Questões de Concurso Comentadas sobre direitos civis, políticos e sociais em sociologia

Foram encontradas 67 questões

Q3027778 Sociologia

No que diz respeito às noções de cidadania e de relações públicas, julgue o item a seguir.


A cidadania representa a expressão máxima do direito, pressupondo que os cidadãos são dotados de direitos civis, políticos e sociais, sem quaisquer deveres que lhes sejam impostos.

Alternativas
Q2564119 Sociologia
É considerada uma política de Estado 
Alternativas
Q2501925 Sociologia
Segundo Saviani, “Educação e Política são práticas distintas, porém inseparáveis e com íntima relação.” Nesse sentido, sobre suas onze teses é correto afirmar que 
Alternativas
Q2501924 Sociologia
De acordo com a teoria da ação dialógica e suas características, é correto afirmar que a
Alternativas
Q2321495 Sociologia
A cidadania civil é compreendida como o conjunto de direitos concernentes ao conforto de cada cidadão, no que tange à sua vida econômica e social, ou seja, do seu bem-estar social. 
Alternativas
Q2248796 Sociologia
Um movimento social existe quando um grupo de indivíduos está envolvido em um esforço organizado para mudar ou para manter alguns dos elementos da sociedade. A partir dessa idéia, julgue o item subseqüente.
O movimento feminista, o movimento dos sem-terra, o movimento negro e o movimento antiglobalização são movimentos sociais.

Alternativas
Q2247448 Sociologia
A crise humanitária que recentemente atingiu a comunidade Yanomami colocou os direitos indígenas e os serviços públicos prestados a eles no centro do debate nacional.
Assinale a afirmativa correta a respeito da construção da cidadania indígena no Brasil, a partir do paradigma constitucional de 1988.
Alternativas
Q2247443 Sociologia
Para assegurar objetividade e precisão na pesquisa dos fenômenos sociais, os sociólogos utilizam-se de uma série de técnicas de aferição e de análise de dados.
A esse respeito, relacione os métodos de investigação listados a seguir com suas respectivas caracterizações.
1. Método experimental. 2. Método estatístico. 3. Método comparativo.
( ) Consiste essencialmente em submeter os objetos de estudo à influência de certas variáveis, em condições controladas e conhecidas pelo investigado. ( ) Procede pela investigação de indivíduos, classes, fenômenos ou fatos, com vistas a ressaltar as diferenças e similaridades entre eles. ( ) Fundamenta-se na aplicação da teoria da probabilidade e possibilita determinar, em termos numéricos, a margem de erro ou acerto de um valor obtido.
Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada.
Alternativas
Q2247428 Sociologia
Em suas teorias sobre a mobilização política, Charles Tilly elaborou a noção de “repertório de ações coletivas” para indicar tipos de ações utilizadas por movimentos sociais, diferentemente de outros modos de agência política.
As opções a seguir exemplificam corretamente o repertório dos movimentos sociais, à exceção de uma. Assinale-a. 
Alternativas
Q2171607 Sociologia
Para Salvador (2007), no tocante à questão previdenciária, as alterações realizadas pela Constituição de 1988, embora tenham mantido a lógica do seguro previdenciário, representaram verdadeira reforma da previdência, no sentido de sua ampliação e generalização para um número maior de trabalhadores/as. Sobre a temática, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2064653 Sociologia
Atente para o que se diz a seguir sobre ética e cidadania: “Se a humanidade pode ser reconhecida na ação de cada ser humano, tanto no gesto grandioso, generoso, quanto no ato degradante, aviltante, o grande desafio é construir o humano na medida dos princípios éticos: o respeito, a justiça, a solidariedade. O horizonte da ética é a dignidade humana, a afirmação dos direitos de cada homem ou mulher, a possibilidade de sua participação na construção de uma história em que identidade e alteridade, diferença e igualdade se estabeleçam e se afirmem a cada momento. É esta a verdadeira significação da cidadania”.
RIOS, Terezinha Azerêdo. Ética e cidadania. Disponível em https://www.ufmg.br/proex/cpinfo/educacao/docs/02f.pdf.
Considerando a narrativa sobre ética e cidadania, avalie as afirmações a seguir.
I. Ética é um padrão normatizador da conduta dos indivíduos na sociedade, revelador do caráter pessoal de quem a detém, e se estabelece conforme as regras e interesses impostos pelos valores das classes sociais dominantes.
II. Ética está relacionada a valores e tem como horizonte os direitos e existência humana fundada no respeito, no reconhecimento mútuo e na igualdade de participação digna de cada pessoa na sociedade.
III. Ética vislumbra em seu espectro mais amplo a firmação dos direitos e da dignidade da pessoa independentemente de seu lugar na hierarquia das posições sociais. Neste sentido, ética e cidadania são complementares sendo uma a condição de existência da outra.
É correto o que se afirma em
Alternativas
Q2053156 Sociologia
A opinião pública pode ser considerada como um fenômeno social coletivo, simultaneamente criador e modificador poderoso do comportamento social. Em especial, a esfera pública, espaço simbólico de comunicação social entre a sociedade e o Estado, desempenha um papel central para a constituição da opinião pública (Habermas, 2014).
A partir das colocações do texto base e de estudos sobre a opinião na esfera pública e sua relevância para a Sociologia do Direito, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2051374 Sociologia
"Direito fundamental de todos, perpassa o desenvolvimento humano por meio do ensino e da aprendizagem, visando a desenvolver e a potencializar a capacidade intelectual do indivíduo." Este é o conceito de:  
Alternativas
Q2017915 Sociologia
Com relação a noções de cidadania, julgue os itens a seguir.
I Cidadania abrange o direito de ter uma ideia e poder expressá-la, nos limites da lei.
II Cidadania abrange o direito de votar em quem quiser, sem constrangimento.
III Cidadania inclui o direito de processar um médico que age com negligência.
IV Cidadania inclui o direito de praticar uma religião sem ser perseguido.

Assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2004639 Sociologia
Leia o excerto a seguir
A cidadania é considerada como o conjunto de direitos e deveres exercidos por um indivíduo que vive em sociedade, no que se refere ao seu poder e grau de intervenção no usufruto de seus espaços e na sua posição em poder nele intervir e transformá-lo.
(PENA, Rodolfo F. Alves. "O que é cidadania?"; Brasil Escola. Disponível em:<https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-cidadania.htm> . Acesso em: 29 dez. 2020).
Conforme Tomazi é correto afirmar:
Alternativas
Q1859620 Sociologia
Considerando as relações entre ética, democracia e exercício da cidadania, assinale a opção correta.
Alternativas
Q1833453 Sociologia

Conforme Janoski, cidadania é a pertença passiva e ativa de indivíduos em um Estado-nação, com certos direitos e obrigações universais em um específico nível de igualdade.


Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item, relativos à cidadania.


Um dos direitos mais valiosos do homem é a sua liberdade de expressar opiniões, compartilhar pensamentos e se comunicar com a sociedade. 

Alternativas
Q1833452 Sociologia

Conforme Janoski, cidadania é a pertença passiva e ativa de indivíduos em um Estado-nação, com certos direitos e obrigações universais em um específico nível de igualdade.


Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item, relativos à cidadania.


Todo homem é tido como culpado até o momento em que seja declarado inocente.

Alternativas
Q1790571 Sociologia
Os direitos humanos são as proteções e liberdades básicas que cabem a cada um e cada uma de nós. Fundamentam- -se nos princípios de dignidade, de igualdade e de respeito mútuo – independentemente da idade, da nacionalidade, do gênero, da raça, das crenças e das orientações pessoais. Ter direitos significa ser tratado de forma justa e tratar os demais da mesma forma, e dispor da capacidade de fazer escolhas com relação à própria vida. Esses direitos humanos básicos são universais – eles pertencem a cada um e cada uma de nós: pertencem a todas as pessoas no mundo. Eles são inalienáveis – não podem ser retirados. São também indivisíveis e interdependentes – têm a mesma importância e são inter-relacionados”. (Anistia Internacional. Introdução aos direitos humanos, p. 4. Disponível em: https://anistia.org.br/wp-content/uploads/2018/03 /poder-e-responsabilidade-w4r2017.pdf)
Tendo por base o texto, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1790568 Sociologia
“A banalização do conceito exclusão/inclusão social vem, em primeiro plano, de seu uso como substituto dos conceitos de opressão, dominação, exploração, subordinação entre outros tantos que derivam do exame crítico da luta de classes da sociedade capitalista, como mera modernização da definição de pobre, carente, necessitado, oprimido. A relação entre exclusão/inclusão identifica a iniquidade da desigualdade. Confrontar a exclusão na sua relação com a inclusão é colocar a análise no patamar ético-político, como questão de justiça social, possibilitando a descoberta de novas identidades e dinâmicas sociais”. (Spozati, Aldaiza. A fluidez da inclusão/exclusão social. Ciência e Cultura. vol. 58, n° 4 São Paulo, Oct./Dec. 2006) Desse modo, a partir das colocações do texto, é correto afirmar que
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: B
4: C
5: E
6: C
7: C
8: D
9: D
10: D
11: A
12: D
13: C
14: E
15: B
16: D
17: C
18: E
19: B
20: E