Questões de Concurso
Comentadas sobre conceitos, objeto, abrangência e campo de aplicação em contabilidade pública
Foram encontradas 65 questões
Para evitar essa confusão, associe corretamente o termo (coluna 1) à característica (coluna 2).
Assinale a sequência correta, de cima para baixo.
I. Concernente aos diferentes aspectos da contabilidade aplicada ao setor público (CASP), é certo classificá-los em orçamentário, patrimonial e fiscal, de modo a interpretar corretamente as informações contábeis.
II. O aspecto patrimonial compreende a apuração e evidenciação, por meio da contabilidade, dos indicadores estabelecidos pela LRF, dentre os quais se destacam os da despesa com pessoal, das operações de crédito e da dívida consolidada, além da apuração da disponibilidade de caixa, do resultado primário e do resultado nominal, a fim de verificar-se o equilíbrio das contas públicas.
III. O Relatório de Gestão Fiscal (RGF) e o Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) representam os principais instrumentos para evidenciar esse aspecto e são partes essenciais integrantes do aspecto orçamentário, conforme orienta o Manual de contabilidade aplicada ao setor público.
Marque a alternativa CORRETA:
Como o valor é relevante, o auditor apontou em seu relatório que:
No que concerne à contabilidade aplicada ao setor público, julgue o item a seguir.
Reputa-se à contabilidade, essencial para o processo de
tomada de decisão, a competência para apurar os custos dos
serviços com o propósito de evidenciar os resultados da
gestão.
( ) A execução orçamentária e a financeira ocorrem concomitantemente por estarem atreladas uma a outra. Havendo orçamento e não existindo o financeiro, não poderá ocorrer a despesa. Por outro lado, pode haver recurso financeiro, mas não se poderá gastá-lo, se não houver a disponibilidade orçamentária.
( ) Pode-se definir execução orçamentária como sendo a utilização dos créditos consignados no Orçamento.
( ) Entende-se como execução financeira a utilização de recursos financeiros, visando atender à realização dos projetos e/ou atividades atribuídas às Unidades Orçamentárias pelo Orçamento.
( ) Todo o processo orçamentário tem sua obrigatoriedade estabelecida na Constituição Federal, que determina a necessidade do planejamento das ações de governo.
A sequência está correta em
A respeito da Contabilidade Aplicada ao Setor Público é correto afirmar que seu objeto é o (a)
Dadas as afirmativas sobre Contabilidade Pública,
I. O objeto da Contabilidade Aplicada ao Setor Público é o patrimônio público.
II. O regime contábil patrimonial é das variações quantitativas no Patrimônio Liquido, independentes ou resultantes da execução orçamentária.
III. As Empresas de Economia Mista que são dependentes podem aplicar integralmente as NBC TSP Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público verifica-se que está/ão correta/s
Julgue o próximo item com base na NBC TSP Estrutura Conceitual, de 2016.
A propriedade legal é um indicador capaz de revelar de
forma conclusiva se a entidade auditada detém o controle de
determinado recurso.
Julgue o próximo item com base na NBC TSP Estrutura Conceitual, de 2016.
O valor em uso é o valor presente do montante que uma
entidade pode obter com a operação de seus ativos somado
ao valor presente do montante líquido que ela estima receber
pela venda desses ativos ao final da sua vida útil.
O texto se refere:
I.O Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal conterá conjunto de metas e de compromissos pactuados entre a União e cada Estado, o Distrito Federal ou cada Município, com o objetivo de promover o equilíbrio fiscal e a melhoria das respectivas capacidades de pagamento.
II.O Plano de Recuperação Fiscal será formado por leis ou atos normativos do Estado que desejar aderir ao Regime de Recuperação Fiscal, por diagnóstico em que se reconhece a situação de desequilíbrio financeiro, por metas e compromissos e pelo detalhamento das medidas de ajuste, com os impactos esperados e os prazos para a sua adoção.
III.O Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal terá vigência infindável, requisitos adicionais de adesão por Estado, pelo Distrito Federal ou por Município e demais condições definidas em regulamento.
É CORRETO o que se afirma em:
Acerca de orçamento e contabilidade pública, julgue o item.
A taxa interna de retorno (TIR) é uma ferramenta de avaliação de investimentos. Nesse sentido, se a TIR de um projeto for inferior à taxa de juros vigente no mercado, ter-se-á um indicativo de que o projeto é viável.