
Ano: 2022 Banca: FGV Órgão: TCE-TO Prova: FGV - 2022 - TCE-TO - Auditor de Controle Externo |
Q1977204 Auditoria Governamental
Ao elaborar sua prestação de contas anual, as entidades da administração pública federal devem atender, entre outros documentos, às normas e princípios dispostos na Instrução Normativa (IN) nº 84, de 22 de abril de 2020, do Tribunal de Contas da União. Um dos princípios desta IN refere-se à conectividade da informação, que se atende quando a prestação de contas apresenta:
Alternativas
Q1972030 Auditoria Governamental
Acerca das NAT – Normas de Auditoria do TCU (Tribunal de Contas da União- Portaria nº 280/2010), que definem os requisitos básicos para assegurar que os auditores independentes sejam íntegros, imparciais, objetivos, competentes, não suscitem qualquer suspeita e sejam dignos de confiança, assinale a alternativa incorreta
Alternativas
Q1966570 Auditoria Governamental

Em relação à fiscalização contábil, financeira, orçamentária e operacional, julgue o item seguinte. 


Compete ao Tribunal de Contas da União acompanhar por meio de auditorias, inspeções e análises a arrecadação da receita a cargo das entidades da administração indireta.

Alternativas
Q1871038 Auditoria Governamental
Ao efetuar auditorias governamentais, o Tribunal de Contas atende aos objetivos listados a seguir, à exceção de um. Assinale-o. 
Alternativas
Q1870231 Auditoria Governamental
Entre as autoridades que detêm competência para solicitar prorrogação de prazos previstos para apresentação de relatórios de gestão, conforme Instrução Normativa TCU n.º 63/2010, estão
Alternativas
Q1866164 Auditoria Governamental
Considerando os princípios básicos de auditoria no âmbito do setor público, julgue o item a seguir. 

É vedado aos servidores de tribunais de contas exercer cargos de gestão em entidades sob a supervisão do tribunal onde esses servidores trabalham, ainda que as entidades não estejam sob fiscalização durante o exercício do cargo.
Alternativas
Q1866162 Auditoria Governamental

Considerando os princípios básicos de auditoria no âmbito do setor público, julgue o item a seguir. 



Os tribunais de contas devem anular decisão tomada pelo Poder Executivo que possa cercear o exercício de suas competências.

Alternativas
Q1865918 Auditoria Governamental
No que diz respeito a fiscalização contábil, financeira e orçamentaria, assinale a opção que indica a parte legítima para, na forma da lei, denunciar irregularidades ou ilegalidades perante o Tribunal de Contas da União.
Alternativas
Q1848254 Auditoria Governamental
Para o Tribunal de Contas da União (TCU), órgão de controle externo para quem a melhoria da governança pública nos municípios, nos Estados e na União, é o grande desafio do Brasil, quais são os mecanismos básicos da Governança Pública, segundo seu Referencial Básico de Governança:
Alternativas
Q1808718 Auditoria Governamental
Quanto a fiscalização contábil, financeira e orçamentária na CRFB, sabe-se que o controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete, dentre outras atividades, apreciar as contas prestadas, anualmente, pelo Presidente da República, mediante parecer prévio que deverá ser elaborado:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: CEPS-UFPA Órgão: UFPA Prova: CEPS-UFPA - 2019 - UFPA - Auditor |
Q1803411 Auditoria Governamental
De acordo com o Manual de Auditoria Operacional do TCU, emitido mediante Portaria SEGECEX nº 4, de 26.02.2010, a auditoria operacional é o exame independente e objetivo da economicidade, eficiência, eficácia e efetividade de organizações, programas e atividades governamentais, com a finalidade de promover o aperfeiçoamento da gestão pública. As auditorias operacionais podem examinar, em um mesmo trabalho, uma ou mais das principais dimensões de análise. Dentre as dimensões de desempenho da auditoria operacional, encontra-se a dimensão da Efetividade. Quanto a essa dimensão, é correto afirmar:
Alternativas
Q1743020 Auditoria Governamental
A contabilidade pública é um ramo da ciência contábil que tem como objeto o patrimônio público, sobre o qual serão fornecidas informações sobre seus atos, fatos e resultados, nos aspectos de natureza física, financeira, orçamentária e econômica, levando em consideração as mutações ocorridas no período. A aplicação de suas leis, normas e procedimentos são obrigatórios para todos os órgãos, entidades e fundos da administração direta e indireta. O órgão público que fiscaliza e verifica o cumprimento dos ditames legais pelos demais entes públicos é:
Alternativas
Q1714334 Auditoria Governamental
Leia as afirmativas a seguir: I. Ressalvada a competência do Tribunal de Contas ou órgão equivalente, a tomada de contas dos agentes responsáveis por bens ou dinheiros públicos será realizada ou superintendida pelos serviços de contabilidade, conforme disposto na Lei Federal nº 4.320, de 17 de março de 1964.
II. A Lei Complementar nº 101/2000 define operação de crédito como a diferença entre o ativo e o passivo de uma entidade. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1699550 Auditoria Governamental
No que se refere a monitoramento, supervisão e controle de qualidade da auditoria governamental, julgue o item subsequente.
A avaliação de uma situação reportada pelo profissional de auditoria governamental desacompanhada de ação corretiva será considerada ineficaz.
Alternativas
Q1683912 Auditoria Governamental
O TCU é responsável pela fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial dos órgãos e entidades públicas do país quanto à:
I. Legalidade.
II. Legitimidade
III. Economicidade.
IV. Uniformidade.
V. Operacionalidade.
Estão CORRETAS apenas:
Alternativas
Q1680389 Auditoria Governamental

No que se refere ao plano de auditoria baseado em risco, julgue o item subsequente.


Somente após a emissão do relatório pelo tribunal de contas é que o auditor deve dar à entidade auditada a oportunidade de comentar sobre os achados, as conclusões e as recomendações da auditoria.

Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: C
4: E
5: E
6: C
7: C
8: B
9: A
10: C
11: E
12: A
13: A
14: D
15: B
16: A
17: B
18: C
19: C
20: E