Questões de Concurso
Sobre demonstrações das mutações do patrimônio líquido - dmpl em contabilidade geral
Foram encontradas 339 questões
I. A Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) evidencia alterações no capital próprio, abrangendo reservas e lucros acumulados.
II. A Demonstração de Fluxo de Caixa substitui integralmente o Balanço Patrimonial, dispensando sua apresentação.
III. A divulgação das Notas Explicativas complementa as demonstrações, esclarecendo critérios e fatos relevantes.
IV.A Demonstração do Valor Adicionado (DVA) é obrigatória para todas as companhias de capital aberto, refletindo a geração e distribuição de riqueza.
Estão CORRETAS as alternativas:
Ainda considerando o disposto na Instrução PREVIC n.º 31/2020, julgue o item subsequente, em relação às demonstrações contábeis da entidade fechada de previdência complementar (EFPC).
A reversão líquida de contingências - gestão previdencial deve ser apresentada como uma dedução na demonstração da mutação do patrimônio social da EFPC.
Julgue o próximo item, a respeito das demonstrações contábeis da entidade fechada de previdência complementar (EFPC), considerando o disposto na Instrução PREVIC n.º 31/2020.
A demonstração da mutação do patrimônio social da EFPC evidencia as movimentações que afetaram os recursos acumulados para fazer frente às obrigações dos planos de benefícios e do plano de gestão administrativa.
Em relação aos aspectos contábeis das sociedades anônimas, julgue o item que se segue, com base nas normas aplicáveis no Brasil.
Considere que um analista tenha acesso a apenas uma demonstração de certa empresa e deseje conhecer o percentual do resultado do exercício que foi distribuído como dividendos no mesmo período. Nesse caso, o analista poderá consultar tal informação na demonstração das mutações do patrimônio líquido.
Avalie as afirmações a seguir:
I. O Balanço Patrimonial (BP) apresenta a estrutura financeira da empresa ao longo de um período de tempo, ou seja, os valores dos ativos, passivos e patrimônio líquido.
II. A Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) apresenta as alterações no patrimônio líquido da empresa ao longo do período, incluindo o lucro acumulado, dividendos pagos e aportes de capital.
III. O Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) mostra a performance financeira da empresa em um instante no tempo, detalhando receitas, custos, despesas e seu lucro ou prejuízo.
Está correto o que se afirma em:

Analisando as informações da DMPL e da DOAR acima, bem como seus impactos no balanço patrimonial da empresa, assinale qual das seguintes afirmativas está correta sobre as demonstrações contábeis e seus efeitos.

Considerando exclusivamente tais informações, o total do resultado abrangente do período é:
A demonstração contábil mais indicada para essa análise é
Em relação às demonstrações contábeis, julgue o item seguinte.
A demonstração das mutações do patrimônio líquido (DMPL) apresenta as alterações no patrimônio líquido, incluindo lucro ou prejuízo do exercício, constituição ou reversão de reservas, ajustes de exercícios anteriores e distribuição de dividendos.
Em relação ao resultado apresentado na Demonstração do Resultado do Exercício e no patrimônio total, na Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, pode-se afirmar que a compensação traz o seguinte efeito:
A Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) substitui integralmente a Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA), desde que inclua em seu conteúdo os descritores relativos às contas da DLPA.
A Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP) evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício. Com base na DVP a seguir, a qual está apresentada de forma incompleta, e as informações adicionais apresentadas, assinale a alternativa correta.
Informações adicionais:
A demonstração do resultado do exercício deve apresentar o conjunto de todas as mutações do patrimônio líquido que não constituam transações entre a entidade e os seus sócios na qualidade de proprietários da entidade.